sábado, 7 de abril de 2012

Kaloré, sociedade e violência

Sobre a violência com a menor de idade ocorrido há alguns dias, no município de Kaloré ficaram algumas dúvidas no ar e várias hipóteses, que contribuiram para gerar um clima bastante tenso na cidade. Em meio há várias suposições construídas naquelas famosas conversas de butiquim sempre aparece uma ou outra acusação, com base em um ponto de vista geralmente obscuro, pra não dizer parcial.

O fato é simples de entender. A adolescente foi violentada e nada vai mudar, mas a população do município merece saber o que de fato aconteceu. Mais do que isso, a justiça precisa ser feita pra que atos criminosos como esse não volte a acontecer.

Em que pé estão as investigações? Há algum suspeito e ou suspeitos? A investigação corre em segredo por conta da minoridade da vítima, mas a comunidade precisa de respostas. Principalmente porque numa cidade pequena o nível de confiança nas pessoas é grande e o esclarecimento desse fato contribui para a prevenção de futuros atos de violência.

A jovem já está em casa, está bem, pelo menos aparentemente, mas o que passa na cabeça dessa moça, mais uma vítima de uma sociedade que caminha para a deturpação de valores muito caros à nossa sociedade. Esses conceitos de moral e ética tão cultuados há alguns anos atrás, agora são artigos de luxo nas mãos de poucos.

A sociedade não é justa. Fabricamos todos os nossos delinquentes, inclusive todas as vítimas e depois, os abandonamos, ao sabor do vento.

O que será dessa menina? Alguém aí pode responder? O que está sendo feito? Alguém pode esclarecer? Acender a luz?

Família sai ilesa de grave capotamento na PR-445



A Polícia Rodoviária Estadual registrou outro grave acidente na tarde desta sexta-feira (6) na PR-445, entre as cidades de Tamarana e Mauá da Serra. Segundo relatório da PRE, o condutor Luís Henrique Mito Reis, de 39 anos, perdeu o controle do seu veículo Renault e capotou várias vezes até parar em uma ribanceira. No carro estavam ainda Tatiane Barbiéri Reis, de 36 anos, e o filho do casal, Leonardo Barbiéri Reis, de 3 anos.

Apesar da gravidade do acidente, o pai e a criança - que estava na cadeirinha de segurança – saíram ilesos do acidente. Já Tatiane teve ferimentos leves, mas recebeu cuidado especial para ser retirada do veículo por ter problemas na coluna. A família foi encaminhada para hospitais de Londrina para avaliação.




Fonte: http://www.bonde.com.br

Procissão defende atenção à saúde publica

Cerca de 6 mil pessoas participaram da Procissão do Senhor Morto, sexta-feira à noite em Apucarana. A avaliação foi feita pelo padre Roberto Carrara, pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que comandou a celebração.

O bispo dom Celso Antônio Marchiori esteve à frente da procissão, que percorreu a Avenida Curitiba em direção à Barra Funda, passou pelas ruas São Jerônimo, Tamandaré, e Corifeu de Azevedo Marques, retornando à Avenida Curitiba. As 15 estações que retratam a condenação de Cristo, seu sofrimento carregando a cruz e sua morte foram encenadas durante o trajeto por grupos representando as paróquias da cidade.

A saúde pública, que é o tema da campanha da fraternidade deste ano, dominou as reflexões, tendo como oração de suporte “Maria Saúde dos Enfermos”. O padre Roberto Carrara e equipe lembraram a falta de recursos para a saúde pública e de profissionais médicos para darem atendimento digno à população, especialmente às pessoas pobres. “Os pacientes não podem ser tratados como matéria biológica, mas como seres humanos filhos de Deus”, disse o padre.

Por outro lado, a procissão destacou o empenho daqueles que cuidam dos seus doentes em casa, dos idosos que já perderam os sentidos e a capacidade de locomoção. O padre pediu orações para que esses cuidadores nunca percam a paciência.

O bispo Dom Celso encerrou a cerimônia, porém sem sermão. Ele apenas destacou a frase do centurião no momento em que Jesus morreu: “Realmente este homem era o filho de Deus”. O bispo pediu aos fiéis para ficarem em silêncio até a noite do sábado para celebração do fato mais importante da Igreja, a ressurreição do Senhor.

Tema continua a ser discutido

A Campanha da Fraternidade 2012 chega ao final, mas o tema ‘Saúde’ continua sendo trabalhado pela comunidade católica até o final do ano. Este ano a Igreja Católica no Brasil decidiu discutir os problemas e desafios da saúde pública, com o tema, “Fraternidade e Saúde” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

Para a Igreja é necessário promover a iniciativa popular a solucionar suas necessidades. “O objetivo geral da campanha deste ano é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar as autoridades para que nos proporcionem melhorias no sistema público de saúde”, diz o bispo da diocese de Apucarana, Celso Antônio Marchiori.

