sexta-feira, 11 de maio de 2012

Já começou a 17ª Festa do Milho em Mauá da Serra


17ª Festa do Milho e 20º aniversário de emancipação política e administrativa de Mauá da Serra. Como sempre o evento trás artistas consagrados nacionalmente e, este ano, as atrações principais são os cantores sertanejos Gino & Geno, que se apresentam na noite do sábado, dia 12 de maio. A festa será iniciada, na sexta-feira, dia 11, com show do Grupo Tchê Garotos. O evento será encerrado, no domingo, dia 13, com a apresentação da dupla Roberta & Santiago.

Além dos shows, haverá parque de diversões, exposição de maquinários agrícolas, barracas com comidas feitas à base de milho, concurso da Rainha da Festa, entre outras atrações.

O Prefeito Hermes Wicthoff Convidada a toda Cidade e a Região.

Dupla de Apucarana vence o Enduro da Sobrevivência


Os pilotos apucaranenses Romeu Eurich e Fernando Fortuna estão rindo a toa, pois eles venceram a prova na categoria master da 25ª edição do Enduro da Sobrevivência de Duplas. A competição teve a duração de dois dias e foi realizada na Serra do Cadeado, passando também pelos municípios de Tamarana, Mauá da Serra e Ortigueira.

Segundo Romeu, que faz parte do Apucarana MotoAção (AMA), o Enduro da Sobrevivência teve um percurso de 260 quilômetros, numa competição que reuniu 92 pilotos de todo o Estado.

Depois de 10h30 de competição, Romeu e Fernando conseguiram subir no lugar mais alto do pódio na categoria master.
Os segundos colocados foram Péricles Dutra e Elias Folly, de Londrina. Nagibe Eltake e Wesley Marques, de Mandaguari, ficaram em terceiro lugar, seguidos por Alysson Marques e Hélio Pinto, também de Mandaguari. Os maringaenses Ronaldo Sardagna e Carlos Farol conquistaram a quinta colocação.

“A prova foi difícil, exigiu muito dos pilotos, mas conseguimos chegar bem”, destacou Romeu, que pela terceira vez venceu o Enduro da Sobrevivência. Ele havia sido campeão em 2003 e 2009.

Para participar da prova, os apucaranenses contaram com o apoio de Juliano Sapatini, Adnilson Ribeiro e Adão Maciel, mais o patrocínio da Apucarana Moto Peças, Lavanderia Made In Japan, Bom Papel e Vivapel.

O enduro também foi desenvolvido pelas categorias sênior e júnior. Na primeira categoria os campeões foram os rolandenses Ronaldo Agnoleto e José Vani.

Os pilotos Frederico e José Arimatéia, de Foz do Iguaçu, ficaram em primeiro lugar na categoria júnior. Ainda nesta categoria os apucaranenses João Mineo e João Pedro Kleb conquistaram a quarta colocação.

Fonte: www.tnonline.com.br

Homem é morto com tiros na cabeça em Mauá da Serra

O corpo de Adão Batista de Andrade, 32 anos, foi encaminhado ao IML de Apucarana.

A Polícia Militar (PM) confirmou hoje (11) que um homem com sinais de lesões na cabeça foi encontrado morto em terreno baldio na cidade de Mauá da Serra.

Conforme o auxiliar de necropsia José Jerônimo dos Santos, do Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana, a vítima foi identificada como Adão Batista de Andrade, 32 anos. "Ele apresentava ferimentos na cabeça provavelmente provocados por projéteis de arma de fogo", afirmou Jerônimo.

Uma pessoa que passava próximo de onde o corpo de Andrade foi desovado avisou a polícia sobre o achado macabro.

Investigadores relataram que a vítima residia na vila rural de Mauá da Serra, mas os policiais não detalharam o que teria motivado o homicídio.

Um inquérito já foi instaurado pela Polícia Civil para para apurar a autoria do assassinato.

Fonte: www.tnonline.com.br

II Prova Rústica Cidade Acolhedora se consolida em São Pedro do Ivaí

A exemplo do que aconteceu no ano passado, quando teve até a presença do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, celebridade nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, a segunda edição da “Prova Rústica da Cidade Acolhedora” fez o maior sucesso em São Pedro do Ivaí, ajudando a consolidar o município nesta modalidade esportiva.

