quarta-feira, 28 de março de 2012

No dia 04/04/2012 tem diversão garantida para as crianças de Kaloré - piscinas de bolinhas, pula-pula e brinquedos infláveis

No dia 04/04/2012, quarta-feira os Departamentos de Educação e Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Kaloré, promoverão um evento de recreação direcionado a todas as crianças da cidade.

Haverão piscinas de bolinhas, pula-pula e brinquedos infláveis.
A diversão estará garantida a partir das 14:00 horas com uma pausa às 18:00 horas retornar às 19:00, permancecendo até as 21:30 horas.

Os brinquedos serão montados na Praça Francisco Lemes Gonçalves e a diversão será supervisionada pelos funcionários dos Departamentos de Educação e Cultura e contará também com a colobaração de voluntários para garantir uma diversão segura para as crianças.

Juntamente com este evento, a APAE de Kaloré também estará promovendo a Festa do Pastel, tradicional na cidade.


 

Em município do PR, internet é gratuita para quem está em dia com impostos

No encontro de prefeitos esta semana, em Brasília, o principal assunto é a pauta de reivindicações apresentada ao governo. No entanto, iniciativas isoladas e de grande efeito local são compartilhadas. É o caso do município paranaense de Bom Sucesso do Sul, que conseguiu levar, com recursos próprios, internet banda larga gratuita para os 3,3 mil habitantes. O 1º Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos, ocorre até amanhã na capital federal. 

De acordo com o prefeito, Elson Munaretto, para fornecer o serviço à população, a prefeitura ofereceu aos moradores o provedor criado anteriormente para atender à administração do município. Para ter direito à internet gratuita, os moradores precisam estar em dia com o pagamento dos impostos municipais. 

- É uma iniciativa simples, barata e inovadora. Além de combater a inadimplência, a gente faz com que as pessoas que moram em uma cidade pequena como a nossa tenham acesso à informação. Isso faz com que as pessoas permaneçam na nossa cidade e que a população rural não deixe a vida no campo e continuem produzindo. As pessoas não vão embora de uma cidade pequena se elas sabem que estão conectadas ao mundo - destacou o prefeito. 

Para ter acesso à internet, o morador de Bom Sucesso do Sul tem que se cadastrar no portal criado pela prefeitura e obter sua senha. 

- O provedor serve tanto à administração pública quanto à população - destacou. 

A proposta sensibilizou o governo do Paraná e, de acordo com o prefeito, a companhia energética do estado, a Copel, vai instalar cabos de fibra ótica para melhorar o acesso a uma internet mais rápida. 

- Essa instalação não terá custos para a prefeitura. Nós só teremos custos com a manutenção - destacou o prefeito. 

Brasil vai lançar satélite para proporcionar banda larga a todos os municípios 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, anunciou nesta quarta-feira que o Brasil vai lançar um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios brasileiros. 

O investimento é avaliado em R$ 750 milhões e a Índia deve ajudar na empreitada melhorando nossas condições técnicas. 

- Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante - disse o ministro. 

Raupp também vai tratar de outro assunto com as autoridades indianas: um acordo para o programa "Ciência Sem Fronteiras", que permite que estudantes e especialistas brasileiros estufem no exterior assuntos de ciências naturais e engenharia. O Brasil pretende estimular o intercâmbio nas áreas de tecnologia, saúde e ciências de forma geral. 

Nos próximos dias, Brasil, Índia e África do Sul discutem o lançamento de um satélite para a observação do clima no Atlântico Sul. 

Com informações da Agência Brasil e do www.srzd.com

Fonte: www.monitormercantil.com.br

Governo do Paraná apresenta propostas na reunião da direção da APP-Sindicato com a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) após a grande mobilização do último dia 15/03

Na reunião, governo propôs antecipar parcelas da equiparação, chamar novo concurso para este ano e ofertar nova dobra

A primeira reunião da direção da APP-Sindicato com a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) após a grande mobilização do último dia 15, quando mais de sete mil educadores do Paraná saíram às ruas, ocorreu na manhã desta terça-feira (27), em Curitiba. A paralisação, uma das maiores dos últimos anos, pressionou o governo a apresentar propostas relacionadas a aplicação da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) no Estado. E foi o que ocorreu no encontro de hoje.

