quinta-feira, 17 de maio de 2012

Empresa apresenta preliminar do plano de resíduos para Apucarana

Técnicos da Ecotécnica Tecnologia e Consultoria Ltda., empresa contratada para a elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) para o município de Apucarana, realizou nesta quinta-feira (17/05), no salão nobre da prefeitura, a primeira oficina técnica para apresentação preliminar do trabalho que vem realizando. Participaram do encontro representantes da Sanepar, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commap), do Observatório Social de Apucarana (OSA), das secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo, Obras e Serviços Públicos, da Indústria, Comércio e Agricultura, da Fazenda e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). “Nos foi repassado o que a empresa já conseguiu de informações e o que ainda necessita para concluir o estudo que vai apresentar o diagnóstico do que existe e o que é necessário fazer daqui para frente. Foi uma discussão técnica importante, de grande contribuição para que tenhamos a formatação de um plano eficaz, que seja resolutivo para atender todas as necessidades do município neste setor”, comentou o engenheiro civil Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos. Ele salienta que a empresa tem mais 60 dias para concluir o plano. “O trabalho está 50% concluído”, comunica. O investimento municipal com a contratação da empresa especializada é de R$64.850,00. 

O representante do Commap, Edson Denobi, destacou que o plano de resíduos sólidos é a concretização da expectativa de toda a sociedade. “O que tem sido feito hoje são ações paliativas, o plano vai possibilitar a cidade ter um sistema de coleta e destinação adequada de todos os tipos de resíduos sólidos”, pontuou. 

Antes da conclusão dos trabalhos, a Ecotécnica ainda irá promover novas oficinas técnicas junto às entidades. 

O plano de gerenciamento é uma exigência legal que aponta as ações relativas ao manejo, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta (convencional ou seletiva), armazenamento, transporte, tratamento e disposição final em relação aos resíduos sólidos.

Foto: Edson Denobi






Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Obra de recape altera tráfego na Clotário Portugal

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana comunica que tem início nesta sexta-feira (18/05) a obra de recape da Rua Desembargador Clotário Portugal, no trecho entre as ruas Guarapuava e Demétrio Santos Moreira. Até a conclusão dos trabalhos, a rotina de tráfego na via vai sofrer alterações diárias, de acordo com a evolução da frente, que vai ser quadra a quadra. Com isto, é imprescindível que motoristas respeitem as barreiras de trânsito e procurem caminhos alternativos. 

Os condutores que tenham residência ou trabalham em empresas no trecho que vai receber a melhoria também devem procurar não estacionar os veículos na via pública com a aproximação dos trabalhos dos operários e maquinários. 

O trânsito de caminhões, que já é proibido, vai ser monitorado ainda com maior intensidade. 

O investimento será de R$263.897,00 e compreenderá 10.684,89 metros quadrados de recape asfáltico. Os recursos são parte do Programa de Recuperação Asfáltica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu/Paranacidade) e parte contrapartida municipal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Advogados e servidores são presos por supostas fraudes

Cinco pessoas foram presas temporariamente nesta manhã (17) em Ivaiporã Ivaiporã (110 km ao sul de Apucarana), a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), por supostas fraudes em processos que tramitam no Juizado Especial Cível. As prisões – de dois advogados, dois servidores do Judiciário e um morador de Ivaiporã - foram decretadas pela juíza da Vara Criminal da Comarca, Adriana Marques dos Santos. Os servidores do Judiciário estão afastados de suas funções públicas. 

Segundo as apurações do MP-PR, as fraudes e falsidades envolviam o ajuizamento de ações de cobrança e execuções de títulos de crédito de pessoas que tinham falecido antes da propositura da ação. Mesmo mortos, era registrado o comparecimento deles nos autos. 

Também foram cumpridos nesta manhã, com autorização judicial, mandados de busca e apreensão nas residências dos detidos e em um escritório de advocacia da cidade. De acordo com a Promotoria, o procedimento tramita em sigilo.