Ele afirma que estas discussões e ações propostas pela Igreja no período quaresmal são formas de atuar na melhoria da vida dos brasileiros. “O Sistema Único de Saúde (SUS) precisa, antes de tudo, ser mais conhecido para que seja mais bem acionado pelo cidadão brasileiro. A Igreja no Brasil vai continuar ajudando os cidadãos a conhecerem melhor o que é e como funciona este sistema que é o maior sistema de saúde pública do mundo”, conta Celso Marchiori.

Fonte: www.tnonline.com.br

Marquinhos destaca mudanças para o trânsito em Apucarana

O vereador Marcos Martins (PTC) destacou nesta semana, em pronunciamento na tribuna da Câmara, a importância das mudanças que estão sendo anunciadas para o trânsito de Apucarana. As mudanças foram idealizadas pela empresa Gasini Consultoria, contratada no final de janeiro pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). “São mudanças que, no geral, vão dar maior agilidade para o trânsito de nossa cidade, que cresceu muito nos últimos anos e não pode ficar presa a um modelo de vinte ou trinta anos atrás”, salientou Marquinhos.

Ele lembrou que muitas das alterações foram defendidas e apresentadas pela Comissão de Trânsito da Câmara, que ouviu empresários, comerciantes e usuários dos mais diversos segmentos. Segundo o Idepplan, a análise foi feita focando dois pontos: a região central da cidade e as entradas. A meta é aumentar a fluidez do trânsito, fazendo com que os motoristas cheguem mais rápido ao seu destino. “Nós, vereadores, temos apontado há anos a necessidade de se melhorar as entradas da cidade.

A situação da Avenida Minas Gerais, por exemplo, foi objeto de várias reuniões na Câmara com entidades de segurança, concessionárias e outros segmentos. Há pontos onde o trânsito sofre estrangulamento, como ocorre todas as tardes, na rodovia em frente ao semáforo do Núcleo Afonso Camargo, problema que há muito tempo já deveria ter tido uma solução”, acrescenta Marquinhos.

Para o vereador, há vários problemas que podem ser resolvidos ou amenizados com soluções de baixo custo. Marquinhos pede que também sejam incluídos nos estudos os contornos norte e sul de Apucarana, onde há registros constantes de acidentes, vários deles com mortes. O vereador vem pedindo nas últimas semanas a instalação de radares nos contornos, a exemplo do que ocorreu na Vila Reis e está ocorrendo nas imediações do Pirapó, a fim de se coibir os abusos de velocidade.

Fonte: www.tnonline.com.br

Governador sanciona lei que amplia a Região Metropolitana de Londrina

O governador Beto Richa sancionou nesta quinta-feira (05/04) a lei que inclui os municípios de Sabáudia, Jaguapitã e Pitangueiras na Região Metropolitana de Londrina (RML). A assinatura aconteceu durante a abertura da 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo-Londrina 2012), uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, que é realizada no Parque de Exposições Ney Braga.

Com a medida, a RML passa a ser composta por 14 municípios. Já integravam a região as cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Tamarana, Primeiro de Maio, Assaí e Alvorada do Sul. “A inclusão dos novos municípios fortalece toda a região”, afirmou o governador.

Richa também destacou que o governo estadual está sintonizado com os interesses dos agricultores, e que no primeiro ano de gestão diversas medidas foram anunciadas para fortalecer o agronegócio. Ele citou como exemplo a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o lançamento do programa Pró-Rural, a ampliação do Trator Solidário, novos recursos para a compra direta de produtos da agricultura familiar e a retomada do programa de calcário.

“O agronegócio é a base da nossa economia e é dever do Estado oferecer condições para o seu crescimento”, disse ele. “No ano passado tivemos uma estiagem que prejudicou milhares de agricultores paranaenses. O governo foi rápido para prestar auxilio, principalmente aos pequenos produtores”, afirmou.

FEIRA - Segundo o governador, a realização de feiras como Expo-Londrina demonstram a importância da agricultura para o Estado. “São eventos importantes que mostram o que de melhor o Paraná pode oferecer. Faço questão de participar das feiras por entender que elas contribuem para o desenvolvimento social e econômico dos municípios”, disse o governador.

Richa reforçou que não vai faltar apoio do Estado aos produtores. Segundo ele, desde os primeiros dias de governo vários serviços estão sendo reestruturados para assegurar melhor qualidade nos serviços técnicos prestados aos produtores. “É o caso do Iapar e da Emater, que estão recebendo equipamentos, veículos e profissionais”.

Durante a abertura da feira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, enfatizou a importância do Paraná no agronegócio. “O Estado é um expoente da agricultura e da pecuária. Gosto de falar para quem realmente produz e acredito que estou no lugar certo”, disse.

