terça-feira, 15 de maio de 2012

Mesa redonda: Semana de combate à exploração e violência sexual contra crianças

Amanhã (quarta-feira - 16/05), às 19 horas, na Subseção da OAB/Apucarana, acontece mesa redonda “Visão multiprofissional da violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes – aspectos jurídicos, garantia de direitos e questões psicossociais”. 
 
O evento faz parte da programação da 2ª Campanha Municipal de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Criança e Adolescente, uma iniciativa do Serviço de Atenção e Proteção Especializado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar, Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (Iama), Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB/Apucarana, projeto de Teatro do Sesc Apucarana e Comander. 
 
Os destaques da programação são os seguintes: quinta-feira (17/05), às 19h30, no Cine Teatro Fênix: Teatro “Escutar é diferente de ouvir”, gratuito e aberto a toda a comunidade. Sexta-feira (18/05), Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a programação prevê um ato público “Basta de Violência”, às 9h30, na Praça Rui Barbosa. 
 
Vão participar crianças e adolescentes das escolas apucaranenses. No decorrer de toda a semana, nas escolas da rede municipal de ensino vão acontecer apresentações do teatro “Chapeuzinho Cor de Rosa”. A meta é, de forma descontraída, orientar e ensinar às crianças como se defender da violência. Mais informações 3422-9357.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Apucarana recupera pontes na zona rural

Além do trabalho diário de conservação e recuperação das estradas rurais, exercido pela Patrulha Rural Mecanizada da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, a Prefeitura de Apucarana realiza também um serviço de atenção às pontes rurais. A responsabilidade neste setor, entretanto, é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Segundo relatório apresentado nesta segunda-feira (14/05) pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Obras Josué Ferraz Dutra, de 23 de abril ao dia 10 deste mês, seis importantes travessias foram contempladas com reparo (reconstrução) e até mesmo completa substituição do madeiramento (construção). “Tudo com o emprego de recursos próprios”, destaca Dutra.

As pontes reparadas foram a do “Moinho” sobre o Rio Biguaçu, e a do “Bambu”, sobre o Rio Barra Nova. Já as pontes construídas novamente foram a da “Baitaca”, no Distrito de Caixa de São Pedro, a do “Coronel”, no Rio Barra Nova na Estrada do Tatuzinho a São Domingos, e a ponte sobre o Rio do Cerne.

Patrulha Rural – Nesta semana, as equipes da Patrulha Rural Mecanizada iniciaram os trabalhos na Estrada do Turco, nas proximidades do Parque Industrial Galan e na Estrada da Jacucaca. “Nesta primeira frente temos uma motoniveladora, uma pá-carregadeira e seis caminhões, já na Jacucaca trabalham uma motoniveladora e três caminhões”, informa Ivo Gilberto Martins, secretário Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura.

O boletim diário dos serviços pode ser acompanhado pelo cidadão no portal da prefeitura na internet. Basta acessar www.apucarana.pr.gov.br e procurar o banner do programa, já na página principal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Apucarana conquista recursos para CMEI do Jardim Catuaí e Afonso Camargo

Maquete do CMEI
O Chefe do Executivo Municipal participou nesta segunda-feira (14/05), em Brasília, ao lado da presidente Dilma Rousseff, da cerimônia de lançamento da agenda de Atenção Básica à Primeira Infância e assinatura dos termos de compromisso para a liberação de recursos, na ordem de R$1,24 milhão, para a construção de centros municipais de educação infantil (CMEIs) no Jardim Catuaí e também no Núcleo Habitacional Afonso Camargo. Cada unidade – Espaço Educacional do Tipo C – terá capacidade para atender até 120 crianças em regime integral, com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância/PAC 2) e do do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mais contrapartida municipal.

Lançado em 2006 com vistas ao aprimoramento da infraestrutura da rede pública de educação infantil dos municípios por meio de construções de novas unidades escolares, reformas ou ampliações, bem como seu respectivo aparelhamento com equipamentos e mobiliários adequados, o Proinfância é um programa do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação (MEC).

Com relação à nova agenda nacional de atenção básica à primeira infância, o programa lançado pelo governo federal chama-se “Ação Brasil Carinhoso”, que vai reforçar o Bolsa Família e ampliar o atendimento às crianças de zero até seis anos, atingindo milhões de famílias que vivem na extrema pobreza. Os investimentos previstos para o “Brasil Carinhoso” serão feitos em parceria entre os governos federal, estaduais e municipais.

