quinta-feira, 12 de abril de 2012
Pedofilia em KALORÉ - “Investigação” Uma denúncia de Pedofilia está sendo investigada pelo Conselho Tutelar e Polícia Civil
Caso de pedofilia sendo investigado em Kaloré
Paraná terá mais 5,1 mil moradias na nova fase do Minha Casa, Minha Vida
Polícia Civil elucida latrocínio que vitimou vigia em Apucarana
Abelhas picam 60 pessoas em escola de Grandes Rios
A secretária municipal de Educação de Grandes Rios, Cristiane Brandão, informou que cinco vítimas chegaram a ser hospitalizadas, mas ninguém corria risco de perder a vida. “As abelhas Europa se alojaram no forro do prédio e o marido de uma professora conseguiu retirar parte do enxame, mas existia um outro abrigo delas camuflado dentro do forro. Um aluno jogou uma pedra no telhado e as abelhas saíram e atacaram a todos” detalhou.
Cristiane Brandão fez um agradecimento especial aos pais de alguns alunos, professores, funcionários, Defesa Civil de Faxinal, Polícia Militar, Conselho Tutelar, vizinhos da escola e funcionários da Saúde Pública de Grandes Rios, que auxiliaram na dispersão das abelhas e também foram picados, mas conseguiram proteger os alunos e evitar que a situação tivesse consequências piores.
Após o ataque do enxame, a direção do estabelecimento de ensino público decidiu suspender as aulas até o fim de semana. “Enquanto houver abelhas no local a escola permanecerá interditada, pois não podemos expor os alunos, professores e funcionários a risco", completou a secretária.
Fonte: www.tnonline.com.br
Borrazópolis receberá no próximo dia29/04 o projeto Caminhadas da Natureza
O ponto de encontro será no Ginásio de Esportes, no centro da cidade, às 7h30. Um ônibus transportará gratuitamente os participantes até o local de início da caminhada, que será na aldeia Tekoha Añetete. Os caminhantes poderão optar pelos percursos de 11 quilômetros, com topografia mais íngreme; de 11 quilômetros, com topografia mais ondulada; e de 7,2 quilômetros, com topografia mais plana.
A estimativa é que os percursos sejam completados em torno de duas horas e 30 minutos. Estão previstos cinco pontos de apoio durante os trajetos. Nos pontos de apoio, o caminhante poderá descansar, receber informações e frutas, já que não há restaurantes na área de preservação ambiental.
CULTURA – A caminhada integra as semanas culturais indígenas de Diamante do Oeste (de 17 a 19 de abril), e de São Miguel do Iguaçu (17 a 20 de abril), onde ocorrerão apresentações culturais tradicionais, danças, vendas de produtos da medicina natural e de artesanato típico da região.
Os próximos municípios a receberem as Caminhadas da Natureza são Maniel Ribas (21/04) e Borrazópolis (29/04), ambas na região Central do Paraná. O projeto Caminhadas na Natureza Paraná é organizado pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e Emater Paraná, e conta com apoio da Secretaria de Turismo, das prefeituras, do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, e da organização não governamental Anda Brasil.
Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/
STF: com 6 votos a 1, maioria é favor de aborto de anecéfalos
Nesta tarde, o primeiro ministro a votar, Ayres Britto, acompanhou a posição do relator, favorável à antecipação terapêutica do parto. O placar atual é de 6 votos a 1 pela descriminalização do aborto de anencéfalos. Dez dos 11 ministros da Corte decidirão a questão. O ministro Dias Toffoli não votará porque se declarou impedido por ter atuado no processo quando era advogado-geral da União.
"Levar esse martírio contra a vontade da mulher corresponde à tortura, ao tratamento cruel. O martírio é voluntário. Quem quiser assumir a gravidez até as últimas consequências, que o faça. Ninguém está proibindo. Agora, impor à gestante ou proibir essa mulher gestante de fazer a opção da interrupção da gravidez, até por amor ao feto que no ventre da gestante lateja, me parece que é proibi-la de fazer uma opção até lógica", disse o ministro Ayres Britto.
"O que se quer é o reconhecimento desse direito que tem a mulher de se rebelar conta uma gravidez de um tipo anômala, porque a natureza também se destrambelha", acrescentou o ministro.
Ainda votarão os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente da Corte, Cezar Peluso.
O processo que entrou na pauta do STF nesta semana foi movido em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que pede para explicitar que a prática do aborto, em caso de gravidez de feto anencéfalo, não seja considerada crime.
Atualmente, o Código Penal prevê apenas duas situações em que pode ser realizado o aborto: em caso de estupro ou de claro risco à vida da mulher. A legislação proíbe todas as outras situações, estabelecendo pena de um a três anos de reclusão para a grávida que se submeter ao procedimento. Para profissional de saúde que realizar a prática, ainda que com o consentimento da gestante, a pena é de um a quatro anos.