Para o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o governo tem atuado em todas as exposições agropecuárias do Estado porque elas representam a força do produtor rural. “As feiras oportunizam o contato com o produtor, com o criador e também é uma oportunidade de conhecer as inovações que irão beneficiar o homem do campo”, disse o secretário.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), entidade promotora da exposição, Gustavo de Andrade e Lopes, ressaltou o pioneirismo da ExpoLondrina e sua importância para o agronegócio brasileiro. “Este é um evento que começou no tempo da colonização do Norte e hoje é a demonstração da capacidade dos produtores rurais”, afirmou.

A programação da 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina inclui, além de leilões, uma agenda técnica com cursos, palestras, seminários e oficinas nos auditórios do Parque de Exposições. Produtores rurais de todo o estado visitam a mostra e estudantes de escolas e instituições regionais também participam do evento com visitas agendadas.

O prefeito de Londrina Barbosa Neto, disse que a feira é uma vitrine de produtores e criadores do estado e do país. Ele agradeceu os investimentos do governo estadual em Londrina. Acompanharam o governador os deputados federais André Zacharow, Alex Canziani e Odílio Balbinotti e os deputados estaduais Pedro Lupion, Roberto Aciolli, Hermas Brandão, Alexandre Curi e Luiz Eduardo Cheida.

Fonte: http://www.paranashop.com.br

Dois comércios são assaltados em Rio Branco do Ivaí

A violência cada vez mais tem se tornado rotina para os moradores do Vale do Ivaí. Com poucos policiais de plantão, cidades pequenas tornam-se alvo fácil para todos os tipos de bandido. Na madruga desta sexta-feira, em Rio Branco do Ivaí dois estabelecimentos comerciais foram roubados.

O Mercado Compre Bem, que fica na Avenida Rio Branco foi arrombado pela janela dos fundos. Os ladrões reviraram as mercadorias, entraram no escritório e arrombaram o cofre, levando R$635 em dinheiro e R$220 em moedas, e alguns eletrodomésticos.

Em seguida, a PM recebeu uma denúncia de arrombamento na Loja do Sandro, que faz fundos com o mercado Compre Bem. Da loja foram levados três TVs, de 32 polegadas, dois celulares, um tapete, um receptor, dois secadores de cabelo, um aparelho de recarga, dez chips de celular e cerca de R$300 em dinheiro.

A polícia abriu inquérito para investigar o caso.

Fonte: www.tnonline.com.br

Dia 26 de abril tem paralisação dos educadores

Entre reivindicações estão: aplicação integral da Lei do Piso (pagamento retroativo a janeiro) e aumento real para os funcionários

As mobilizações da categoria organizadas pela APP-Sindicato neste início do ano - nos dias 9 de fevereiro e 15 de março - foram decisivas para conquistar do governo a proposta de pagamento do piso salarial profissional nacional (PSPN) no Estado. O que foi apresentado não veio de graça, foi fruto de argumentação intensa e permanente do sindicato. Analise: em fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) definiu que em 2012 o valor do piso é de R$ 1.452,06. Em março, ao negociar com a APP, o governo do Paraná propôs pagar aos professores da rede, até outubro deste ano, o salário inicial (por 40 horas) de R$ 1.463,28.

Este valor será alcançado através da aplicação de três índices: 6,5% em maio de 2012 (relativo a correção da inflação, que é feita na data-base da categoria); 5,95% em julho de 2012 e 5,95% em outubro de 2012. O total a ser aplicado é de 19,55%. O percentual repercute em igual proporção em toda a tabela, isto é, não se restringe ao início da carreira (veja a tabela abaixo), possibilidade que existia, mas que foi afastada com rigor pelo sindicato durante as negociações. A pressão também serviu para o governo anunciar a realização de concurso público para todas as disciplinas (edital previsto para maio) e uma nova oferta, ainda este semestre, da dobra de padrão.

 
No entanto, a proposta não contemplou o pagamento retroativo a janeiro, como determina a Lei do Piso. Além disso, a oferta do governo estadual para a implantação do 1/3 da hora-atividade (a outra grande vitória do magistério com a conquista da Lei do Piso) é que esta só seja realizada a partir de 2013. Aos funcionários de escola foi garantido os 6,5% de correção da inflação (também na data-base, em maio), mas o sindicato e a categoria exigem mais: queremos a aplicação de 7,16% de ganho real nos salários destes educadores que, hoje, têm os menores vencimentos entre os servidores públicos estaduais. Veja, abaixo, a tabela dos salários dos funcionários com os 6,5% e os 7,16%.


Por tudo isto, voltaremos a paralisar as atividades em todo o Paraná no próximo dia 26 de abril. Nós, trabalhadores em educação da rede estadual, queremos avançar na conquista de direitos. E é fundamental que estejamos organizados, e unidos, nesta caminhada: professores e funcionários de escola. Para tanto, na última assembleia da categoria, realizada em 31 de março, foi definida uma jornada de luta que prevê, além da paralisação, uma nova assembleia de avaliação das negociações no dia 5 de maio (veja o calendário abaixo).