Fonte: www.bonde.com.br

AVISO IMPORTANTE (Apucarana)

Neste sábado (19/05) Apucarana vai intensificar a vacinação contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde da nossa cidade. Os índices, até terça-feira (15/05), eram de 36,52% e a meta municipal é vacinar 80% de um público alvo de cerca de 20 mil pessoas. Hoje (quinta-feira 17/05), a secretária Municipal de Saúde, Claudia Romagnoli, a diretora-geral da Autarquia Municipal de Saúde, Maria Neusa Sousa de Oliveira, e a enfermeira Gelcy Marchini, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, estarão à disposição da imprensa para esclarecer dúvidas sobre a vacinação e fazer o anúncio oficial das UBS que estarão atendendo em horário especial neste sábado. A reunião será às 9 horas no segundo andar da Autarquia de Saúde. Contamos com a colaboração e a presença de todos vocês. Mais informações com Simone – 3162-3056.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

UBS ESTARÃO FECHADAS para capacitação dos servidores para o APSUS

A direção da Autarquia Municipal de Saúde comunica que até 28 de maio, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Apucarana estarão fechadas, das 12 às 17 horas, para capacitação dos servidores para o Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no SUS (APSUS). O fechamento das UBS será alternado. A capacitação será ministrada por profissionais do Governo do Estado/16ª Regional de Saúde, na sala de reuniões da Autarquia, das 13 às 17 horas, nos dias 17, 21, 22, 23, 24, 25 e 28 de maio. O APSUS institui uma nova lógica para a organização da Atenção Primária à Saúde (APS), estreitando as relações entre o Estado e os Municípios. ATENÇÃO: HOJE (quinta-feira 17/05) estarão fechadasas UBS Antônio Sachelli (Jardim Colonial), Padre Dominic Camilleri (Caixa de São Pedro) e Walter Lazarini (Distrito de Pirapó). Nasegunda-feira (21/05) estarão fechadas as UBS Joaquim Trizotti (Adriano Correa), Valdecir de Paula (Jardim das Flores) e Orestes Marquito (Jardim Marissol); na terça-feira (dia 22/05): UBS Ana Maria Pepatto (Jardim Trabalhista), Osvaldo Damin (Vila São Carlos) e Romeu Milani (Centro). As demais UBS que estarão fechadas serão divulgadas ao longo da próxima semana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

AMS REALIZA ENCONTRO DE PROFISSIONAIS da Odontologia sobre Acidentes Ocupacionais

Será realizado hoje e amanhã (quinta e sexta-feira 17 e 18/05), na sala de reuniões da Autarquia Municipal de Saúde, das 08 às 12hs, o “Encontro de Profissionais da Odontologia sobre Acidentes Ocupacionais”. O evento, que faz parte do Plano de Ações e Metas do “Centro de Saúde e Dignidade” Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta), irá abordar temas de promoção, proteção e prevenção à saúde, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV/AIDS e hepatites. Participarão da capacitação, todos os profissionais de odontologia do Centro de Especialidades Odontológicas, Estratégia Saúde da Família (Saúde Bucal) e Atenção Básica, auxiliares e técnicos em saúde bucal. As palestras serão ministradas pelo coordenador do NATTA, enfermeiro Jonas Batista de Campos e pela assistente social, Claudia Maria Simplício de Oliveira. A escala dos odontólogos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi feita para que o município não fique sem cobertura de atendimento nos dias da realização da capacitação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

