terça-feira, 1 de maio de 2012

Humildade e reformas adequadas farão de Brizola Neto um bom ministro, avaliam Força Sindical e FGV


A confirmação do nome do deputado federal Carlos Daudt Brizola, do PDT do Rio de Janeiro, conhecido como Brizola Neto, como o novo ministro do Trabalho, “foi uma boa nomeação”, disse nesta segunda-feira (30/04)) à Agência Brasil o presidente da Força Sindical no Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá.

Ele declarou que Brizola Neto apresenta duas vantagens para o cargo: “tem um entrosamento bom com o movimento sindical e pertence a um partido diretamente ligado aos direitos dos trabalhadores. Acho que, se ele tiver cabeça e humildade, tem tudo para fazer um bom trabalho no ministério”.

A expectativa do sindicalista é que, agora, com Brizola Neto, que tomará posse no próximo dia 3, “o Ministério do Trabalho saia do ostracismo em que está, onde ninguém libera nada e ninguém faz nada”.

A Força Sindical do Rio espera que o novo ministro “trate todo o movimento sindical com respeito, independentemente dessa ou daquela corrente, e faça o Ministério do Trabalho funcionar a contento”.

Para o economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, Brizola Neto traz a tradição na área do trabalho, “está no DNA dele”. Para o economista, a nomeação do parlamentar poderá acabar com a incerteza ligada à interinidade no cargo, que se prolonga já há algum tempo. Na avaliação de Néri, o Brasil continua vivendo um momento trabalhista interessante que, “com as ações certas”, poderia tornar-se ainda mais significativo, “com reformas adequadas”.

Ele ponderou que quando os empregos formais crescem, isso tende a levar as pessoas a não questionar o que pode ser feito para melhorar mais o cenário. “Na minha visão, a pergunta que não quer calar é quantos empregos geraríamos se tivéssemos um arcabouço institucional mais adequado. Acho que a legislação trabalhista é antiga e precisa ser renovada”. Daí considerar importante que o novo ministro apresente uma agenda trabalhista nova.

O novo ministro do Trabalho é neto do ex-governador Leonel Brizola, morto em 2004, e está no seu segundo mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.portogente.com.br

Ruralista faz coro a ambientalistas e pede que Dilma dê veto integral ao Código Florestal

A bancada ambientalista ganhou um inesperado aliado na pressão para fazer a presidenta Dilma Rousseff vetar o Código Florestal, aprovado na última quarta-feira (25) pelo Congresso. O texto foi aprovado com amplo apoio dos integrantes da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) e provocou protestos de petistas, parlamentares ambientalistas e organizações não governamentais ligadas à preservação do meio ambiente. O aliado inesperado é o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). Um dos maiores exportadores de suco de laranja do país, integrante da bancada ruralista na Câmara, o petebista disse ao Congresso em Foco que se estivesse no lugar da presidenta Dilma Rousseff “vetava o texto inteiro”.

Qual a avaliação do senhor quanto ao texto do Código Florestal aprovado na última quarta-feira?

Nelson Marquezelli – Eu acho que o Código Florestal não ficou a contento. É lógico que é melhor que as portarias do Conama e do Ibama. Mas o Código só seria perfeito se ele tivesse área consolidada. Área consolidada é bom dos dois lados. É bom para quem já desmatou e está usando esta área para o país, laranja, milho, soja, arroz. Se ele desmatou dentro da lei da época, está tudo bem. Nós não queremos anistia para ninguém. Se ele desmatou com leis contrárias, ele que responda. Há 40 anos, o governo incentivava o desmate porque queria aumentar a área produtiva. Para quem não desmatou, também é bom, porque ela preserva o que não foi desmatada.

Uma questão com a qual a bancada ruralista não concordou foi a necessidade da recomposição nas margens de rios de até dez metros. Por quê?
Isso é uma grande besteira. Fiz agronomia e nunca ouvi dizer que cinco, dez metros na beira do rio vai resolver o problema. Se eu tiver 50 metros na margem de um rio, e nessa mesma propriedade, se eu tiver 100 metros quadrados de cana plantada, a cana dá muito mais carbono os 50 metros de floresta. Só na cabeça de quem não entende é que uma árvore plantada é melhor que uma plantação. Qualquer planta acima de cinco centímetros produz carbono para a sua região numa intensidade maior do que uma floresta. Água não é nada. Você tem que proteger as nascentes. O governo deveria fazer a desapropriação de nascentes. Nascente é um veio de água que vem do subsolo e que aflora na superfície. Você tem que proteger rio com curva de nível. Se nós fizermos um código para proteger curva de nível, não deixar cair no canal do rio adubo, defensivos, assoreamento do rio, aí eu tiro o chapéu. Aí eu digo que esses caras entendem. Esses caras não conhecem rio, você vai pegar margem do rio com pedra, com mata, com brejo. Aí a gente fez uma lei para o promotor sentar na frente do Google, consultar o mapa e convocar o produtor da área pelo jornal. ‘Você vai reflorestar, assina aqui o TAC senão eu te ponho na cadeia’.