Por que continuar a mobilização? Precisamos fortalecer a nossa mobilização para garantir que o governo entenda claramente o nosso recado: somos muitos, somos fortes, somos organizados e exigimos que os nossos direitos sejam respeitados. Ao colocarmos mais de 7 mil educadores nas ruas, em 15 de março, e conseguirmos paralisar 95% das escolas da rede, demos ao governo um sinal de alerta. E as propostas vieram, apesar de ainda insuficientes. Agora, o momento é de reforçar a mensagem, para avançar nas conquistas que desejamos: implantação da hora-atividade como define a Lei do Piso (1/3 da jornada); retroatividade no pagamento do PSPN no Estado a janeiro; aumento real, e imediato, de 7,16% para os funcionários de escola (além da implementação dos avanços que estão sendo negociados na comissão formada por sindicato e governo que estuda os planos de carreira de funcionários e professores); o anúncio do novo sistema atendimento à saúde dos servidores do Estado e melhorias nas condições de trabalho de todos os educadores. Por tudo isto, vamos parar no dia 26 de abril. Vamos mostrar a força da educação.
 
Fonte: http://www.appsindicato.org.br

Preço da soja anima produtores do Vale

Produtores rurais do Vale do Ivaí estão finalizando a colheita da soja. Na região de Ivaiporã, o trabalho está praticamente concluído, enquanto na de Apucarana está na casa de 95% da área plantada.

De modo geral, os agricultores tiveram grandes perdas por causa da estiagem do início do ano. A quebra de produção varia de uma propriedade para outra, porém na média atinge de 25% a 30%.

Se a quebra de safra é considerada grande, por outro lado os produtores rurais estão sendo compensados com a cotação da soja no mercado comprador, que tem registrado alta nos últimos dias. Nesta semana, o preço atingiu até R$ 50,90 a saca de 60 quilos na região de Ivaiporã, contra um valor médio de R$ 35 a R$ 40 praticado no ano passado.

Segundo o gerente da unidade da Coamo Cooperativa Agroindustrial, de Ivaiporã, Valdemir de Paula Barbosa, a elevação do preço vem se registrando há 30 dias, quando teve início a colheita no Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que a quebra foi se concretizando. No Paraná e no Rio Grande do Sul, as perdas são de 25% a 30%, enquanto no Rio Grande do Sul chega a mais de 50%. Além disso, a Argentina também teve uma significativa quebra de produção.

Conforme Barbosa, a grande quebra de safra ocorrida na América do Sul, aliada ao baixo estoque mundial, é que está empurrando os preços para cima. Também colabora para isso o fato de a China estar comprando soja dos Estados Unidos, o que eleva a cotação na Bolsa de Chicago.

Fonte: www.tnonline.com.br

Ivaiporã ganha 72 posições no ranking estadual de gestão fiscal

Ivaiporã é a quinta colocada, dentre os 26 municípios, da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) em um ranking sobre gestão fiscal, apresentado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) no final do mês passado. Em relação, ao primeiro ano da atual administração, a prefeitura melhorou 72 posições no ranking estadual. Em 2009, Ivaiporã aparecia na 215ª posição dentre os 399 municípios paranaenses com índice 0.5088, nesta última pesquisa a administração está classificada na 153ª posição com índice 0.5804.

Se considerado o primeiro ano do IFGV, a posição estadual é melhor ainda. Em 2006, o município figurava na 276ª posição no estado e índice do IFGF de 0.4616. O índice mede cinco itens: capacidade que o município tem de gerar receita (arrecadação), gastos com pessoal, capacidade de fazer investimentos, custo da dívida (o peso do pagamento de juros e amortizações) e uso de restos a pagar (a capacidade de pagar dívidas do ano anterior).

Apesar de o município configurar em 2010, no quadro C (Gestão em Dificuldade/ resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos), a administração acredita que no ranking de 2011 que será apresentado no próximo ano, o município entrará no quadro B (Boa Gestão/ resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos). O Conceito A é considerado Gestão de Excelência com resultados superiores a 0,8 pontos e o conceito D são resultados inferiores 0,4 pontos (Gestão Crítica).

A análise mostra ainda, que além de Ivaiporã mais três municípios, dentre os cinco melhores classificados melhoraram seus índices. Godoy Moreira (0,5478 para 0,6676), Cruzmaltina (0,5927 para 0,6174) e Marumbi (0,5890 para 0,6044). Mauá da Serra, embora tenha conquistado a primeira colocação entre os municípios da Amuvi baixou o índice de 0,7494 para 0,7243.

Fonte: http://ivaipora.org

Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More