terça-feira, 13 de março de 2012

Grandes Rios festeja estabilidade econômica

Grandes Rios completa hoje (14 de março) seus 45 anos de emancipação política e administrativa. Com uma população estimada em 6.530 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a localidade tem sua economia baseada na agropecuária, comdestaque para a produção de café, leite e criação de frangos de corte.

“O que eu posso dizer é que Grandes Rios vive hoje um bom momento econômico, levando-se em conta a atividade agrícola, e também no aspecto relacionado à administração municipal”, comenta o prefeito Sílvio Dainês Filho (PSD).

O prefeito cita, por exemplo, que Grandes Rios é hoje um dos maiores produtores de café do Vale do Ivaí. Só no ano passado foram produzidas 65 mil sacas beneficiadas, apesar de não ter sido um ano de grande safra. No entanto, a qualidade do café é que tem feito a diferença, alcançando os primeiros lugares nos concursos em nível regional e estadual.

Quanto à Prefeitura, Sílvio Dainês garante que sua situação é uma das melhores possíveis. “Hoje temos dinheiro em caixa, crédito no comércio e junto às instituições financeiras e nas esferas estadual e federal”, diz ele. “É uma prefeitura moralizada”, completa.

Embora o aniversário seja hoje, as comemorações acontecem no final de semana no Distrito de Ribeirão Bonito, com rodeios, praça da alimentação e shows artísticos. A festa começa na sexta-feira, com missa em ação de graças às 19 horas, na igreja do distrito. Em seguida, será feito o lançamento, pelos Correios, do selo comemorativo ao 45º aniversário da cidae. Depois, têm início o rodeio e show com a banda Café Society.

No sábado, o show será da banda Bonde do Forró. No domingo, tem cavalgada pela manhã, almoço nas barracas e outras atrações, encerrando com o rodeio e show com a Banda Metrô.

Fonte: www.tnonline.com.br

Canivetada em FAXINAL – Adolescente de 13 anos é esfaqueado por outro menor

O fato aconteceu na Rua 14 de Dezembro, na via pública, na segunda-feira, 12 de março. Segundo o menor de 13, o agressor que tem 14 anos, havia roubado sua casa e ao indagar o mesmo sobre o fato, ele o agrediu com um golpe de estoque. O menor sofreu ferimento grave na altura da cintura e por isso foi encaminhada ao hospital municipal de Faxinal e posteriormente ao hospital da Providência de Apucarana.

Fonte: www.berimbaunoticias.blogspot.com

Furto em IVAIPORÃ

Na Rua Regia Nazaro , um furto foi registrado pela PM. A vítima informo que se ausentou de sua residência no período das 14:00 as 18:00 horas de segunda-feira, 12, e que durante este intervalo de tempo a porta da frente de sua residência foi arrombada e subtraíram de sua casa um vídeo game, um celular Motorola , documentos pessoais de sua esposa.


Fonte: www.berimbaunoticias.blogspot.com

Drogas em IVAIPORÃ

Uma denúncia sobre existência de droga, levou a Polícia até uma casa da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Bosque da Saúde. No local foi encontrado dentro de uma mochila um revólver marca Rossi calibre 38, e 350 gramas de drogas. A equipe encontrou com a moradora, e dona da residência, e ela alegou que a droga é de Valdemir, vulgo NIL. Duas pessoas foram detidas e o caso está sendo apurado.

Fonte: www.berimbaunoticias.blogspot.com

Ameaça em FAXINAL

No conjunto Novo Faxinal foi, na segunda-feira, 12 um homem foi detido acusado de ameaça. Uma mulher que solicitou a Polícia contou apenas que um tal de "Gaúcho" estava no quintal de sua residência ameaçando a mesma de morte e que ele já havia tentado matar ela e com uma faca ameaçado sua irmã Marinete Gonçalves a qual é amásia do acusado. Ao chegar na residência da vítima a Polícia encontrou o homem forçando a porta na tentativa de entrar. Ele foi preso com uma faca de 26,5 cm e levado para a delegacia.