O senhor já citou dois problemas no texto aprovado pelos deputados. O senhor vê outros problemas?
Tem. Os promotores, esses caras não conhecem o Brasil, e são assim com juízes de Direito. O promotor vai propor a desapropriação da terra e prisão do produtor por não cumprir a lei. Ele não quer saber se produtor está produzindo ou não mil litros de leite por dia ou dez litros. A lei é morta. Estou cansado de ouvir do juiz que está aplicando o que os deputados aprovaram.

Este texto então não dá segurança jurídica?
Nenhuma.

Durante a votação, parlamentares disseram que o substitutivo do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) trazia segurança jurídica para o produtor.
Eles comparam isso com as portarias do Conama e do Ibama. É lógico que o texto é melhor do que as portarias. Mas eu prefiro ficar com as portarias do que com a lei aprovada. Por quê? Por causa da consequência. O promotor não pode pegar uma portaria do Conama e cumprir. Mas ele pode pegar uma lei aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente da República e cumprir.

O senhor também tinha feito críticas ao projeto aprovado anteriormente pelo Senado, em especial à parte dos grandes produtores. Esse trecho específico ficou resolvido ou o problema continua?
Melhorou. Eles tiraram alguns jabutis que ficaram no meio. O artigo primeiro, por exemplo, era puramente uma desapropriação sem indenização de todas as APPs e todas as reservas legais, passando para o domínio público federal. Lógico que depois isso viria uma medida provisória para uma ONG tomar conta, para alguém do meio ambiente tomar conta. Você ia pegar 20% da sua propriedade, mais APP, e passar para o Ministério Público. E ainda com a responsabilidade de plantar. Com isso foi melhor. A comissão conseguiu tirar muita coisa que veio enxertada do Senado que eram de xiitas ambientalistas.

Durante a discussão, o relator Paulo Piau foi alvo pelas doações que recebeu de campanha, aproximadamente R$ 900 mil de empresas ligadas ao agronegócio.
Isso é uma bobagem. Você está falando com um deputado que está aqui há seis mandatos. Quando você chega na campanha, não vê de onde veio o dinheiro. Não dá tempo para ver, se veio do capeta, se veio do Cachoeira, se veio do rio, se veio da mina, não tem como. Por quê? Porque não é o deputado que faz isso. O único que fez isso fui eu, que rejeitei dinheiro do Santander porque defendo os ex-funcionários do Banespa.

Tem uma movimentação da bancada do PT junto com ambientalistas para pressionar a presidenta Dilma Rousseff para vetar o Código Florestal. O que o senhor achar isso?
Fatalmente, se a presidente tiver uma pequena assessoria agrícola, ela vai vetar várias coisas do texto do código. O primeiro é a questão das margens dos rios. Isso vai acabar com todo o hortigranjeiro do interior de São Paulo. Se ela não vetar isso, vai levar um pau dos produtores. Se ela entender bem, ela vai vetar o código inteiro. E vai chegar carregada na Rio + 20. E aí em agosto ela envia uma medida provisória. Chama uns caras como eu que conhece, da Embrapa, com quatro artigos, cinco artigos. Toda propriedade agrícola tem o prazo de dois anos para fazer um projeto sócio-econômico e ambiental, assinado por diversos técnicos. O Brasil é fantástico.

O senhor é um dos maiores exportadores de suco de laranja do país. Como empresário, o senhor se sente prejudicado com este texto?
Agora vem outra análise. Por que eu não me sinto prejudicado? Nós temos hoje uma superprodução de laranja para as indústrias. O preço está baixo. Se eu tirar 1,8 milhão de pés de laranja [pela necessidade de reflorestamento prevista no Código], vai faltar laranja e subir o preço. Então eu não posso falar que estou sendo prejudicado. Eu estou sendo favorecido. Quem está sendo prejudicado é o país porque vai ter uma quantidade menor de suco para exportar. O produtor vai ganhar mais.

O raciocínio do senhor então é o mesmo usado pelo restante da bancada ruralista de que esse texto acaba prejudicando mais o pequeno produtor?
Não tenha dúvida. Por dois motivos: primeiro, pelo tamanho da área. Depois, pela pobreza. O pequeno o ganha pão é aquela área. Se ele diminuir a área dele, o rendimento dele diminui. O código foi um código contra o pequeno proprietário no país. Quando entrou ideologia no meio, virou isso. É um discursando de um jeito, o outro do outro… depois que colocou a TV Câmara aqui, o cara quer aparecer.