Na manhã de ontem, o relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, disse que a "a interrupção da gravidez de feto anencéfalo não pode ser examinada sobre o influxo de orientações morais e religiosas". Ele dedicou uma parte significativa do seu voto defendendo a laicidade do Estado brasileiro rebatendo o movimento religioso, principal crítico da ação.
Acompanharam o relator, além do ministro Ayres Britto, os ministros Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia. A ação é defendida também pela Procuradoria-Geral da República.
Em 2004, o ministro Marco Aurélio concedeu liminar para autorizar a antecipação do parto quando a deformidade fosse identificada por meio de laudo médico. Porém, pouco mais de três meses depois, o plenário decidiu, por maioria de votos, cassar a autorização concedida. Em 2008, foi realizada uma audiência pública, quando representantes do governo, especialistas em genética, entidades religiosas e da sociedade civil falaram sobre o tema.
A anencefalia é definida na literatura médica como a má-formação do cérebro e do córtex do bebê, havendo apenas um "resíduo" do tronco encefálico. De acordo com a CNTS, a doença provoca a morte de 65% dos bebês ainda dentro do útero materno e, nos casos de nascimento, sobrevida de algumas horas ou, no máximo, dias.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/
Emprego na indústria cresce 0,1% em fevereiro, mostra IBGE
Em fevereiro, a produção da indústria brasileira apresentou crescimento de 1,3%, na comparação com o mês anterior, que havia registrado queda de 1,5%.
Apesar da leve alta registrada na variação mensal, de janeiro para fevereiro, o emprego industrial recuou 0,7% em relação ao mesmo mês de 2011. Esse foi o quinto resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais forte desde janeiro de 2010 (-0,9%). O índice acumulado nos últimos 12 meses avançou de 3,9% em fevereiro de 2011 para 0,5% no mesmo mês deste ano.
A pesquisa mostra que o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria cresceu 1,3% sobre janeiro, após queda de 0,1%. Na comparação anual, a taxa teve queda de 0,8%, a sexta negativa seguida nesse tipo de confronto, mas a menos intensa desde setembro último (-0,5%). No primeiro bimestre, a taxa recuou 1,1% e, em 12 meses, 0,2%.
Salário
Em fevereiro, o valor da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria cresceu 1,3% em relação ao mês anterior, segunda taxa positiva consecutiva.
"No resultado desse mês, observa-se a clara influência do avanço de 22,0% assinalado pelo setor extrativo, por conta do pagamento de participação nos lucros e resultados em empresas do setor, uma vez que a indústria de transformação apontou queda de 0,6%. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral apontou expansão de 1,5% entre os trimestres encerrados em janeiro e fevereiro, intensificando o resultado positivo registrado no mês anterior (1,3%)", disse o IBGE, por meio de nota.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o valor da folha de pagamento cresceu 5,4% - o 26º resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação e o mais intenso desde agosto de 2011 (7,1%).
Fonte: http://g1.globo.com/
Barbosa Ferraz está entre os municipios prioritários para a implantação do Programa Família Paranaense
Com a assinatura do protocolo de intenções, os 30 municípios se comprometem a estudar a viabilidade de implantação do Família Paranaense, cumprindo as exigências da Unidades Gestora do programa, coordenada pela Secretaria da Família e Assistência Social (Seds). A partir de agora os prefeitos terão 15 dias para confirmar a adesão e, no inicio de maio, começar o processo de seleção das 5 mil famílias que serão atendidas neste primeiro ano.
“É um programa de emancipação social, que oferece atenção especial a quem precisa”, destaca a secretária da Família, Fernanda Richa. “O diferencial é a contrapartida social: o município e as famílias assumem, cada qual, sua parcela de responsabilidade”, completou a secretária.
A seleção dos 30 municípios foi feita com base em três critérios: município com maiores taxas de extrema pobreza; menor IPDM e maiores taxas de cobertura de atualização do cadastro único (Cadúnico). O IPDM (Índice Ipardes de Desempenho do Município), que anualmente avalia a gestão municipal, nas áreas da saúde, educação, emprego e renda, considerou os municípios que apresentaram o índice igual ou menor (0,662).
Segundo a coordenadora do programa, Letícia Regina dos Reis, são considerados indicadores fatores como situação do domicílio, trabalho infantil, falta de acesso aos serviços públicos, situações de violência, pessoas com deficiências e uso de drogas.
“Com essa análise, bem mais elaborada que um simples recorte social com base em renda, será possível oferecer um conjunto de ações planejadas de acordo com a região e as necessidades de cada família”, apontou Letícia.
Outro critério que também compõe o diagnóstico é a capacidade de gestão na assistência social. “Além de indicadores sociais, foi preciso considerar a existência de estrutura física, como um centro de referência de assistência social (Cras) e equipe mínima para garantir o acompanhamento das famílias atendidas pelo programa”, explica a coordenadora do programa.