Fonte: www.berimbaunoticias.blogspot.com

Prisão em MANOEL RIBAS

Às 17 horas de segunda-feira, 12, foi cumprido mandado de busca e apreensão em uma residência, e durante as buscas localizado uma bucha de substância entorpecente parecida com maconha. Foi questionado o suspeito à respeito da droga, o qual assumiu a propriedade do entorpecente. Por isso foi levado para Delegacia de Polícia de Manoel Ribas

Fonte: www.berimbaunoticias.blogspot.com

Facadas em APUCARANA

Um menor de 16 anos foi apreendida em uma ocorrência de lesão corporal na rua Talita Bresolin, na Praça do Cemitério. Segundo a PM, uma denúncia levou a equipe até o local, onde foi encontrada a vítima. A menor, acusada de autoria, foi encaminhada até a 17ª SDP para as providências cabíveis, e a vítima foi socorrida pelo SAMU e levada ao Pronto Socorro.

Fonte: www.berimbaunoticias.blogspot.com

Estiagem afeta abastecimento em várias cidades

A falta de chuva e o aumento das temperaturas voltam a afetar o Paraná e a exigir que a população reduza o consumo de água tratada. A estiagem prolongada afeta os mananciais e reduz o volume de água a ser captada nos rios e poços. A Sanepar recomenda que os paranaenses façam uso racional da água, restringindo o consumo para a alimentação e higiene, e adiem atividades como limpeza da casa, lavagem de roupas, calçadas e veículos.

Na região de Apucarana, a Sanepar colocou “em estado de alerta” os mananciais que atendem os moradores de Califórnia e Rosário do Ivaí. Em Jardim Alegre, o sistema de abastecimento está em “estado crítico”. Permanecem em “estado de atenção” os mananciais (rios e poços) responsáveis pelo fornecimento de água para Apucarana, Jandaia do Sul, Rio Branco do Ivaí, Marilância do Sul e Mauá da Serra.

Com aumento do calor, as pessoas estão consumindo mais água tratada. Esse excesso de consumo provoca deficiência no sistema de distribuição e há dificuldade para atender as partes mais altas de cidades como Apucarana, Califórnia, Faxinal, Grandes Rios e Campineiros do Sul. Esta também é a situação de Arapongas, Primeiro de Maio, Rolândia e Siqueira Campos.

Em Assai, falta água para as regiões mais altas, nos horários de pico. Com manobras operacionais, os técnicos tentam, diariamente, minimizar o impacto. Em Santo Antônio da Platina, o nível do Ribeirão das Bicas caiu 2 metros. Nas partes altas e pontas de rede, o desabastecimento é frequente. Quando solicitados, caminhões-pipa atendem escolas, delegacia, casa de detenção e hospitais.

Na região de União da Vitória, o consumo aumentou em 7%. Isto significa que cada família está consumindo 25 litros de água a mais por dia. Os sistemas de São João do Triunfo e Mallet são os que mais preocupam.

Em Pranchita, no Sudoeste do Estado, onde a demanda está quatro vezes maior, a estiagem e as altas temperaturas deixaram os cerca de 4,2 mil habitantes sem fornecimento na última quinta-feira, sexta e sábado. O abastecimento só está sendo possível porque o sistema é interligado com Santo Antônio, de onde estão sendo enviados 450 mil litros de água por dia. O abastecimento está normalizado desde domingo, mas a população deve continuar em alerta usando água somente para as necessidades básicas para o consumo humano.

O município de Flor da Serra do Sul também está em situação de alerta no Sudoeste. O nível do lago que abastece a cidade está muito abaixo do normal. Ainda não há falta de água, mas os moradores precisam economizar agora para não faltar nos próximos dias.

Na região de Guarapuava, pode ocorrer falta de água nas torneiras, nos horários de maior consumo, em Cantagalo e Laranjeiras do Sul.

Os sete poços que abastecem a região norte da cidade de Cascavel perderam 36% da capacidade de produção de água. A produção normal, que é de 5,6 mil metros cúbicos está em 2 mil metros cúbicos por dia. Para suprir a deficiência, a Sanepar está fazendo manobras no sistema de distribuição.