Educação Infantil – O anúncio de que Apucarana viveria o “ano da Educação Infantil” foi feito pela administração municipal em janeiro, durante os festejos dos 68 anos do município, por ocasião da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jonas Pires, no Residencial Garcia/Jardim Marissol. Também dentro dos festejos de aniversário, a prefeitura autorizou as obras de reforma de área de 339,36 m² e ampliação em 530,04 m² do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jandira Gomes Scarpelini, no Jardim Ponta Grossa. Com isso, a capacidade de atendimento vai saltar das atuais 120 para até 260 crianças.

A meta para 2012 é ainda concluir a construção do CMEI do Jardim das Flores (capacidade de 120 crianças) e, em breve, iniciar a “super-creche” do Jardim Diamantina (240 crianças). Um novo grande passo foi conquistado nesta segunda, com a concretização do convênio para os CMEI no Jardim Catuaí e Núcleo Afonso Camargo e a prefeitura ainda luta para a aprovação de um projeto já enviado, para outro centro educacional para a região da Barra Funda, que atenderá às mães que trabalham nas fábricas de confecção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Analfabetismo em Apucarana é o menor da história

A Autarquia Municipal de Educação (AME), da Prefeitura de Apucarana, divulgou nesta segunda-feira (14/05) o panorama apucaranense da Educação para Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Com base em dados do Censo 2010, Apucarana hoje tem a menor taxa de analfabetos da região. Da população de pouco mais de 121 mil habitantes, apenas 5,9% das pessoas com 15 anos ou mais de idade não sabem ler e escrever. No início da década, de acordo com o Censo de 2000, o índice era superior a 9%.

De acordo com os gestores em educação, “a estatística demonstra o sucesso dos esforços do município, do núcleo regional e de outros parceiros, no sentido de superação do analfabetismo em Apucarana”. Segundo eles, nesta próxima década o município deve alcançar ou até mesmo romper para menos a barreira dos 4%, tida como “índice aceitável” pelos estudiosos.

Do universo de apucaranenses ainda não alfabetizados, segundo o relatório apresentado pela coordenadora municipal da EJA, professora Sueli Gomes Reis, entre 15 e 24 anos de idade existem 143 pessoas. Entre 25 a 39 anos, são 431 pessoas; entre 40 e 59 anos são 1.767 pessoas e com mais de 60 anos são 3.259 pessoas.

Desde 2006, a EJA de Apucarana atende anualmente um contingente de aproximadamente 350 alunos na forma presencial de 1ª a 4ª etapas, equivalente às séries iniciais do Ensino Fundamental. “Contamos hoje com 14 estabelecimentos autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). São 23 turmas e um corpo docente de 21 profissionais que oferecem ensino de qualidade, através de uma proposta pedagógica coerente com as necessidades do aluno da EJA”, assinala Sueli. De acordo com ela, além das aulas curriculares, o aprendizado envolve diversos projetos que buscam aproveitar a vivência dos alunos e despertar novos conhecimentos e habilidades. “Entre os projetos está o “Minha História” que esteve entre os selecionados no ano de 2011 do Estado do Paraná para concorrer à Medalha Paulo Freire”, conta Reis.

Em favor da educação inclusiva, a EJA em Apucarana mantém ainda o “professor itinerante” para as turmas de Fase 1 e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) nas turmas onde há necessidade.

Os alunos matriculados são atendidos com material escolar, material didático (livros), passe do transporte escolar (de acordo com a distância comprovada mediante conta de luz) e merenda escolar. “Apucarana conta ainda com parceria do Sesc Apucarana, no Projeto Educação e Cidadania e da Saúde, facilitando o processo de consultas oftalmológicas e óculos”, destaca professora Suzimara Carvalho da Cruz Oláh de Almeida Lima, diretora-presidente da AME.

O que é - A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública no Brasil para aqueles que não completaram os anos da educação fundamental em idade apropriada e não possuem idade escolar. Uma vez matriculados, os alunos enfrentam quatro semestres em um sistema que exige freqüência obrigatória, presencial, com avaliação no processo. Para mais informações sobre a EJA, ligue 3423-1954 ou procure a escola municipal mais próxima.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More