sexta-feira, 23 de março de 2012

Apucarana: violência em escolas gera preocupação

A violência nas escolas, tendo os professores como vítimas, foi debatida em reunião realizada na noite de anteontem, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. O evento havia sido convocado há alguns dias pelo Conselho Tutelar, mas um caso de agressão de um menor a uma professora, no mesmo dia, acabou acirrando ainda mais a discussão.

A agressão, conforme relata a conselheira tutelar Priscila Pedroso, ocorreu numa escola na zona sul. Ela diz que o caso envolveu um aluno de 13 anos, da 6ª série, e foi atendido pela conselheira Izamara Vanessa Holak. “Trata-se de um garoto que apresenta problemas de indisciplina e que reagiu ao ser repreendido”, comentou.

Para o comandante regional da Patrulha Escolar, tenente Dejair Budkevitz, o incidente não foi grave. “O menor apenas segurou a professora pelo braço e ela nem quis representar contra ele”, informou, acrescentando que a educadora relevou o caso, por que o aluno faz uso regular do medicamento Ritalina, indicado para hiperatividade.

A reunião, promovida pelo Conselho Tutelar, teve a presença de representantes da Guarda Municipal, Patrulha Escolar e Ouvidoria do Núcleo Regional de Educação, e tinha como principal objetivo definir as demandas de atendimento na área de segurança. Porém, na discussão, professores manifestaram sua preocupação com ofensas e ameaças da parte de menores.

O tenente Dejair ponderou que casos de agressão verbal acontecem nas escolas, mas situações de agressão física não existem. “Desde a criação da Patrulha Escolar, há mais de 5 anos, nunca houve registro de vias de fato”, frisou ele, lembrando que palestras de valorização da cultura da paz tem sido feitas nas escolas.

Fonte: www.tnonline.com.br

Assaltante da ‘Gouveia’ se entrega em Londrina

A Polícia Civil de Apucarana apresentou ontem (22) o terceiro envolvido no assalto à Joalheria Gouveia, no início de fevereiro. Willian Donizete da Silva, 36 anos, se apresentou espontaneamente na tarde de anteontem na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) e foi ouvido ontem na 17ª Subdivisão Policial (SDP). Contra ele, pesava um mandado de prisão preventiva expedido pela comarca local pelo envolvimento no assalto.

Os três principais envolvidos no roubo, realizado no início da manhã de 6 de fevereiro, foram identificados. Também está preso Júlio César de Souza, o Xuxa, que foi detido em Londrina no início do mês. Um terceiro envolvido morreu em um confronto com a Polícia Civil em Londrina.

Segundo o delegado Valdir Abrahão, toda a quadrilha seria de Londrina. “Além do crime em Apucarana, eles são suspeitos de envolvimento em um assalto a uma joalheria de Loanda”, afirma.

Silva não quis falar com a imprensa. Depois de prestar depoimento, ele foi recambiado para Londrina, onde deve permanecer preso no 2º Distrito Policial.

Fonte: www.tnonline.com.br

Expectativa para a abertura da II Mostra de Festas nesta sexta

É grande a expectativa entre organizadores, expositores e parceiros para a abertura da II Mostra de Festas de Apucarana, que acontece às 19 horas desta sexta-feira (23) e vai até domingo, no Clube de CampoÁgua Azul. Na tarde de quinta-feira (22), as equipes de montagem dos stands trabalhavam em ritmo intenso para ultimar os preparativos. A Mostra é voltada para buffets, floriculturas, empresas de fotografia e vídeo, presentes, som, iluminação, animações, vestidos de noivas, trajes de festa, bandas, enxovais, viagens, bolos, doces, decoração, músicos, segurança, assessoria e outras atividades ligadas a festas e eventos.

“Temos certeza de que a Mostra será um grande sucesso, abrindo espaço para a realização de bons negócios aos expositores e levando ao público, ao mesmo tempo, o que há de melhor em termos de suporte e diversidade para a realização de ótimos eventos”, afirma Aída Santos Assunção, do Núcleo Setorial de Floriculturas da ACIA e da Câmara da Mulher Empreendedora.
A realização da Mostra de Festas é do Núcleo Setorial de Floriculturas, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) e tem o apoio do Sicoob, Faciap, Sivana e Câmara da Mulher Empreendedora.

Neste ano, a Mostra terá várias novidades. O palco do evento terá atrações artísticas, como dança e música, além do desfile de noivas e de trajes de festas, maquiagem, cabelo, grinaldas e acessórios. Um novo layout para a disposição dos expositores, que ficou a cargo do engenheiro Osmar Ida, deve melhorar bastante o fluxo, com sentido obrigatório, fazendo com que o visitante passe em frente a todos os estandes.
O vice-presidente da ACIA e coordenador do Programa Empreender, Joaquim Alves da Silva, ressalta que a II edição também deverá ser marcada pela diversidade de segmentos, mais as facilidades de restaurante no local, amplo estacionamento e ambiente climatizado.