De ambos os lados, ambientalistas e ruralistas?
Sim, de ambos os lados. O cara está fazendo discurso dizendo que é bom do jeito que está. Não é possível, é coisa de maluco. Isso é um código feito por maluco. Se eu fosse a presidente Dilma, vetava o código inteiro. Eu baixava uma portaria pegando um cara da Embrapa, das universidades de agronomia, do Ministério do Meio Ambiente, e faria um novo código. Depois mandaria uma medida provisória ou publicaria uma portaria feita pela área científica do país. Vai errar menos. As terras férteis do mundo estão ao lado dos rios.

Fonte: http://www.paraiba.com.br

Nacional, Junior Team e Cincão perdem na estreia da segundona!

Três derrotas, 10 gols sofridos e apenas 3 marcados! Esse foi o saldo negativo da estreia das três equipes de Londrina na segunda divisão do campeonato paranaense. Em Maringá o Nacional perdeu para o Grêmio de Esportes Maringá por 2 x 0. Até certo ponto foi um resultado normal em função de não ter o time completo, pois os reforços do Nacional AC só poderão ser aproveitados na próxima rodada. Cinco jogadores estarão à disposição do técnico Claudemir Sturion. Baiano, Rodrigo e Duda do Rio Branco e mais dois jogadores comporão o elenco do Nacional.

Em Curitiba o Junior Team tomou a maior goleada da rodada, 6 a 1. O time perdeu o volante Kaio no inicio da partida com entorse no joelho e o técnico Carlos Sergio Fabiano foi obrigado a gastar uma mudança. Depois tentou Roberto na cabeça de área para reforçar a marcação, por fim não conseguiu segurar o ímpeto paranista que foi superior e tem um elenco mais preparado. 
 
A derrota não assusta a equipe que ainda tem jogadores e elenco para melhorar o desempenho da equipe, que volta à campo nesta sexta-feira, ás 19h30, contra o Nacional de Rolândia. Em Londrina, a decepção da rodada dos times da região foi o Cincão EC, que começou bem e estava bem armado pelo bom técnico Gilberto Papagaio. O time começou bem e deu mostras que venceria o fraco Cascavel CR com facilidade, mas depois de estar vencendo por 2 a 1 deu espaços e deixou o time de Cascavel jogar com facilidade no meio campo. 
 
O Cincão não aproveitou as oportunidades criadas e cedeu o empate no final da partida, que terminou em 2 x 2. O time não contou com Serginho goleiro, e o volante Neto, que estarão á disposição para o jogo de domingo, diante do Serrano, em Prudentópolis.
 
Fonte: http://londrina.odiario.com

Grêmio Maringá vence no Willie Davids; Metropolitano empata em Irati

O Grêmio Maringá estreou bem na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Na tarde desta terça-feira (1º), no Estádio Willie Davids, o Galo derrotou o Nacional de Rolândia por 2 a 0. Já o Metropolitano Maringá, que iniciou a competição jogando em Irati contra o Grecal, empatou em 1 a 1 com a equipe de Campo Largo.

O Grêmio Maringá começou atacando e dominou o gramado. O primeiro gol aconteceu aos 35 minutos, depois que o atacante Kanu foi derrubado na área. Ele mesmo marcou o pênalti e abriu o placar para o time da casa.

No segundo tempo o Nacional voltou com mais força, fazendo com que o Galo jogasse mais retraído. Quse no fim do jogo, as 46 minutos, em uma jogada de contra-ataque, Rai pegou uma bola cruzada pela esquerda e fez o segundo gol do Galo.

O técnico do Grêmio Maringá, Play Freitas, aprovou a estreia dos jogadores. "Estávamos bastante apreensivos com o início do campeonato, mas felizmente ocorreu tudo bem. Estreamos bem, não decepcionamos, mas poderíamos ter marcado mais gols", fala.

Ele ressalta que a equipe ainda pode melhorar muito. "Estamos treinando juntos há sete dias, por conta disso podemos fazer um entrosamento muito maior entre os jogadores, melhorando nossa performance", diz. Play lembra que até o fim de semana outros atletas se apresentarão para compor o time. "Estamos atrás de mais um volante e mais um zagueiro", diz.

Cerca de 580 pessoas compareceram ao Estádio Willie Davids. A renda foi de aproximadamente R$ 9 mil.

Metropolitano empata

O Metropolitano Maringá empatou contra o Grecal, no Estádio Emílio Gomes, em Irati, na primeira rodada do campeonato. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com as duas equipes buscando entrosamento.

Quem abriu o placar do jogo foi o Grecal, aos 14 minutos do segundo tempo. O Metropolitano empatou quase no fim da partida, aos 41 minutos, com Cléber Lucas.