Participaram da reunião, pela APP, a presidenta Marlei Fernandes de Carvalho e os diretores: Luiz Carlos Paixão da Rocha (Imprensa e Divugação), Elizamara Goulart Araújo (Gênero e Igualdade Racial), Edilson Aparecido de Paula (Municipais), Isabel Catarina Zöllner (Política Sindical), Miguel Baez (Finanças), o deputado estadual Professor Lemos e o economista do Dieese Cid Cordeiro. Pela Seed, além do secretário de Educação Flávio Arns, estavam: Jorge Wekerlin (Diretoria Geral), Meroujy Cavet (Superintendência de Desenvolvimento Educacional), Graziele Andriola (GRHS/Seed), Cilos Roberto Vargas (Gabinete) e o assessor político Paulo Schmidt (Vice-Governadoria).

A respeito de um dos pontos centrais da pauta dos educadores, o pagamento do novo valor do Piso definido pelo Ministério da Educação em fevereiro, R$ 1.452,06 (hoje, o Paraná está 18,67% abaixo desta cifra), o governo fez a seguinte proposta: aplicar a data-base em maio (que provavelmente será de 6,5%); em julho, pagar a segunda parcela da equiparação salarial (5,95%); em outubro, a pagar a terceira parcela da equiparação acordada para 2013, de 5,95%. Isto totalizaria, ao final, uma reposição de 19,55% para os professores.

A direção da APP cobrou que o pagamento do Piso, conforme determina a lei, deve ser efetuado a partir de janeiro. A equipe da Seed reconheceu o fato. Uma das propostas apresentadas pela APP foi a aplicação, no índice da equiparação que deve ser pago em outubro, de um percentual maior que os 5,95%. Esta diferença serviria tanto para quitar o retroativo, como também diminuiria a provável diferença que o Estado deverá pagar, em 2013, quando sair a correção anual do Piso. O governo se dispôs a avaliar e continuar o debate.

Sobre a hora-atividade, ponto fundamental da Lei do Piso e tema central da Campanha Salarial dos educadores do Paraná deste ano, o governo se comprometeu em formatar proposta de implantação. Ela sairá no conjunto da realização de um novo concurso para todas as disciplinas conforme a APP reivindica (edital previsto para maio) e oferta de uma nova dobra de padrão (ainda este semestre), também reivindicada pelo sindicato e que está sendo formatada em uma comissão especial da qual o sindicato participa.

Até a sexta-feira (30), a Seed formalizará a proposição. Entre as possibilidades discutidas está o encaminhamento à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 60 dias, de um projeto que escalone a implantação dos 33% de hora-atividade da seguinte forma: janeiro de 2013, julho de 2013 e janeiro de 2014. Outra possibilidade é a implantação em duas vezes.

Outro tópico fortemente debatido foi o pagamento do reajuste de 14,13% para os funcionários de escola. A APP defendeu a necessidade de se incorporar um percentual de ganho real aos salários dos funcionários, que vá além da correção da inflação na data-base. Isto significaria a aplicação dos prováveis 6,5% (em maio) e, em seguida, mais 7,16%. O anúncio do reajuste do salário mínimo regional (que também deve ser de 14,13%) que deve sair ainda esta semana é um dos elementos fundamentais nesta luta.

"Nós estamos tratando de recursos da educação. Avançar no salário dos funcionários de escola é valorizar esta parcela da categoria que, no conjunto dos servidores do Paraná, recebe os menores salários. Aplicar este índice de ganho além da inflação é possível e factível, não causará nenhum impacto proibitivo nas contas do Estado", destacou a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

Acompanhando o argumento o secretário de Imprensa da APP, professor Luiz Carlos Paixão da Rocha, que lembrou que os próprios funcionários da Secretaria da Educação são, entre as secretarias estaduais, os que ganham menos. "Nos últimos anos, a categoria avançou nos aspectos de ingresso, carreira, formação continuada. Agora, precisamos focar, de maneira urgente, nos salários", destacou Paixão.

O secretário de Educação Flávio Arns também concordou que é preciso avançar no reajuste dos funcionários. A Secretaria de Educação fará um debate interno e, no mês de abril, com a APP, para avançar na proposta.