 “O evento foi dos mais prestigiados, em todas as categorias, o que nos faz acreditar que tem tudo para se tornar uma tradição em nosso município”, afirma o diretor de Esportes, Adenilson Gregório. Ele lembra o apoio recebido da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). 

A classificação geral da corrida, realizada na semana passada como parte da programação do Dia do Trabalho, foi a seguinte: na categoria mirim (até dez anos, percurso de 200 metros), feminino, 1° Vitória Tomé, 2° Emili Viana Zulian e 3° Maria Eduarda Lacerda. No masculino, 1° Renan César Pereira de Souza, 2° João Pedro Marques Tavares e 3° Gabriel Guilhen. 

Na categoria 11 a 15 anos (mil metros), feminino, 1° Nathalia Fernanda Martins da Silva, 2°Heloisa Almeida e 3° Jenifher Nayara dos Santos. No masculino, 1°Igor Aguiar Souza, 2°Kauan Jenenes e 3°Lucas Andrade Freitas da Silva. Na categoria livre, feminino, 1°Kamilly Izalberte Pereira e 2°Vanessa Belasco. No masculino, 1° Anderson Silva, 2° Valdecir Padilha e 3° Ângelo Almeida. Houve troféus, medalhas e premiação em dinheiro para os melhores colocados.

“Queremos destacar o empenho dos organizadores e agradecer a presença de todos os competidores e também dos patrocinadores, que ajudaram a fazer da segunda Prova Rústica uma festa tão bonita do esporte em nosso município”, afirma a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri.

Fonte: www.tnonline.com.br

Jandaia do Sul e Cambira sediam os Jogos Escolares do Paraná

Os municípios de Jandaia do Sul e Cambira serão sedes dos 59º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), fase regional de 2012. O congresso técnico foi realizado nesta quarta-feira na sede do Departamento de Educação de Jandaia do Sul, e cinquenta e sete escolas de dezesseis municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Apucarana confirmaram as participações.

Os jogos vão acontecer entre os dias 18 a 24 de maio e o município de Jandaia do Sul ficou com as modalidades de futsal, handebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo. A cidade de Cambira será sede do voleibol e basquetebol.

A abertura da fase regional dos JEP´s será realizada no dia 18 de maio às 19h30 no Ginásio Municipal de Esportes Professor Osmar Panicio, em Jandaia do Sul.

Em 2010 os jogos foram realizados em Jandaia do Sul com muito sucesso e por isso a cidade volta novamente a sediar a competição em 2012.

Desde já a Prefeitura, Departamento de Esportes, Departamento da Educação, Provopar Municipal e APMI convidam a todos para prestigiarem a abertura.

Os JEP´s serão disputados pelas classes “A” e “B”, pelos naipes masculino e feminino.

Os campeões da fase regional vão participar da etapa macrorregional, que será desenvolvida de 5 a 10 de junho em Ivaiporã. Já a fase final da competição está marcada para os municípios de Francisco Beltrão (Sudoeste do Estado) e Toledo (Oeste). Beltrão sedia os jogos pela classe “B” de 22 a 30 de junho, enquanto Toledo promove o evento pela classe “A” de 17 a 25 de agosto.

Os JEP`s são uma promoção do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Esporte e Núcleo Regional da Educação de Apucarana.

Fonte: www.tnonline.com.br

Detento morre após ter pneumonia em Apucarana

O Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana confirmou nesta sexta-feira (11) que o detento Claudinei de Souza, de 31 anos, morreu em decorrência de pneumonia.O corpo foi velado na Capela Mortuária e o sepultamento aconteceu hoje, às 10 horas, no Cemitério Portal do Céu.

De acordo com a equipe da guarda do minipresídio local, Claudinei estava preso pelo crime de roubo desde outubro de 2011.

"Todos o detentos do Centro de Carceragem Temporária (Cecat) de Apucarana recebem atendimento médico e odontológico necessário. No caso deste rapaz, o falecimento foi uma fatalidade", afirmou o delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Valdir Abrahão da Silva.

Superlotação - O minipresídio foi inaugurado em junho de 1991 e tem capacidade para receber 120 detentos, mas hoje cerca de 300 pessoas estão encarceradas no local. 