Próximos confrontos

O próximo desafio do Grêmio Maringá será contra o Júnior Team, no próximo domingo (6), em Londrina. O time sofreu uma goleada no jogo de estreia, perdendo por 6 x 1 contra o Paraná Clube, na Vila Capanema, em Curitiba. "Mas não devemos nos iludir com esse resultado. Por eles estarem jogando na capital, já era um resultado esperado. Acredito que o jogo em Londrina será mais difícil, por isso vamos buscar pegar informações sobre a equipe e nos prepararmos bem para a partida", afirma.

O Metropolitano jogará em casa, no Estádio Willie Davids, contra o Foz do Iguaçu na próxima semana, na quarta-feira (9), a partir das 20h10.

Outros jogos

O Paraná Clube goleou o Júnior Team na estreia da divisão de acesso, vencendo o time de Londrina por 6 a 1 na Vila Capanema, em Curitiba. Três gols foram marcados pelo atacante Douglas. No Estádio do Café, outro time de Londrina, o Cincão, empatou com o Cascavel em 2 a 2.
 
Fonte: odiario.com

Paranaense de Ivaiporã é favorito do 25º Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski)

O gaúcho Israel Pereira, de Porto Alegre e o paranaense de Ivaiporã, radicado em Hernandarias, no Paraguai, Valdir Scremin são dois destaques confirmados na etapa de abertura do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski). As disputas serão realizadas neste sábado e domingo, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy). A competição, após as quatro etapas previstas também definirá os pilotos brasileiros que participarão do 31º Campeonato Mundial, que acontecerá de 29 de setembro a 7 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

Pereira foi campeão no ano passado na categoria Runabout Aspirado Limited, mas nessa temporada já adiantou que correrá na Runabout Turbo Stock e Runabout Turbo Limited. O objetivo é brigar pelos dois títulos e, para tanto competirá com um novo equipamento, modelo SeaDoo RXPX 255, que apresentou bom desempenho nos treinamentos.

“Este ano estamos esperando mais equipes participantes, em relação ao da temporada passada, até porque o campeonato está completando 25 anos e isso é especial. Importante destacar presença de vários pilotos novos em 2011, do Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. O esporte depende também da nova geração que mostrou qualidade técnica. A modalidade só tem a ganhar com essa mescla de pilotos jovens e experientes. Esse campeonato de 2012 promete ser bem disputado e de alto nível”, destacou o tricampeão gaúcho e campeão sul-americano.

Scremin obteve os títulos brasileiros de 2011 das categorias Runabout Turbo Stock e Super Course Turbo Stock, além de ficar em segundo na Runabout Turbo Limited. Considera que seu desempenho foi além do esperado, pois acreditava que poderia garantir apenas um título. Para esse 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski), tentará repetir a mesma performance, mas espera uma competição muito equilibrada.

“O importante em um campeonato como o Brasileiro é ter um bom preparo físico, pois o desgaste nas baterias é grande, contar com um equipamento que não te deixe na mão e que corresponda as expectativas. Alguns casos também ter a sorte a seu lado. São três aspectos importantes”, avaliou Scremin.

As categorias do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski) são as seguintes: Ski Aspirado Stock, Ski Aspirado Limited, Ski GP, Runabout 800 GP, Runabout Aspirado Stock, Runabout Aspirado Limited, Runabout Aspirado GP, Runabout Turbo Stock, Runabout Turbo Limited, Runabout GP, Super Course Light 130, Supercourse Novatos Aspirado, Supercourse Novatos Turbo, Superourse Stock, Supercourse Limited e GP, Freestyle Amador, Freestyle Profissional Open.

Para a etapa de abertura, a movimentação das equipes no local já começa neste início da semana para o acerto dos equipamentos e adaptação dos pilotos, conforme a programação:

.Na sexta-feira, recepção dos pilotos, e acerto dos motores,

.No sábado, das 9 às 11h30 horas inscrições dos pilotos e vistoria. Às 12h30 treinos oficiais, seguidos das tomadas de tempo da categoria Super Course, às 14 horas começam a primeira série bateria das categorias do circuito fechado, às 17h30 será disputada a primeira bateria do Freestyle.

No domingo, às 10 horas, disputa das categorias Super Course. Às 14 horas, tem início a segunda série de bateria do circuito fechado, seguida pelo Freestyle. Às 16h30 premiação.

WORKSHOPS

Como parte de uma série de ações sócio-educativas que a Associação Brasileira de Jet Sports – BJSA, realizará a partir de agora pelo país, serão realizados dois workshops, em paralelo a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro.

O primeiro encontro acontece no dia 4, às 17 horas e o segundo no dia 5, às 9 horas. Os temas que serão abordados por representantes da BJSA e Marinha do Brasil são os seguintes: segurança e regulamentos desportivos; boa dirigibilidade e convívio com banhistas e novos normativos - exame de Motonáutica (Marinha).