Concurso e cargo de 40 horas - Junto com o debate sobre a implantação da hora-atividade, veio a discussão sobre a necessidade de contratação de mais professores no Estado. Em vista disso, a Secretaria garantiu a realização, ainda este ano, de um novo concurso para professores, uma das grandes reivindicações da categoria. O edital está sendo preparado e deve ser publicado em maio. A necessidade de um novo concurso vem sendo apontado exaustivamente pela APP.

Também foi anunciada, após muita argumentação do sindicato e pressão da categoria, a oferta de uma nova dobra de padrão para este semestre. Uma comissão formada pelo sindicato e governo deve se reunir na próxima semana para discutir alterações no decreto que criou o cargo de 40 horas. De acordo com a superintendente de Educação Meroujy Cavet, serão disponibilizadas em torno de 20 mil vagas. AS vagas serão baseadas na matriz curricular.

Plano de carreira dos funcionários - Na reunião, a direção da APP apresentou ao secretário de Educação as principais alterações propostas no plano de carreira dos funcionários de escola (clique aqui para ler a matéria completa da última reunião da comissão). Entre elas, a criação de uma nova promoção tanto para os agentes I (cinco classes para ensino superior), como para os agentes II (sete classes para cursos de pós-graduação), concurso de remoção, recesso escolar, abertura de novo período para os funcionários ainda enquadrados no QPPE mudarem para o QFEB.

Também foram debatidos os dois pontos que não obtiveram consenso na comissão: a questão de cerca de 400 funcionários agentes educacionais I que atuam no serviço administrativo e a não consideração do tempo de serviço prestado à Paranaeducação, e pelos PSS, para efeito de quinquênios. Outro tema em debate é a ampliação do valor do auxílio-transporte. A equipe da Seed concordou em reexaminar as questões. O governo também se comprometeu em enviar um projeto de lei com as alterações para a aprovação na Assembleia Legislativa até o mês de maio. Uma nova reunião da comissão sobre os planos de carreira está agendada para amanhã, dia 28.

Pagamento das promoções da turma do PDE 2009
- Durante a reunião com o secretário, a direção da APP voltou a cobrar o pagamento dos avanços devidos aos professores que cursaram o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na turma de 2009. Na reunião realizada entre sindicato e governo no final de fevereiro, a Seed afirmou que estes valores sairiam no salário de março. Isto não ocorreu. O sindicato cobrou que o pagamento seja efetivado na folha de abril. De acordo com o diretor geral da Seed, a Secretaria de Estado da Fazenda negou o pagamento em março. Por conta disso, a Seed deve trabalhar para que esta dívida seja sanada no próximo mês (abril).

Porte das escolas - A direção da APP apresentou uma preocupação encaminhada por alguns diretores sobre se as demandas dos programas (classificados na resolução do porte como periódicos ou permanentes) estão de fato sendo consideradas no cálculo do porte. De acordo com Meroujy Cavet, a base do porte é o número de alunos e que estas demandas são, sim, levadas em conta. Ela informou que os próprios diretores podem fazer o cálculo antes do mesmo ser rodado. A superintendente salientou que a implantação será gradativa e que possíveis erros poderão ser corrigidos, mesmo depois do porte rodado.

Saúde - Questionado pela direção da APP sobre uma possível intervenção junto à Secretaria de Estado de Administração e Previdência (Seap) para agilizar o anúncio de um novo modelo para substituir o atual Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) dos servidores, o vice-governador Flávio Arns informou que está agendada, para o próximos dias, uma reunião sobre o tema com o secretário Luiz Eduardo Sebastiani. O secretário reafirmou o compromisso do governo de apresentar uma proposta até junho.

Bolsa-auxílio PDE - A Secretaria informou que está preparando uma nova Resolução da bolsa-auxílio e que esta deverá contemplar os profissionais que hoje não recebem. A APP reiterou que todos têm o direito de receber.

Gratificação de diretores - A proposta de reajuste da gratificação da função de diretores e diretores-auxiliares da Seed está, segundo a superintendente da Educação, sendo concluída e deve ser apresentada em breve a APP.