REPERCUSSÃO – Para o prefeito de Candói, na região Centro-Sul, Elias Farah Neto, a participação do município no programa significa atender as necessidades das pessoas que mais precisam. A ação conjunta de várias secretarias, acrescenta Elias, vai dar um impulso para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de extrema pobreza.
“Vamos capacitar as assistentes sociais que atuam dentro do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do nosso município para identificar essas famílias e em conjunto com elas promover a sua emancipação”, informou o prefeito.
Da Região Metropolitana de Curitiba, o prefeito de Mandirituba, Antonio Maciel Machado (Machadinho), o programa vai atender o que é, em sua opinião, a célula mais importante da sociedade: a família.
“Esta é a oportunidade de recuperar a autoestima dessas pessoas com qualificação e por meio do trabalho, o que trará de volta a dignidade para suas vidas. Saímos do assistencialismo para oferecer realmente uma chance de mudança na vida dessas famílias”, disse Machadinho.
ATUAÇÃO - Durante a permanência das famílias no programa, o estado e as prefeituras oferecerão o suporte para que cada família, ao reconhecer suas vulnerabilidades, conquistem sua autonomia.
Todo o processo será monitorado e acompanhado pelos órgãos envolvidos: a Seds, como gestora do programa, e outras 17 secretarias estaduais, além de gestores municipais.
EIXOS - Para viabilizar a promoção social, todos os órgãos atuarão de forma intensiva e simultânea dentro de determinados eixos.
Assistência Social – Oferta e serviços de proteção social básica e especial. Acompanhamento familiar e benefícios eventuais. Além da construção e implementação de Cras e Creas.
Educação – Vagas em escolas e creches. Implantação e melhorias de escolas.
Saúde – Rede Mãe Paranaense. Oferta de serviços nas unidades básicas e de serviços especializados. Ampliação das urgências e emergências médicas. Construção e adequação de unidades de saúde.
Habitação – Requalificação urbana de territórios; construção e regularização de moradias.
Agricultura, Segurança Alimentar e Meio Ambiente – Banco de alimentos e programa do leite; hortas comunitárias e educação ambiental. Além de armazéns da família e cozinhas comunitárias.
Trabalho – Cursos de qualificação profissional e oportunidade pela economia solidária.
Segurança Pública – Ações do programa Paraná Seguro.
MUNICIPIOS PRIORITÁRIOS – Agudos do Sul, Altamira do Paraná, Amaporã, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Cerro Azul, Cruz Machado, Fênix, Goioxim, Imbituva, Laranjeiras do Sul, Mandirituba, Mangueirinha, Ortigueira, Piraí do Sul, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Santa Cecília do Pavão, Santo Antônio do Sudoeste, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, São Pedro do Iguaçu, Teixeira Soares, Tomazina, Turvo e Wenceslau Braz.
Fonte: www.aen.pr.gov.br/
Projeto prevê a criação de varas do trabalho em Apucarana
projeto à Casa Civil.
Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, a atuação do senador Álvaro Dias, relator do projeto, foi fundamental para a rápida tramitação do processo no Senado. O projeto foi protocolado no Senado em 19 de março eaprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em 4 de abril. No mesmo dia, o senador fez um Requerimento de Urgência, que obrigou a votação do Plenário em um prazo máximo de duas sessões. "Já enderecei ao senador o reconhecimento da comunidade paranaense pelo pronto apoio ao projeto e sua preocupação com a comunidade jurídica paranaense.
Também é importante lembrarmos da atuação dos nossos deputados - em especial do relator do projeto na Câmara, deputado Sandro Alex, e do deputado André Vargas (Comissão de Finanças e Tributação) - que revelaram grande espírito público no encaminhamento e tramitação do projeto", ressaltou a presidente.
Além da criação das 11 varas, estão previstos novos cargos de Juiz do Trabalho, servidores efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas.
O projeto prevê a criação de varas do trabalho em Apucarana, Bandeirantes, Cascavel, Colombo, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Pato Branco, Ponta Grossa, Porecatu, São José dos Pinhais e Toledo.
Fonte: http://www.aquisudoeste.com.br/
![Mauris euismod rhoncus tortor](http://www.simplewpthemes.com/demo/theme/wp-content/uploads/2010/07/1.jpg)
Mauris euismod rhoncus tortor
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...
![Sed nunc augue](http://www.simplewpthemes.com/demo/theme/wp-content/uploads/2010/07/22.jpg)
Sed nunc augue
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...
![Why is it needed](http://www.simplewpthemes.com/demo/theme/wp-content/uploads/2010/07/3.jpg)
Why is it needed
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...
![Where can I get some](http://www.simplewpthemes.com/demo/theme/wp-content/uploads/2010/07/4.jpg)
Where can I get some
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...
![What is Lorem Ipsum?](http://www.simplewpthemes.com/demo/theme/wp-content/uploads/2010/07/5.jpg)
What is Lorem Ipsum?
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...
Latest News
- Recent Posts
- Comments