A Cohapar e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta sexta-feira (23) contratos com 32 famílias de pequenos agricultores de Marumbi e Jandaia do Sul, na região Norte. As casas fazem parte do programa Morar Bem Paraná Rural, do Governo do Estado, e serão executadas com recursos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal. O investimento será de R$ 800 mil. São 12 unidades em Marumbi e 20 em Jandaia do Sul.
“O governador Beto Richa sempre teve a preocupação de melhorar a qualidade de vida de quem é responsável pela produção agrícola do nosso Estado. Temos certeza de que a casa própria é o princípio do resgate social de uma família”, disse o gerente regional da Cohapar de Apucarana, Moisés de Andrade.
Participaram da assinatura os prefeitos Adhemar Francisco Rejani, de Marumbi, e José Rodrigues Borba, de Jandaia do Sul, além dos chefes de núcleo da Emater, Geraldo Sincero, e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Claudomiro Rodrigues da Silva.
EXPECTATIVA – Um dos beneficiados pelas casas, José Munhoz Avalos, de 78 anos, mora em um pequeno sítio na cidade de Marumbi, onde produz café e cana. “A nossa casinha é de madeira e está velha demais. Estamos muito felizes, porque poderemos continuar no sítio com melhores condições. Vamos contar os dias para a casa ficar pronta”.
Osvaldo da Silva e Neide Evangelista de Brito trabalham com produção de uva e moram de favor em uma pequena casa em Jandaia do Sul. Para eles, o sonho começa a se tornar realidade. “Não vemos a hora de ter uma casa boa, de alvenaria e com condições de criar nossos filhos. A gente não teria condições de juntar dinheiro para construir por conta própria”, disse Osvaldo.
O PROGRAMA – O Morar Bem Paraná Rural atenderá, nos próximos quatro anos, 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. É uma parceria entre a Cohapar, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Emater, Caixa Econômica Federal e cooperativas de agricultores.
Os recursos, provenientes do governo federal, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O Governo do Estado também pode entrar com subsídio para complementar a mão de obra.
Fonte: www.aen.pr.gov.br