Fonte: www.tnonline.com.br

Apucarana lança II Semana de Combate à Violência e à Exploração Sexual

Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para lembrar a data, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, através de seu Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS – Casa da Gente), lançou, na manhã de hoje (10/05), a II Semana Municipal de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De 14 a 18 de maio, diversas atividades, que visam conscientizar a população, serão desenvolvidas.

O ponto alto da programação será na sexta-feira (18), às 9h30, na Praça Rui Barbosa, quando será promovido o ato público “Basta de Violência”. De acordo a psicóloga do CREAS, Ruth Tainá Piveta, um grande apitaço, seguido da soltura de balões brancos, pretende chamar a atenção dos transeuntes para a discussão do problema e das maneiras de enfrentá-lo. “Nenhuma forma de violência é aceitável e nossa presença na praça é justamente para reafirmar que, enquanto cidadãos, nós não permitimos maus tratos às nossas crianças”, disse ela.

Presente no evento de hoje, o Promotor Público da Vara da Infância e Adolescência de Apucarana, Dr. Gustavo Marcel Fernandes Marinho, afirmou que, apesar de ser um tema desgastante, ele deve ser debatido, pois a crueldade contra menores está presente no município. Segundo dados do Conselho Tutelar de Apucarana, pelo menos um caso de violência sexual infantil é atendido pelo órgão a cada semana. “Esse é um tema que as pessoas, às vezes, preferem evitar, até porque não sabem como lidar com ele. Mas não podemos acreditar que a violência infanto-juvenil seja apenas um problema de nível nacional. Ela está presente na nossa cidade também. Nós acompanhamos, no cotidiano do nosso trabalho, casos horríveis. Cabe a todos nós enfrentarmos essa realidade”, convocou.

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Assistência Social, busca estabelecer políticas públicas contínuas de prevenção e combate à violência infanto-juvenil. No entanto, para que sejam eficazes, é preciso o envolvimento de toda a sociedade. “Esse é o tipo de crime que não é cometido nas ruas, mas sim dentro das casas. Então, temos que nos unir para levar essa campanha para dentro dos lares, fazer com que as famílias conscientizem-se e tenham coragem de denunciar os agressores. Não bastam políticas públicas se não houver o abraço de todos”, reiterou o chefe do executivo municipal.

A atual campanha conta com o apoio e colaboração de vários setores, como a Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão da Mulher Advogada, Serviço Social do Comércio (SESC), Comando Anderson de Defesa do Cidadão (Commander), Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (IAMA), Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Autarquia Municipal de Educação (AME) e Conselho Tutelar.

Programação – Além do ato público “Basta de Violência”, a II Semana Municipal de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contemplará:

- 16 de maio, às 19 horas, na OAB-Apucarana:

Mesa Redonda “Visão multiprofissional da violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes – aspectos jurídicos, garantia de direitos e questões psicossociais”.

- 17 de maio, às 19h30, no Cine Teatro Fênix:

Teatro “Escutar é diferente de ouvir”, gratuito e aberto a toda a comunidade.

O objetivo é prevenir e discutir a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes com todos os públicos.

- Durante toda a semana, nas escolas da rede municipal de ensino:

Teatro “Chapeuzinho Cor de Rosa”.

A meta é, de forma descontraída, orientar e ensinar às crianças como se defender da violência.

Fonte: www.tnonline.com.br

Presentes devem ser trocados caso apresentem defeitos

A celebração do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante do comércio varejista, apresenta um significativo aumento no volume de vendas de roupas, calçados, eletrodomésticos, entre outros presentes. E é nesta data que também ocorre uma movimentação de pessoas para a troca de produtos. Mas, conforme o Código de Defesa do Consumidor, nem tudo pode ser trocado.

O coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, lembra que quando o problema for o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou, o fornecedor não é obrigado trocar o produto, a não ser que a loja tenha se comprometido a fazê-lo no momento da compra. “Este compromisso deve constar por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal, em um cartaz da loja ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido e quais as condições para se obter a troca, especialmente quanto ao prazo”, explica o coordenador.

Quando a questão está relacionada a vício do produto, o Código de Defesa do Consumidor dá aos consumidores um prazo para reclamar junto ao fornecedor: até 90 dias para produtos duráveis e até 30 dias para produtos não duráveis. “A partir da data da reclamação, que deve ser comprovada pelo consumidor e por isso é importante que seja feita por escrito, o fornecedor terá até 30 dias para solucionar o problema”, completa o advogado.