O sistema de Toledo perdeu dois poços, o que representa uma redução de 4,6 mil metros cúbicos diários. Mesmo com a ampliação no horário de funcionamento da estação de tratamento de água, a queda na produção é de 20% e o consumo apresenta acréscimo de 25%.

Em Assis Chateaubriand, a situação também é preocupante. O consumo de água tratada cresceu 25%.

Em Santa Tereza do Oeste, onde os poços reduziram em 300 metros cúbicos por dia a oferta de água, três caminhões-pipa estão auxiliando no abastecimento. A capacidade de produção caiu 20%. Situação semelhante ocorre em Ibema, onde a capacidade de produção caiu 25%. Já em Campo Bonito, os poços estão produzindo 30% menos e o aumento do consumo é de 25%.

Na região dos Campos Gerais, o abastecimento se encontra normalizado, mas nos dias de maior calor e tempo seco o excesso de consumo pode prejudicar as partes mais altas de Palmeira, Prudentópolis e Ponta Grossa.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo de água:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar

- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

-A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

-Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

-Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

-Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

-Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

-Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

-Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. - Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Fonte : www.bemparana.com.br

Operação da Polícia Militar na zona rural de Mandaguari resulta em apreensão de veículos, drogas e recuperação de moto furtada

A Polícia Militar de Mandaguari juntamente com a Patrulha Rural realizou neste final de semana uma operação na Estrada São Pedro no Km 01, próximo a cachoeira, local onde vem acontecendo vários furtos.

Em um Gm Corsa com placas de Jandaia do Sul, onde estavam quatro pessoas, os policiais localizaram com os ocupantes quatro invólucros de entorpecentes sendo dois aparentando ser cocaína e dois de maconha. O veículo e os envolvidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil.

Foram apreendidos também um veículo Uno com placas de Jussara e uma motocicleta Twister de Mandaguari cujos condutores não possuíam CNH. Com o condutor da moto também foi encontrado um cigarro de maconha.

Outras três motocicletas e um VW Gol foram apreendidos por irregularidades .

No total, foram fiscalizados 32 veículos, checadas 25 pessoas e realizadas 15 notificações de acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, além da recuperação de uma motocicleta que havia sido furtada próximo ao local da operação.



Fonte: www.mandaguarionline.com.br

Motocicleta furtada é recuperada e receptador é preso

Uma motocicleta que havia sido furtada na cidade de Angulo-PR, no dia 03 de março, foi recuperada na madrugada desta terça-feira (13) em Mandaguari.

Por volta das 01h30. A equipe da PM realizava o patrulhamento no Jardim Progresso, quando avistou um individuo em atitude suspeita, que ao perceber a aproximação da viatura tentou empreender fuga. A viatura efetuou acompanhamento tático e logrou êxito em abordar o suspeito.

No momento da abordagem o cidadão passou um nome desconhecido em que o sistema da PM não identificou, neste momento pediu para que os PMs o liberassem porque o mesmo não possuía C.N.H., mas após a consulta da placa foi identificada a motocicleta como produto de furto, sendo uma Honda CG 125, placas AAB-0611, do município de Ângulo.

Diante da situação o indivíduo e a motocicleta foram encaminhados até a Delegacia onde foi verificado o nome verdadeiro do rapaz, que se tratava de Tom Marlon Neves Filho, de 32 anos, natural de Maringá e que havia um mandado de prisão em aberto contra o mesmo. Ele foi preso em flagrante.

Fonte: www.mandaguarionline.com.br

Rompimento de adutora deixa Jandaia do Sul sem água

O rompimento de uma adutora que envia água da captação do Rio Marumbizinho para estação de tratamento em Jandaia deixou a população sem água durante todo o dia de hoje (13).

Conforme informações da Sanepar o abastecimento só deverá ser restabelecido a noite.