Os workshops serão direcionados para proprietários de motos aquáticas, donos de marinas e público ligado à esportes náuticos. A partir de agora diversos eventos como esses serão realizados pelo país, em parcerias com prefeituras e entidades ligadas ao setor.

A 25º edição do Campeonato Brasileiro de Jet Ski é uma realização BJSA - Associação Brasileira de Jet Sports, com homologação da International Jet Sports Boating Association – IJSBA. O apoio é da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. O evento conta com a supervisão da Marinha, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros.
 
Fonte: http://esporte.surgiu.com.br

Retorno do feriadão é tranquilo nas estradas da região de Maringá

Com o feriado do Dia do Trabalhador na terça-feira, muitas pessoas aproveitaram para emendar os dias de folga e viajar. No fim desta tarde o movimento era grande na BR-376, no sentido Curitiba ao norte do Estado. Na região de Maringá, entre as 15h e 17h, o fluxo era intenso na PR-317, em sentido a Iguaraçu, e também na PR-323, em direção a Cianorte.

Apesar do trânsito, nenhum acidente grave foi registrado na região de Maringá nesta terça-feira até as 20h. Em Apucarana, por volta das 17h, um motociclista ficou gravemente ferido na BR-369, ao colidir com uma Zafira, onde estavam quatro pessoas.

Tanto a Polícia Rodoviária Federal quanto a Estadual estão com reforço no efetivo para garantir a segurança. Até esta noite, nove pessoas já haviam morrido nas rodovias da região noroeste do Paraná desde sexta-feira (27).

Fonte: odiario.com

Cantora de Cambé-PR surpreende jurados no programa Raul Gil do SBT

A Cantora Klér Amaral, moradora da cidade de Cambé, próximo a Londrina, apresentou-se no programa Raul Gil do SBT neste sábado dia 28. Klér interpretou a música Bilhete que também já foi interpretada e gravada por Fafá de Belém e que é uma composição do nosso grande compositor e poeta da musica popular brasileira, Vitor Martins.

Com seu jeito meigo e carismático chegou e conquistou a todos  os jurados do programa e para nossa surpresa até mesmo Regis Tadeu que é conhecido por sua dureza e criticas pesadas.

Klér Amaral muito famosa na região de Londrina, já também anteriormente fez trabalhos com o conhecido cantor da música sertaneja, Luan Santana e hoje vem executando seu trabalho solo voltado a música popular Brasileira que para quem conhece ou já viu Klér cantar sabe que ela é como Regis citou, sobrenatural no que faz.

E para quem não assistiu ao programa, a baixo esta a prova de uma grande apresentação e interpretação!



Conrado e Aleksandro em Ivaiporã no dia 04 de maio.

Dia 04 de maio em Ivaiporã Conrado e Aleksandro
Muita gente bonita e um show todo especial com essa dupla que está pelo Brasil todo!

Conrado e Aleksandro

Dia 04 de Maio em Ivaiporã no Country Club

Informações sobre convites e Área VIP 043- 9929-9283

Festa de São José deve reunir 2 mil fiéis

Cerca de duas mil pessoas são esperadas hoje para participar das atividades em comemoração ao Dia de São José Operário, no Santuário de São José, em Apucarana. Além de fiéis do município e região, a programação da 26ª festa dedicada ao santo deve atrair romeiros de Londrina, Curitiba, Cascavel, Três Barras do Paraná e de Ourinhos, interior paulista.

Neste ano, uma das novidades nas comemorações será a inauguração de uma Sala de Iconografia no Centro de Espiritualidades do Santuário. O espaço contará com mais de 600 imagens de São José.

O pároco da Paróquia Santuário São José, padre João Batista da Silva, explica que as ações devem começar por volta das 5h30, com a acolhida dos visitantes. Às 8 horas, haverá a exposição do Santíssimo, seguida de caminhada entre as ruas Arthur Bernardes e São Paulo. “Preparamos nossas atividades desde o dia 22 de abril, com uma novena. Nesta caminhada, faremos uma reflexão das ‘Sete Dores e Sete Alegrias de São José”, antecipa o padre.

Fonte: www.tnonline.com.br

Programa Bom Negócio Paraná chega a empresários de Maringá e região

O Governo do Paraná lançou o Bom Negócio Paraná na região de Maringá. O programa assegura capacitação e crédito barato aos micro e pequenos empresários. Os empréstimos são feitos pelo Banco do Empreendedor, ligado à Fomento Paraná. Também foi instalado o Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Setentrião Paranaense.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que o Paraná possui a legislação mais avançada do país no tratamento das micro e pequenas empresas. "Melhoramos ainda mais com crédito barato e acessível, capacitação para os nossos empreendedores e criação de um ambiente de debates para melhorar as políticas públicas nas regiões", disse, durante o lançamento dos programas na noite de sexta-feira (27) em Maringá.