No caso de produtos essenciais, o fornecedor terá de solucionar o problema imediatamente, ou seja, não terá os citados 30 dias de prazo. “Fogão é um exemplo de produto essencial e em caso de defeito deve ser trocado imediatamente pela loja que o vendeu e não pelo fabricante”, ressalta o coordenador do Procon Apucarana.

Mais informações 3424-1300.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

UTFPR/AP profere palestra no Projeto Profissões

A Secretaria Especial de Ensino Superior de Apucarana promoveu nesta quinta-feira (10/05) junto aos estudantes do Cursinho Municipal Pré-vestibular Gratuito, mais uma etapa do Projeto Profissões. A palestra da noite foi ministrada por profissionais do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Foi uma abordagem que prendeu bastante a atenção, com explanação detalhada sobre os cursos ofertados pela instituição, bem como as potencialidades de mercado profissional nas diversas áreas de abrangência”, conta professor Cláudio Silva, secretário da pasta.

O Projeto Profissões é uma das atividades desenvolvidas pela Secretaria Especial de Ensino Superior de Apucarana (SEESA). Como metodologia, utiliza-se de micropalestras de 15 minutos aproximadamente. Nestes momentos as instituições de ensino superior públicas e privadas da cidade apresentam aos pré-vestibulandos as múltiplas opções profissionais existentes no mercado, inicialmente a partir do conhecimento dos cursos superiores ofertados em Apucarana. 

Nesta primeira etapa piloto, a iniciativa estará voltada exclusivamente aos 250 alunos do cursinho pré-vestibular gratuito. Além dos esclarecimentos de ordem curricular e de mercado profissional, são prestados esclarecimentos sobre temas correlatos ao ensino superior, como acesso a bolsas de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As micros-palestras são realizadas no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Apucarana, localizado na Praça Rui Barbosa, nº 12, em frente ao Banco do Brasil. Mais informações 3425-1603.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Vereadora catarinense conhece Educação Integral de Apucarana

A vereadora de Criciúma, Thatianne Ferro Teixeira (PSD), esteve em Apucarana nesta quinta-feira (10/05) para conhecer de perto o funcionamento do Programa de Educação Integral. Iniciado em 2001 e atualmente referenciado como modelo para o país pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa apucaranense abrange todas as 37 escolas atendendo a cerca de 8,5 mil alunos. A agenda da visitante teve início logo cedo onde foi recepcionada na prefeitura pela diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Suzimara Carvalho da Cruz Oláh de Almeida Lima. 

Segundo a legisladora, a meta da visita foi a de reunir o maior número de informações possíveis para adaptar a experiência da Educação Integral em seu município. “Viemos para conhecer o modelo aplicado e levar para Criciúma”, destacou Tati Teixeira, que é professora formada e pós-graduada. “Achei muito legal o entusiasmo dos profissionais, pude perceber o envolvimento de todos. Voltaremos com várias ideias para Criciúma”, declarou. Ela elogiou ainda a “criatividade”, a “diversificada alimentação escolar” e os “projetos de acessibilidade” que viu nas escolas e na cidade, como o Quarteirão dos Sentidos.

Além de conhecer “in loco” o funcionamento das escolas de Apucarana, a visitante recebeu da equipe técnico-pedagógica da AME orientações dos princípios legais e resultados do programa no município.

Roteiro – Ainda na parte da manhã, a vereadora Tati Teixeira aproveitou a viagem para conhecer a Escola da Gestante, que também desde 2001 presta atendimento especializado no sentido de reduzir a mortalidade materno-infantil no município, e também esteve na Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro. Na parte da tarde, reiniciou as visitas com passagem na Escola Municipal Professor Idalice Moreira Prates, na sequência conheceu os trabalhos no CMEI Sonhos de Criança e da Escola Municipal Professor Alcides Ramos. Antes de retornar ao gabinete municipal para um balanço oficial da visita, a vereadora catarinense conheceu o Parque Eco-religioso da Redenção, que retrata a via sacra de Jesus através de um circuito composto por 96 esculturas bíblicas gigantes edificadas em concreto.