Fonte: www.jandaiaonline.com.br

Gestante recebe kit de bebê em Jandaia

A primeira-dama de Jandaia do Sul, Maria Borba, esteve presente na última sexta-feira (09) no Centro de Convivência da Terceira Idade onde promoveu a distribuição de mais um Kit bebê para a futura mamãe.

O enxoval conta com cueiro, cobertor, conjunto de mijão e pagão, macacão, meias, calça plástica, faixa para umbigo, toalha de banho, toalha de boca, fralda de tecido, babador, banheira, mamadeiras, sapatinhos, toucas, xale, entre outros acessórios de bebê. Durante as oficinas de artesanato desenvolvidas no local, as futuras mamães aprenderam a dar um toque especial nas peças, através do crochê, bordado e pintura.

Durante os nove meses, as gestantes ainda assistem a palestras que abordam vários temas, entre eles aleitamento materno, saúde bucal do bebê e nutrição. Esta ação é muito importante, pois oferece às gestantes as orientações necessárias, garantindo uma melhor qualidade de vida das mães e de seus bebês. Quando o tratamento não é feito de forma correta durante este período de gestação, problemas futuros podem ocorrer para a criança, até mesmo de má formação, em casos mais graves , conclui Maria Borba.

As aulas para confecção dos enxovais e todas as orientações para as gestantes são realizadas todas as tardes e noites no Centro de Convivência da Terceira Idade de Jandaia do Sul e também no Distrito São José e Vila Rural Paraíso.

Fonte: www.jandaiaonline.com.br

Trabalhadores rurais ocupam agências dos BB no Paraná

Após a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vão ocupar as Agências dos Bancos do Brasil, nesse dia 13, 14 e 15 de março, no Paraná. 

A mobilização tem por objetivo: a renegociação de dividas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), infraestrutura nos assentamentos para o escoamento da produção, um programa para a construção de agroindústrias e assistência técnica para as famílias assentadas, e a construção de um crédito diferenciado para a agricultura familiar e a Reforma Agrária.

A atividade nas agências bancárias, que vai até quinta-feira, acontece nos municípios da Lapa, Ponta Grossa, Cascavel, Ivaiporã, Londrina, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Manoel Ribas, Jardim Alegre, Querência do Norte, e Curitiba.

Fonte: www.bemparana.com.br

Localizado corpo de pai que tentou salvar filho afogado em São Pedro do Ivaí

Foi localizado, por volta das 7h desta terça-feira (13), o corpo de Olcimar Alves Ribeiro, de 41 anos. Ele morreu ao entrar no Rio Ivaí na tarde de domingo (11), para tentar salvar o filho de 10 anos que se afogava. O pai não conseguiu resgatá-lo e acabou morrendo junto com o menino. 

O afogamento aconteceu em um local conhecido "Jambo", em São Pedro do Ivaí (a 84 km de Maringá). O corpo de Ribeiro foi encontrado por moradores da região junto a uma parede de rochas no Rio Ivaí, a cerca de 30 metros do local do acidente. O menino foi encontrado por volta das 11h desta segunda-feira (12), próximo ao ponto onde se afogou. 

Pai e filho moravam da zona rural de São Pedro do Ivaí. "Eles estavam com familiares e amigos aproveitando o calor junto ao rio, quando a fatalidade aconteceu", conta o aspirante Amilton de Almeida Neto, do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã.

Os corpos foram analisados pelo Instituto Médico-legal (IML) de Ivaiporã, e posteriormente entregues à família, para serem velados em São Pedro do Ivaí.

Fonte: www.maringa.odiario.com

Prefeito compra carro para a filha com verba pública

O atual prefeito de Ortigueira, município a 113 km de Apucarana, Geraldo Magela do Nascimento, e o ex-secretário de Finanças, Wellington Dias Furrier, terão de ressarcir os cofres do município o dinherio referente a compra de um carro no ano de 1999. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Nascimento comprou um carro para sua filha com dinheiro da Prefeitura, quando esteve à frente do Executivo municipal entre 1997 e 2000. A decisão foi tomada pelos conselheiros do TCE, em sessão plenária, no último dia 1º. 