O anúncio de crédito barato associado a treinamento chamou a atenção de centenas de empreendedores da região. Valdeci Xavier, morador de Maringá, pretende abrir um negócio de prestação de serviços em domicílio. Ele contou que ainda está analisando o mercado, mas que pretende pedir empréstimo pelo Bom Negócio Paraná.

Cauteloso o empreendedor explicou que sofre até hoje com uma sociedade que não deu certo. "Tive um sócio e acabamos tendo que fechar a empresa por falta de conhecimento estratégico do mercado", detalhou. "Agora com cursos de treinamento, com juros baixos e suporte do Governo acredito que terei sucesso".

Meta

O Bom Negócio Paraná assegura capacitação gerencial e crédito subsidiado. A meta é atingir 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais, com receita bruta de até R$ 2,4 milhões por ano. As linhas de crédito variam de 0,58% a 1,1% ao mês e serão ofertadas pelo Banco do Empreendedor da Agência de Fomento. Os recursos podem ser aplicados em capital de giro e na realização de obras, reformas, compra de móveis, instalações, montagens e aquisição de máquinas e equipamentos.

Quanto mais capacitado o empreendedor, mais barato será o juro. Os cursos gratuitos de capacitação gerencial são frutos de parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os cursos são organizados e ministrados nas universidades estaduais. Cada um terá duração de 66 horas, durante 22 dias nas seguintes áreas: empreendedorismo e projeto de vida, gestão de negócios, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial e gestão estratégica.

"Estamos colocando o conhecimento da universidade à disposição da sociedade", afirmou Mario Antonello, coordenador do programa Universidade Sem Fronteiras. Segundo ele, estão sendo montados 11 núcleos estaduais para dar suporte e capacitação aos empreendedores em todo o Paraná. "Os cursos vão levar em conta as características dos inscritos e as peculiaridades de cada região", acrescentou.

Oportunidades

Na avaliação do vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, os programas de incentivo ao setor criam oportunidades nos pequenos e médios municípios. "São ações que consolidam empresas, geram empregos e fixam as pessoas nas suas cidades. Evitam o problemático movimento migratório que é frequente entre habitantes de cidades menores que se deslocam diariamente para os municípios maiores".

Os programas são resultados de parcerias entre o Governo do Estado as prefeituras e diversas entidades entre elas o Sebrae, Federação das Indústria do Estado do Paraná (Fiep), Associações Comerciais, Faciap, Agência de Fomento, comerciantes, empresários, empreendedores e lideranças locais e regionais.

Fórum

Junto ao Bom Negócio Paraná, foi instalado o Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Setentrião Paranaense. Criado para debater políticas públicas que beneficiem as micro e pequenas empresas, o Fórum é formado por 28 entidades, entre elas governo, entidades de apoio e de representação do segmento de microempresas e empresas de pequeno porte.

O Fórum do Setentrião é mais um instalado seguindo a divisão das 18 microrregiões do Estado da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A entidade abrange os 30 municípios da Amusep e vai trabalhar pela criação de canais institucionais de interlocução com representantes locais, fomentando o debate de questões, políticas e empresariais, com o objetivo de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e competitividade de pequenos negócios.

O diretor-geral da Secretaria da Indústria e Comércio e secretário-técnico do Fórum Estadual, Ercílio Santinoni, explicou que o fórum é um espaço aberto para todas as entidades e pessoas quem queiram contribuir com o fortalecimento do setor. "Essa divisão na atuação entre o poder público e o setor privado ampliam a qualidade dos debates e geram boas linhas de ação para o fortalecimento e desenvolvimento do setor". Também participaram dos eventos a deputada federal Cida Borhetti, o prefeito de Ivatuba e presidente da Amusep Vanderlei Santini, o prefeito de Mandaguari Cileninho, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá Cláudio Batistela, o presidente da Federação da Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar) Jonas Bertão. E ainda Elson Teixeira da Fomento Paraná e Paulo Meneguetti da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Além de prefeitos, vice-prefeitos e lideranças da região.
 
Fonte: odiario.com

Churrasco atrai grande público no aniversário de Rio Bom

Cerca de 10 mil pessoas, na avaliação dos organizadores, já prestigiaram a “Festa do churrasco no espeto de bambu”, que teve início na última sexta-feira e continua hoje em Rio Bom. O evento, também comemorativo ao 48º aniversário de emancipação política do município, tem atraído gente de toda a região.

Segundo o prefeito Mauro Pinto de Andrade (PSDB), a festa deveria terminar ontem à noite. No entanto, como a forte chuva de sábado prejudicou a presença de público e a apresentação da banda Fonte Luminosa, os festejos vão continuar nesta terça-feira. Hoje, a praça da alimentação vai funcionar o dia todo e, à noite, haverá show com a banda Santa Mônica.