11 anos – Apucarana é reconhecida até no exterior pelo pioneirismo na implantação do Programa de Educação Integral. Já em fevereiro de 2001, sem um modelo já pronto para ser seguido, a prefeitura chamou a atenção do país pela amplitude do projeto, gradativamente levando o programa a todas as instituições. Ao longo desses 11 anos, inúmeras comitivas do Brasil e de outros países visitaram a cidade para conhecer de perto o trabalho. Através da assinatura do “Pacto pela Educação”, Apucarana passou a ser conhecida como Cidade-Educação e é citada como referência pelo próprio Ministério da Educação (MEC). 

Como funciona - O ensino integral de Apucarana oferece ensino de qualidade no turno regular, a partir das 7h30, e atividades extracurriculares à tarde, até as 16h30. A educação é passada os alunos de forma completa através de professores capacitados periodicamente, material didático e três refeições diárias. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Prorrogado inscrição ao Casamento Comunitário em Apucarana


A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Governo do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, realizam de 1º a 3 de junho, em Apucarana, uma etapa do programa ‘Paraná em Ação”. A meta é de promover a cidadania e a inclusão social. Uma atividade de destaque da etapa apucaranense será a realização de um casamento comunitário. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que o cadastramento para esta atividade foi prorrogado até esta segunda-feira (14/05). Os casais interessados devem comparecer a um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados pelo Município. 

No Paraná em Ação será possível fazer ainda documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho; obter orientações jurídicas, fazer exames e avaliações médicas, e expedição de ofícios aos cartórios de registros civil da comarca para obtenção de 2ª via de certidão de casamento e nascimento. Também haverá apresentações culturais e atividades de recreação. 

Mais informações sobre a documentação necessária para usufruir dos serviços podem ser obtidas pelo telefone (43) 3425-1511. Onde ficam os CRAS: - CRAS 1 – Av. Central do Paraná, 797. Jardim Ponta Grossa. Fone: (43) 3426.7355; CRAS 2 – Av. Aviação, 1719. Vila Nova. Fone: (43) 3424.8348; CRAS 3 - Rua Apucarana, 98. Vila Reis. Fone: (43) 3456.1569; CRAS 4 - Rua Jardinópolis, 270. Vila Regina. Fone: (43) 3424-1470.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Acontece pelo quarto ano consecutivo o Círculo de Palestras de Motivação para servidores municipais de Apucarana

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Apucarana realiza junto aos servidores o programa “Círculo de Palestras de Motivação”. Direcionado aos funcionários da administração direta e autarquias municipais, o projeto teve início em 2009 e, no decorrer do tempo, vem atendendo gradativamente a todos os setores. Nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/05), nova rodada de encontros está acontecendo. O tema da vez é “acolhimento”. 

O conteúdo das atividades é ministrado pelo psicólogo Henrique Benevenuto de Souza, Supervisor Geral de Atendimento Psicossocial da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Valorização do Servidor de Apucarana (Pró-Servidor), onde o governo municipal tem proposto ações de capacitação aos funcionários, melhoria das condições de trabalho e instituição de ações orientadas para qualidade de vida.

Dentre os objetivos do Círculo de Palestras de Motivação estão o de fazer com que cada servidor possa “conhecer-se melhor; assumir responsabilidade por seus atos; conscientizar-se das influências do passado e libertar-se; fortalecer-se interiormente pelo cultivo da auto-imagem positiva; resgatar o potencial de pessoa vencedora; viabilizar a qualidade de vida; otimizar as relações humanas na busca de soluções para conflitos; produzir com qualidade e valorizar as relações humanas como fator de crescimento pessoal e grupal”. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Apucarana autoriza obra de ligação entre bairros

Dentro de 120 dias, a população do Jardim Ponta Grossa e bairros adjacentes vão contar com uma nova e mais prática opção de acesso viário ao centro de Apucarana, via Avenida Itararé. Em solenidade realiza na noite de quarta-feira (09/05), o Chefe do Executivo Municipal assinou ordem de serviço autorizando obra de pavimentação em trecho de ligação entre o Jardim Apucarana e o Jardim Ponta Grossa (via Avenida Itararé). 

Com recursos próprios, o investimento será de R$141,9 mil, com a execução da empreiteira Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda., vencedora da licitação. O projeto de ligação contempla ainda galeria pluvial e a devida urbanização do trecho. As obras vão ser fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público. 

Realizações da Prefeitura nesta região da cidade


- Recape, ciclovia e calçada na Avenida Central do Paraná. Investimento: R$ 880 mil.