O valor a ser devolvido será calculado pela Diretoria de Execuções do TCE, para atualização e acréscimos legais. A denúncia foi feita ao TCE pela ex-prefeita de Ortigueira, Marlene de Oliveira Mattos de Pádua (gestão 2001/2004). 

A auditoria realizada no município, constatou que em 28 de junho de 1999, os denunciados adquiriram um veículo GM Astra em nome da filha do prefeito, Patrícia Fraga do Nascimento. O fato causou prejuízo de R$ 13.650,00 aos cofres municipais, à época. 

A Diretoria de Contas Municipais do Tribunal, informou que no exercício financeiro de 1999, tanto as contas do Poder Executivo quanto do Legislativo de Ortigueira foram desaprovadas. 

Caberia, ainda, multa administrativa aos responsáveis pelo dano. Contudo, à época dos fatos, não estava em vigor a Lei nº 113/2005, que disciplina as sanções atualmente aplicáveis pelo TCE. Nos termos da Lei nº 8.429/92, foi descartada uma ação de improbidade administrativa, pelo decurso do prazo prescricional, que é de cinco anos. 

Em sua defesa, o prefeito alegou que a denúncia não deveria ser acatada por se tratar de "vingança pessoal". Cabe recurso da decisão, no prazo de 15 dias após a publicação do Acórdão no Diário Eletrônico do TCE.

Fonte: www.bonde.com.br

Ex-jogador do Gera morre em hospital de Apucarana

Faleceu por volta das 20h30 de ontem (12), no Hospital da Providência, Arlindo Soares, de 85 anos. Ela foi pioneiro e ex-jogador do Grêmio Esportivo e Recreativo Apucarana (Gera).

O velório acontece na Capela Mortuária e o sepultamento está marcado para quarta-feira (14), às 9 horas, no Cemitério Cristo Rei.

Pessoa tradicional de Apucarana, Arlindo Soares deixa um vasto círculo de amizades em Apucarana e região.

Fonte: www.tnonline.com.br

Trabalhador é atingido por máquina no aterro sanitário

Um acidente ocorrido no interior do aterro sanitário de Apucarana, na Rua Sussumu Shimura (zona rural do município) na segunda-feira (12), resultou em uma pessoa ferida.

De acordo com socorristas do Corpo de Bombeiros, Claudinei Vieira de Oliveira, de 39 anos, teve lesões leves ao ser atingido por um máquinário.

Ele foi socorrido por bombeiros e encaminhado ao Hospital da Providência.

Fonte: www.tnonline.com.br

Incêndio destrói madeireira entre Apucarana e Califórnia

Um incêndio de grandes proporções, iniciado por volta das 22 horas de segunda-feira (12), destruiu uma madeireira à margem da BR-376 (Rodovia do Café), entre o distrito da Vila Reis (Apucarana) e a cidade de Califórnia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Apucarana, as labaredas chegaram a cinco metros e o prejuízo foi grande, mas o montante ainda não foi divulgado.

O fogo só foi controlado completamente cinco horas mais tarde, às 3 horas da madrugada.

Três caminhões do Corpo de Bombeiros e um da prefeitura de Califórnia foram utilizados no combate às chamas.

Todo o barracão e os equipamentos da madeireira foram destruídos, mas ninguém ficou ferido. A polícia investiga o que pode ter causado o incêndio.

A serraria é de propriedade do vereador Valdir Frias, que participava de sessão da Câmara de Apucarana e foi às pressas para o local.

Bombeiros detalharam que foram necessários cerca de 60 mil litros de água para debelar chamas e fazer rescaldo na madeireira.

Fonte: www.tnonline.com.br

Apucarana: menina dá facada em adolescente

Uma adolescente de 16 anos foi apreendida ontem (12) à tarde pela Polícia Militar (PM) após caso de lesão corporal ocorrido no Quarteirão das Personalidades, à Rua Talita Bresolin, ao lado do Cemitério da Saudade, no centro de Apucarana. Ela deu uma facada na perna de uma pessoa. O nome da vítima e o motivo da agressão não foram informados PM.