MESA REDONDA: SEMANA DE combate à exploração e violência sexual contra crianças

Hoje (quinta-feira - 17/05), às 19h30, no Cine Teatro Fênix, tem a peça de teatro “Escutar é diferente de ouvir”. A entrada é gratuita a toda a comunidade e faz parte da programação da 2ª Campanha Municipal de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Criança e Adolescente, uma iniciativa do Serviço de Atenção e Proteção Especializado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar, Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (IAMA), Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB/Apucarana, projeto de Teatro do Sesc Apucarana e Comander. Amanhã (sexta-feira - 18/05), Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a programação prevê um ato público “Basta de Violência”, às 9h30, na Praça Rui Barbosa. Vão participar crianças e adolescentes das escolas apucaranenses. No decorrer de toda a semana, nas escolas da rede municipal de ensino vão acontecer apresentações do teatro “Chapeuzinho Cor de Rosa”. A meta é, de forma descontraída, orientar e ensinar às crianças como se defender da violência. Mais informações 3422-9357.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

CAPS AD E CAPS I estarão fechados para atendimento aos pacientes na sexta-feira

As coordenações do CAPS AD e do CAPS I comunicam que amanhã (sexta-feira - 18/05), os centros estarão fechados para atendimento aos pacientes. Os profissionais vão estar participando do I Encontro da Rede de Atenção a Saúde Mental de Apucarana – “Loucura em Pauta”. A atividade está sendo realizada em alusão ao “Dia da Luta Antimanicomial”. Mais informações CAPS AD 3901 1048 e CAPS I 3901 1047.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

AMS REALIZA I Encontro da Rede de Atenção a Saúde Mental

A Autarquia Municipal de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família/Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), departamento de Assistência Social e os CAPS AD e I, em parceria com o CAPS de Cambira, realizam amanhã (sexta-feira - 18/05), o I Encontro da Rede de Atenção a Saúde Mental de Apucarana “Loucura em Pauta”. A atividade, que esta sendo desenvolvida em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial (18/05), acontece na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Praça Rui Barbosa, 12 (próximo ao Banco do Brasil). O evento terá início às 08 horas, com a exposição de trabalhos/produções e divulgação de vários serviços. Durante todo o dia serão realizadas atividades diversas voltadas ao tema. O encerramento do I Encontro está previsto para as 17 horas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

APUCARANA REALIZA VIGÍLIA em memória às vítimas do HIV/AIDS

Apucarana realiza neste domingo (20/05 – terceiro domingo de maio) a Vigília Mundial em memória às pessoas com HIV/AIDS. Igrejas de Apucarana, independente do credo, estão sendo convidadas para participarem da Vigília. “Convocamos os fiéis para que desenvolvam atividades que venham de encontro com essa mobilização como apresentação de corais, lembrar pessoas que foram símbolos da luta nesta campanha, entre outros”, destaca o coordenador do NATTA, enfermeiro Jonas Batista de Campos. Coordenado, na cidade, pelo NATTA, o Candleligth (Luz de Velas), como ficou conhecida em todo o mundo, contará com a participação de toda a comunidade e de instituições ligadas à prevenção do HIV/AIDS. As atividades sobre DST/AIDS serão realizadas em parceria com varias instituições, principalmente com o Projeto Renascer. A Mobilização Mundial em Solidariedade às Pessoas vítimas da AIDS nasceu nos Estados Unidos, no dia 07 de maio de 1983, com um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram em função de ter adquirido o vírus da Aids. Esta vigília ficou conhecida como Candleligth (luz de velas). O ato tem como símbolo as chamas das velas acessas que nesta ocasião sinalizam um estado de vigilância. Ao mesmo tempo busca iluminar para a realidade da epidemia e solidariedade com as pessoas vivendo com Aids e os seus familiares.