- Construção do Centro da Juventude, um amplo e moderno espaço que recebe investimento de R$ 2,7 milhões.

- Conclusão das obras de pavimentação no Jardim Planalto. Investimento: R$ 716 mil.

- Construção da UBS do Jardim América, a maior de Apucarana. Investimento: R$ 481 mil.

- Construção da UBS do Vale Verde, cujas obras estão em andamento. Investimento: R$ 233 mil.

- Reforma e ampliação da UBS do Marcos Freire. Investimento: R$ 105 mil.

- Implantação do Residencial Ouro Fino, com 64 moradias destinadas a famílias de baixa renda. 

- Academia de ginástica ao ar livre, no Jardim Diamantina. Investimento: R$ 25 mil.

- Construção da Escola Municipal Karel Kober, no Jardim Diamantina. Investimento: R$ 1,2 milhão.

- Duplicação da creche do Jardim Ponta Grossa. Vagas aumentarão de 120 para 260. Investimento: R$ 400 mil.

- Quadra de esportes coberta na Escola Municipal Senador Marcos Freire, localizada no Jardim Ponta Grossa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Mater Dei tenta se recuperar na Série Bronze de Futsal Adulto

O Colégio Mater Dei/Platão/Evolução/Secretaria de Esportes e Lazer de Apucarana tentará conquistar neste sábado, às 20 horas, no Ginásio Municipal José Antônio Basso (Lagoão), em Apucarana, a primeira vitória no Campeonato Paranaense da Série Bronze de Futsal, categoria adulto. Mas a parada é indigesta, pois o time do treinador Dario de Souza Ribeiro vai enfrentar Matelândia, que lidera a competição com nove pontos (três vitórias).

Até agora o Colégio Mater Dei realizou dois jogos e perdeu os dois. Na estreia em Carambeí foi derrotado por 8 a 2 para a Assocam, enquanto no último sábado à noite em Cândido de Abreu perdeu por 2 a 1 para a agremiação local. O gol do Mater Dei foi marcado por Marcelinho Califórnia, que fez a sua estreia. Contra o time de Matelândia a entrada no Lagoão é gratuita.

Fonte: www.tnonline.com.br

Três pessoas ficam feridas em quedas de aeronaves no PR

Duas pessoas ficaram feridas na queda de avião monomotor durante a tarde de quinta-feira (10), em Lidianópolis, no norte do Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave tinha saído de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, para fazer fotos aéreas para uma empresa.

Após verificar a problema, o piloto precisou forçar a aterrissagem em uma chácara próxima da região.

O piloto e o fotógrafo ficaram feridos e foram levados para o Hospital Municipal de Ivaiporã.

Durante a manhã, os bombeiros registraram uma outra queda de monomotor na região norte, em Santa Mariana. O avião agrícola pulverizava uma plantação de milho e após bater em um fio de alta tensão, o piloto também precisou fazer um pouso de emergência. O rapaz teve ferimentos graves e foi levado para a Santa Casa de Cornélio Procópio, também no norte paranaense.

Justiça proíbe maus tratos a animais em rodeio no PR

A Justiça proibiu o uso de instrumentos que poderiam ferir os animais envolvidos em um rodeio que seria realizado na noite de quinta-feira (10), em Barbosa Ferraz, região Centro-Oeste do Estado, a pedido do Ministério Público do Paraná. 

A decisão é do juiz Fernando Bueno da Graça e abrange os eventos previstos no período de 10 a 13 de maio, sob a responsabilidade do Clube de Diretores Lojistas de Barbosa Ferraz e Portal Produções. 

Na ação civil pública, o promotor de Justiça Vitor Hugo Nicastro Honesko, da Comarca de Barbosa Ferraz, requereu que não fossem utilizados instrumentos de maus tratos físicos e psicológicos contra animais. A prática de maus tratos é crime ambiental, previsto no artigo 32 da Lei n° 9.605/98. Praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode render pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. 

O promotor destaca que os rodeios expõem os animais (no caso, touros) a situações de crueldade. O artigo 225 da Constituição Federal prevê que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". 

O promotor destacou ainda que o Tribunal de Justiça de São Paulo já proibiu o uso de instrumentos que possam ferir animais em eventos semelhantes. 

Kaloré Country Festival nos dias 25, 26 e 27 de Maio.




Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More