Famílias de Rio Bom receberam no final de semana comitivas de parentes de cidades distantes, como de São José dos Campos-SP, Santana da Parnaíba-SP, Belém do Pará (PA), Fortaleza-CE e da capital fluminense Rio de Janeiro, que visitaram a cidade exclusivamente para experimentar o prato típico.

“Esta foi sem dúvida a maior e melhor festa já realizada em Rio Bom”, comemora o prefeito Mauro Pinto de Andrade (PSDB), observando que somente no almoço de domingo foram comercializados mais de 1,6 mil espetos. Ao todo foram adquiridos 3,5 mil quilos de carne. Segundo Andrade, com este grande evento, Rio Bom consolida o turismo gastronômico como uma das suas principais atrações e tem seu nome divulgado em nível de Paraná e de outros estados.

Fonte: www.tnonline.com.br

Governo discute MP para reverter derrota no Código Florestal


BRASILIA, DF, BRASIL 25-04-2012, 18h00 . Manifestantes nas galerias do plenario da Camara dos Deputados durante processo de votacao do Codigo Florestal. (Foto: Sergio Lima-25.abr.12/Folhapress

Na tentativa de reverter a principal derrota imposta pelos ruralistas no Código Florestal, o governo discute a edição de uma MP (medida provisória) reformulando os percentuais de recuperação de florestas desmatadas em margem de rio.

A ideia do governo Dilma é beneficiar os pequenos agricultores e exigir dos grandes produtores uma recomposição maior de florestas desmatas ilegalmente.
Sergio Lima/Folhapress

O texto aprovado pelo Congresso, na semana passada, exige apenas a recuperação de 15 metros de vegetação a partir das margens dos rios com largura de até 10 metros. Com isso, a avaliação do Palácio do Planalto é que a proposta prejudica especialmente os pequenos produtores e isenta os grandes.

A ideia que mais está avançada prevê um novo sistema escalonado de faixas de recomposição para os pequenos proprietários, que representam 82% do total de estabelecimentos do país –equivalentes a 23% da área de agriculturável brasileira, sem contar as regiões amazônicas e do pantanal.

Pelo estudo, o pequeno agricultor que tiver rio com 10 metros de largura terá que recompor 5 metros de florestas desmatadas. Para as pequenas propriedades com rios de 15 metros, a recomposição seria de 7 metros. Já nos rios acima de 15 metros, o reflorestamento obrigatório seria de 10 metros.

O modelo para os grandes proprietários ainda está sendo finalizado pela equipe presidencial. A ideia é baixar a medida provisória quando o governo definir os vetos ao texto do Código Florestal aprovado na Câmara.

O governo defendia o texto aprovado em dezembro pelo Senado, que determinava que os agricultores deveriam recompor um mínimo de 15 metros e um máximo de 100 metros das margens dessas matas, conhecidas como de preservação permanente.

Os ruralistas defenderam a totalidade da chamada “anistia” para essas áreas, ou seja, a dispensa de reflorestamento para todos os desmatamentos feitos até julho de 2008.

Mas, a pedido do governo, uma manobra do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), impediu a retirada da exigência dos 15 metros, sob o argumento de que regimentalmente não era possível fazer essa mudança.

O Planalto ainda calcula a extensão da proposta aprovada pelo Congresso para fechar os vetos. A área ambiental do governo defende um veto global da proposta, com a edição de uma MP reformulando todo código.

Ontem, Dilma recebeu no Palácio da Alvorada os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Casa Civil foram orientados a derrubar do texto artigos que possam provocar desgastes na conferência ambiental Rio+20, no mês de junho, e evitar também grandes embates com os ruralistas, que motivem retaliações no Congresso.
Fonte: http://www.boainformacao.com.br

Pedreiro vira artigo de luxo no mercado

Adiado por cerca de 17 anos o sonho de criar gado está se tornando realidade para o pedreiro José Marcelino França, 36. O menino abandonou o desejo se tornar um administrador de propriedade rural para se tornar pedreiro no município de Marilândia do Sul. “Não teve jeito, precisei seguir para onde poderia ganhar um pouco melhor”, conta José Marcelino, que há quinze anos está na construção civil. E a profissão que já foi caminho para quem não tinha muita opção, na época o caso de França, mudou muito de lá para cá. Com o ‘boom’ da construção civil, pedreiro tem se tornado trabalhador dos mais cobiçados no mercado.

França começou em Marilândia do Sul como servente e chegou a mestre de obras em Apucarana, sendo responsável por um grupo de profissionais. José Marcelino revela não ser exatamente esta a sua vocação, mas que está lhe garantindo realizar o desejo de infância. “Paralelamente comercializo gado. Hoje tenho um pasto com 12 cabeças é um negócio que administro à parte, e se Deus quiser, ainda pretendo ser um grande criador”, revela.