Concurso de remoção
- Atendendo a outra reivindicação da APP, a Seed informou na reunião que no segundo semestre haverá um novo concurso de remoção para os funcionários da educação 

Fonte:

Luto em RIO BRANCO DO IVAÍ - Morre vítima de acidente

Foi sepultado na tarde de terça-feira, 27 de março de 2012, em Rio Branco do Ivaí, pela funerária Nacional de Ivaiporã, o corpo de Nonato Pereira da Paz, um cidadão que era morador da Localidade de Porto Espanhol. Ele tinha sido vítima de um acidente no dia 18 de março, quando deslocava para a Festa de Aniversário de Grandes Rios. Há informações que ele conduzia uma moto e teria caído ao desviar de uma cobra que estava sobre a pista, mas a informação foi confirmada por familiares. Segundo o Sargento Ricardo, do Posto Rodoviário de Ubá do Sul, consta no Boletim que Nonato Pereira, era inabilitado e caiu da moto quando trafegava na rodovia. Ele estava internado em um Hospital de Ivaiporã, e entrou em óbito na noite para amanhecer terça-feira, 27 de março. 

Fonte: www.berimbaunoticias.blogspot.com.br

Kaloré de volta ao Esporte

Terá inicio no Domingo, 01 de Abril de 2012, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Kaloré, contará com a participação de todas as equipes do municipio e será disputado nas categorias Aspirantes e Titulares, os jogos terão inicio às 08:45. o evento é uma realização do Departamento municipal de esportes e Conselho Municipal de Esportes.

Vereadores endurecem tom contra a Sanepar e a Copel

Os vereadores de Apucarana não pouparam críticas à Sanepar e à Copel, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (26). A sucessão de críticas foi iniciada pelo presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM).

Para ele, a Copel tornou-se “incomunicável em Apucarana”, uma vez que nem mesmo um telefone o escritório local disponibiliza para atender ao consumidor. “Numa cidade com mais de 120 mil habitantes, que é polo regional, a Copel no mínimo deveria disponibilizar um 0800 para atender as pessoas. Quem precisar terá que se deslocar até o escritório, que fica retirado. Ao contrário de outras cidades, como Londrina e Maringá, aqui não se dá a mínima para o cidadão que mantém a Copel com o seu dinheiro”, afirmou Alcides Ramos.

Segundo o presidente da Câmara, há problemas diversos com loteamentos realizados na década de 90. “Há casos, por exemplo, de postes que foram instalados no portão da casa da pessoa. A gente procura a Copel, ela diz que não tem os documentos e age como se não estivesse nem aí. É uma total falta de respeito.

Eles agem como se a Copel fosse uma empresa particular e não um patrimônio de todo o povo paranaense”, acrescentou Alcides. Ele também lembrou que proprietários de granjas da região tiveram prejuízos enormes em função de corte no fornecimento de energia, causando a morte de milhares de aves, e sem qualquer chance de reclamar diretamente à Copel. “Tenho certeza que não é essa a Copel que o governo Beto Richa quer para o povo de Apucarana e da nossa região”, destacou o vereador.

Quanto à Sanepar e à constante falta de água em Apucarana, o presidente da Câmara disse que as desculpas do escritório regional já não convencem mais ninguém. “Não cola mais dizer que está faltando água porque o governo passado não fez investimentos, até porque no governo passado não faltava água. Já se passaram um ano e três meses desse governo e a Sanepar precisa deixar de conversa e partir para a solução”, destacou Alcides, citando o nome dos bairros onde faltou água no último final de semana.

A vereadora Lucimar Scarpelini (PP) também foi outra que criticou a Sanepar pela falta de água. Para ela, passado o primeiro ano, que geralmente é um período de ajustes, o governo Richa precisa ter uma presença mais forte na cidade. “Nós também aprovamos a aquisição de um terreno para a construção da Casa de Custódia, enfrentamos até um certo desgaste, principalmente com os moradores da região de São Domingos, e não vejo nenhum avanço nesse sentido. O minipresídio está lotado, vai explodir”, advertiu a vereadora.

Outros vereadores, como Marcos Martins (PTC), Telma Reis (PMDB) e Mauro Bertoli (PTB) também criticaram a falta de água e pediram uma solução urgente por parte do governo estadual.

Fonte: www.tnonline.com.br

Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More