O Samu informou à polícia que no local havia uma pessoa ferida na perna por golpe de faca e com a chegada de uma equipe da corporação, a vítima apontou uma menor como autora da agressão.

Ela foi apreendida e encaminhada à 17ª Subdivisão Policial (SDP) para as providências legais. Conforme a polícia, para a menor foi elaborado termo de apreensão porlesão corporal.

Já a vítima recebeu socorro do Samu e foi encaminhada ao Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

Fonte: www.tnonline.com.br

Apucarana está em 3º em dívidas de gestores no PR

A Diretoria de execuções (DEX) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou ontem (12) relação, com base no ano de 2010, onde mostra que dos 399 municípios do Estado, 203 deles (51%) têm créditos de R$ 68 milhões a receber, principalmente de ex-prefeitos.

Os valores são de multas e restituição de valores, aplicadas pelo TCE a ex-gestores por irregularidades na administração de recursos públicos. De acordo com as informações distribuídas pela Diretoria de Execuções, apesar de os municípios terem direito à restituição destes valores corrigidos, na maior parte dos casos o dinheiro não retorna aos cofres públicos por omissão das administrações municipais, que deixam de cobrar as dívidas.

No caso de Apucarana, a dívida que aparece no ranking do TCE é de R$ 3,5 milhões, referentes a improbidades administrativas, praticadas pelos ex-prefeitos Carlos Scarpelini e Valter Pegorer. Corrigidos os valores ultrapassariam hoje a casa de R$ 6 milhões.
Com relação a Scarpelini os valores a serem restituídos são referentes a repasses feitos para o futebol profissional nos anos de 1997 e 2000, e ultrapassam a casa de R$ 3,2 milhões. Na justiça o ex-prefeito apresentou como defesa o argumento de que os repasses foram autorizados, à época, pelos vereadores e que também estavam previstos no orçamento do município.

Quanto ao ex-prefeito Valter Pegorer, consta no TCE uma devolução de R$ 8 mil já feita; e uma dívida de R$ 38 mil a ser paga ao município, devido a repasses irregulares feitos às associações de moradores do Núcleo João Paulo e Distrito de Correia de Freitas, nos anos de 2004 e 2007.

Tais liberações de recursos também já provocaram a condenação de Valter Pegorer, em primeira instância, a 5 anos e 10 meses de prisão. Atualmente, ele está recorrendo da sentença em liberdade. As dívidas de Scarpelini e Pegorer já foram ajuizadas pelo Município.

VEREADORES - Ainda com relação à créditos que o Município de Apucarana têm a receber, consta no TCE valores de R$ 3,4 mil a R$ 10,3 mil dos seguintes ex-vereadores: Adalberto rocha Lobo, Adir Ermogenes de Oliveira, Antônio Garcia, Antônio Ribeiro Valim, Dercílio Rodrigues, Édson Hugo Ribeiro, Jairo Faiad da Silveira, João Batista Cardoso, José Rota, Luiz Francisco Ferreira, Satio Kayukawa, Saulo da Silveira, Stênio Alvarenga e Sebastião Felício.

Fonte: www.tnonline.com.br

Dupla de Apucarana se destaca em competição regional

A cidade de Mandaguari foi sediante do Campeonato Regional de Vôlei de Areia, na Praça Independência, reuniu aproximadamente 106 duplas paranaenses, divididas nas categorias livre, sub-15, sub17 e futevôlei, no naipe masculino e feminino. Duplas de Apucarana, Mandaguari, Maringá, Curitiba, Toledo e Londrina estiveram presentes.

Com patrocínio de: Paranatex, Apucarana Auto Peças, GRG, Attack Audio System, Clube de campo Água Azul e Secretaria de Esportes e Lazer de Apucarana, a apucaranense Paula Mariane Pazini Moreira de Freitas, 29 anos, formada em Educação Física, personal trainer na Academia Simone Peres, juntamente com a maringaense Deise Alves Ribeiro, formam dupla há aproximadamente 12 anos, representam o município de Apucarana e disputam diversas competições no estado, conquistando a segunda colocação no evento, disputando 06 (seis) partidas, sendo 02 (dois) jogos no sábado e 04 jogos no domingo.