Com o crédito no mercado e a expansão da construção civil, a renda dos trabalhadores da construção melhorou. O pedreiro revela que já conseguiu adquirir três terrenos na sua cidade, além de ter carro e casa própria. “Está bom de trabalhar na construção, temos registro profissional e segurança de pagamento”, relata.

Fonte: www.tnonline.com.br

Vacinação contra aftosa deve atingir 425 mil cabeças na região

Começa hoje e vai até o dia 31 de maio a campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. Nessa primeira etapa, devem ser imunizados bovinos e bubalinos entre 0 e 24 meses. Na região, levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura estima meta de 425 mil cabeças, pouco mais da metade do rebanho dos 35 municípios da área de abrangência dos escritórios regionais do órgão em Apucarana e Ivaiporã.

No Paraná, a campanha foi lançada oficialmente no último sábado pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, em Castro. A expectativa do Governo do Estado é imunizar 100% dos animais nessa faixa etária, o equivalente a 4,3 milhões de cabeças.

A vacinação deve ser comprovada pelos produtores até o dia 31 de maio, nas unidades veterinárias da secretaria. O produtor que não vacinar seus animais será multado em R$ 101,84 por cabeça. A próxima etapa da campanha será realizada em novembro.

A coordenadora da unidade veterinária do núcleo da Seab de Ivaiporã, Maria Andreola Simões, faz um alerta para que os pecuaristas não deixem de fazer a comprovação da imunização do rebanho.

“Mesmo quem não tem animais na faixa de 0 a 24 meses na propriedade precisa fazer a comprovação”, afirma.

Fonte: www.tnonline.com.br

Curitiba amanhece com 4ºC e mínima no estado atinge temperaturas negativas

O feriado do Dia do Trabalhador (1º) amanheceu gelado nesta terça-feira em todo o Paraná. Segundo o Simepar, a menor temperatura foi registrada no Município de Palmas, na região centro-sul do estado, com - 0,8ºC e sensação térmica de -3,4, por causa da geada.

Em Pinhão, município vizinho, onde também geou, os termômetros registraram 0,1ºC. Em São Mateus do Sul, no sudoeste, e Guarapuava, na região central, a mínima foi de 0,5ºC.

Na capital, o dia começou com poucas nuvens e com 5ºC e 6ºC de temperatura. A sensação térmica chegou a 1,4ºC por volta das 6h. A máxima não deve passar dos 18ºC.

Os municipios do norte do estado e do litoral tiveram tempo bom em relação as outras regiões. Londrina e Maringá tiveram mínimas entre 6º e 7º. Antonina amanheceu com 8,8ºC e Guaratuba com 11,3ºC.

Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, a terça-feira continua gelada até o fim da noite na maioria das regiões, mas o frio intenso não deve durar muito tempo. A partir de quarta-feira (2), as temperaturas sobem e ficam entre 12ºC e 21ºC na maioria dos municípios.

Fonte: http://bandab.pron.com.br

Cambira paga piso salarial nacional ao magistério

Professores da Rede Municipal de Ensino de Cambira receberão no mês de abril seus salários com o novo Piso Nacional do Magistério. O aumento atribuído à tabela será de 22%.
 
De acordo com a prefeita Maria Neusa Rodrigues Bellini (PSDB), este é o quinto reajuste que o magistério recebe durante a sua gestão.
 
O primeiro foi em fevereiro de 2009, quando a categoria teve um reajuste de 7,5%. Em maio do mesmo ano houve mais um aumento de 6%. Em março de 2010, houve uma elevação nos salários da ordem de 7,5%. Em abril do ano passado, os educadores foram contemplados com mais um reajuste de 15% nos seus vencimentos. Agora, neste mês de abril, mais 22%.
A prefeita observa que os aumentos tiveram um percentual significativo para a classe do Magistério, perfazendo um total de 58% nesses três anos e quatro meses de mandato

Fonte: www.tnonline.com.br

Tarifa de ônibus de Maringá para região metropolitana está mais cara

Viajar de ônibus entre as cidades do Paraná está mais caro desde a meia-noite desta terça-feira (1º). O valor da tarifa das linhas metropolitanas de Maringá para Paiçandu e Sarandi passou de R$ 2,40 para R$ 2,60. O reajuste de 8,33% foi autorizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.

O valor da passagem de Maringá para Curitiba foi reajustada em 6,78% passando de R$ 73,87 para R$ 78,88. Para Londrina, o passageiro que antes pagava R$ 17,39 agora terá que desembolsar R$ 18,58 - aumento de 6,84%.

Os índices de reajuste são resultado de uma planilha tarifária, elaborada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que leva em consideração diferentes fatores e insumos. A tarifa mínima para percursos de até 15 quilômetros custará R$ 2,84. Os reajustes anteriores ocorreram no dia 1º de maio do ano passado.

Fonte: odiario.com

Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More