*Entrevista com Jonas Batista de Campos, no NATTA, 3901 1066 – parte da manhã

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

APUCARANA SELECIONA NOVAS mães sociais

A Prefeitura de Apucarana comunica que já está disponível, no portal compras.apucarana.pr.gov.br, o edital de chamada pública que visa a seleção de mães sociais para o Programa de Acolhimento Casa Lar e Família Guardiã. As mães sociaisatendem crianças e adolescentes (zero a 18 anos) no serviço socioeducativo de convivência. A habilitação das inscritas acontece às 9 horas de segunda-feira (21/05). Entre os pré-requisitos estão ter idade entre 25 e 55 anos; possuir no mínimo, 4ª série do ensino fundamental; ter aptidão para cuidar de crianças e adolescentes; ter disponibilidade de tempo; possuir boa condição de saúde, não apresentando limitações físicas e mentais que impeçam o acompanhamento das crianças e adolescentes; e não possuir antecedentes criminais. As mulheres selecionadas farão parte de um banco de reserva. A Secretaria Municipal de Assistência Social, em conformidade com o interesse institucional, fará as devidas convocações, por meio da assinatura de termo de parceria. Benefícios oferecidos - Sistema “Família Guardiã”: - repasse de benefício no valor de 75% do salário mínimo vigente e 01 (uma) cesta básica mensal, por criança atendida; desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - Sistema “Casa Lar”: - repasse de benefício no valor de 75% (setenta e cinco por cento) do salário mínimo vigente por criança e ou adolescente atendidos pelo programa; repasse mensal de 01 (uma) cesta básica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social por criança e ou adolescente atendidos pelo programa; pagamento das despesas de água, luz, telefone e aluguel, conforme estipulado na lei municipal 005/2009; apoio técnico, administrativo e financeiro para desempenhar as suas funções além de capacitação permanente para o desenvolvimento das mesmas. Mais esclarecimento sobre a chamada pública das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, pelos telefones 3162-4218, 3162-4225 e 3162-4259.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

ABERTAS INSCRIÇÕES para seletiva Apucarana da Mostra Paranaense de Dança

A Fundação Cultural de Apucarana comunica que estão abertas até o dia 23, as inscrições para a seletiva de Apucarana da Mostra Paranaense de Dança 2012. Realizada pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), os inscritos participam da seletiva dias 2 e 3 de junho, no Cine Fênix. Podem se inscrever bailarinos individuais ou grupos de dança pelo site www.ababtg.org.br. Mais informações 3423-2944.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

II Prova Rústica Cidade Acolhedora se consolida em São Pedro do Ivaí

A exemplo do que aconteceu no ano passado, quando teve até a presença do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, celebridade nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, a segunda edição da “Prova Rústica da Cidade Acolhedora” fez o maior sucesso em São Pedro do Ivaí, ajudando a consolidar o município nesta modalidade esportiva. “O evento foi dos mais prestigiados, em todas as categorias, o que nos faz acreditar que tem tudo para se tornar uma tradição em nosso município”, afirma o diretor de Esportes, Adenilson Gregório. Ele lembra o apoio recebido da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). 

A classificação geral da corrida, realizada na semana passada como parte da programação do Dia do Trabalho, foi a seguinte: na categoria mirim (até dez anos, percurso de 200 metros), feminino, 1° Vitória Tomé, 2° Emili Viana Zulian e 3° Maria Eduarda Lacerda. No masculino, 1° Renan César Pereira de Souza, 2° João Pedro Marques Tavares e 3° Gabriel Guilhen. Na categoria 11 a 15 anos (mil metros), feminino, 1° Nathalia Fernanda Martins da Silva, 2°Heloisa Almeida e 3° Jenifher Nayara dos Santos. No masculino, 1°Igor Aguiar Souza, 2°Kauan Jenenes e 3°Lucas Andrade Freitas da Silva. Na categoria livre, feminino, 1°Kamilly Izalberte Pereira e 2°Vanessa Belasco. No masculino, 1° Anderson Silva, 2° Valdecir Padilha e 3° Ângelo Almeida. Houve troféus, medalhas e premiação em dinheiro para os melhores colocados.


“Queremos destacar o empenho dos organizadores e agradecer a presença de todos os competidores e também dos patrocinadores, que ajudaram a fazer da segunda Prova Rústica uma festa tão bonita do esporte em nosso município”, afirma a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri.

Fonte: www.tnonline.com.br

Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More