Uma única derrota, justamente na final do torneio, para a dupla maringaense Dirce e Juliana, por 2 sets a 0, parciais de 22 x 20 e 18 x 15.

“ A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Apucarana, através de seu secretário de esportes, de seu diretor de esportes, professor José Emílio Bueno, as professoras Aparecida Mercadante e Lilian Beluco, parabenizam a atleta pelo ótimo resultado” destacou o professor Luciano Molina, secretário municipal de esportes.

Fonte: www.tnonline.com.br

Estiagem deixa municípios do Vale do Ivaí em estado de alerta


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) classificou ontem como em estado de alerta o abastecimento em três municípios da região. Segundo o gerente regional da companhia, Nelson Mardegan, Califórnia, Jardim Alegre e Rosário do Ivaí podem caminhar para uma situação crítica e até enfrentar um racionamento no consumo de água, caso não chova consideravelmente nos próximos dias. “Estes municípios apresentam dificuldades de captação nos rios”, relatou Mardegan.

Ontem, ele visitou mananciais de Apucarana, Jandaia do Sul e Califórnia para avaliar as condições de abastecimento na região. O levantamento também foi realizado por técnicos da companhia em outras localidades, após uma solicitação da direção estadual da Sanepar.

O gerente regional explicou que as dificuldades de abastecimento enfrentadas na região são fruto de dois tipos de vulnerabilidade. “Uma delas é a escassez de água em rios ou poços, que têm os níveis rebaixados. A outra é pelo forte calor e o consumo maior em relação à capacidade para suprir esta demanda pontual”, comentou.

Na região, observou Mardegan, deficiências envolvendo captação chamam mais atenção em Jardim Alegre. No município, aos finais de semana, vem sendo preciso utilizar caminhões-pipa vindos de Ivaiporã para abastecer a população. Em Jandaia do Sul, assinalou o gerente regional, os serviços ainda não foram afetados pela estiagem, mas a Sanepar segue atenta devido à vulnerabilidade do Rio Marumbizinho. O rompimento de uma adutora, no trecho próximo à captação do rio, interrompeu ontem a distribuição de água na cidade. A previsão era de que a tubulação fosse consertada até o final da tarde e que o abastecimento fosse normalizado na madrugada de hoje, gradativamente.

Mardegan completou que, em Apucarana, os problemas na distribuição de água vêm sendo causados pelo aumento no consumo, deixando o município em estado de atenção quanto ao abastecimento. O mesmo ocorre em Grandes Rios, Faxinal e Ivaiporã. Se a falta de chuvas persistir, estas cidades podem chegar ao estado de alerta.

Fonte: www.tnonline.com.br

Moveleiros de Apucarana criam núcleo setorial


Uma reunião, realizada no auditório da ACIA, marcou o início do trabalho para a implantação do Núcleo Moveleiro no Programa Empreender (Proe). Participaram representantes das empresas Valin Móveis, Móveis A.S., Móveis Gutti, Móveis Belas Artes, Marcenaria Takemoto, Móveis Novo Estilo, Marcenaria Bússolo e Casual Móveis e Decorações.

“A proposta de criação do núcleo teve boa receptividade. Os representantes das empresasdemonstraram bastante interesse, discutindo as primeiras ações que podem ser definidas e aplicadas”, afirma Claudinéia Oliveira Moreira, do Programa Empreender.

A reunião foi coordenada por Joaquim Alves da Silva, vice-presidente da ACIA e coordenador do Empreender em Apucarana, e Ana Paula Soares, consultora regional da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). O Núcleo Moveleiro será o sexto do Empreender no município. Os demais são os de Floriculturas, Farmácias de Manipulação e Homeopatia, Centros de Formação de Condutores, Panificadoras e Confeitarias e Imobiliário.

De iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, o programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.

Os núcleos são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários.

Fonte: www.tnonline.com.br

Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More