Um hotsite foi criado para divulgar a II Mostra de Festas. Ele pode ser acessado através do site da ACIA (www.acianet.com.br). O hotsite tem o histórico do evento, a relação das empresas participantes, o layout com a disposição de todos os stands e praça de alimentação e um campo para que os interessados possam fazer a inscrição antecipadamente. Os organizadores frisam que a inscrição é gratuita e também poderá ser feita na entrada do evento.

“Nossa perspectiva é de receber um grande público não só de Apucarana, mas também de toda a região. Renovamos o convite a todos, pois os stands estão muito bonitos e a Mostra será certamente marcante”, afirma Aída Santos Assunção.

II MOSTRA DE FESTAS - PROGRAMAÇÃO

Horário de funcionamento

23/03 – sexta-feira – das 18h30 às 22 horas
24/03 – sábado – das 13 às 22 horas
25/03 – domingo – das 13 às 20 horas
23/03 - sexta-feira
18h30 - Cerimonial de Abertura

24/03 - sábado
16h – Apresentação Artística – Dança – Academia No Rítmo
17h – Desfile de Jóias Folheadas a Ouro e Prata – Skillus
18h – Apresentação Artística – Dança – Academia No Rítmo
19h – Desfile de Noivas & Noivos, Trajes de Festas, Cabelo e
Maquiagem – T’Stillus, Di Nardelli e Therê Cabeleireiros
20h – Apresentação Artística – Música ao Vivo – Grupo Arpeggio

25/03 - domingo

15h - Apresentação Artística – Dança – Academia No Rítmo
16h - Desfile de Jóias Folheadas a Ouro e Prata – Skillus
17h - Desfile de Noivas & Noivos, Trajes de Festas, Cabelo e
Maquiagem – T’Stillus, Di Nardelli e Therê Cabeleireiros
18h - Apresentação Artística – Música ao Vivo –Eloo’s Eventos
19h - Apresentação Artística – Dança – Academia No Rítmo

Fonte: www.tnonline.com.br

PRF alerta para trechos com neblina na BR-376

Trechos da BR-376, perto do distrito de Vila Reis, em Apucarana, e também nas proximidades de Jandaia do Sul, estão com a visibilidade dificultada por conta neblina, na manhã desta sexta-feira (23).

Conforme o agente Luis Guerra, da Polícia Rodoviária Federal, recomenda-se que os motoristas que passarem pela região redobrem os cuidados. "Evitem parar no acostamento e sempre dirijam com os faróis ligados. Abusar da velocidade também é perigoso, por isso é bom se manter dentro dos limites permitidos", ressalta.

Até a manhã desta sexta-feira, nenhum acidente grave havia sido registrado na região.

Fonte: www.maringa.odiario.com

Trem atropela e mata jovem em Marilândia do Sul

Uma pessoa morreu após ser atropelada por um trem da Companhia América Latina Logística (ALL), às 3 horas da madrugada desta sexta-feira (23), em passagem de nível na Rua Cambará, na Vila Paraíso, em Marilândia do Sul.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima foi identificada como Silvio Aparecido Zeferino de 20 anos.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana para exame de necropsia.

A polícia ainda não divulgou mais detalhes sobre o atropelamento com vítima fatal.

Fonte: www.tnonline.com.br

Pescadores denunciam poluição no Ivaí

Pescadores profissionais do Distrito de Porto Ubá, no município de Lidianópolis, estão preocupados com a poluição desenfreada que afeta o Rio Ivaí, que é o maior manancial da região. Segundo eles, apesar de toda uma campanha de conscientização feita junto à comunidade, o rio continua recebendo descargas de embalagens de agrotóxicos, latas de cerveja, de refrigerantes e garrafas Peti, lixo doméstico, além de outros entulhos e enxurradas das propriedades rurais que acabam levando terras envenenadas para dentro do manancial.

O secretário executivo da Associação dos Pescadores de Porto Ubá, Marildo Oliveira, diz que a categoria tem feito a sua parte no sentido manter limpo o Rio Ivaí e preservar as suas margens. No entanto, segundo ele, não há colaboração por parte de alguns proprietários rurais e nem de pescadores amadores.

Desde 2006 até o ano passado, conforme Marildo, os pescadores profissionais de Porto Ubá, em conjunto com a Prefeitura, Câmara de Vereadores, escolas e representantes de órgãos ambientais, já fizeram seis arrastões de limpeza do Ivaí no trecho que vai de Grandes Rios até Borrazópolis e São João do Ivaí. Neste período foram retiradas das águas em torno de 10 toneladas de lixo. Pelo menos 40% deste total corresponde a embalagens de agrotóxicos.

Desde 1995, os pescadores também fizeram o plantio de 80 mil mudas de árvores frutíferas e nativas às suas margens e de afluentes como os córregos Guaimbê e Barra Preta. Ao mesmo tempo, a associação fez o lançamento de 3 milhões de alevinos nas águas do Ivaí visando o seu repovoamento, principalmente das espécies corimba, pacu, piapara, piracanjuba, dourado, pintado e lambari.

Fonte: www.tnonline.com.br

Fábrica de R$ 6,8 bilhões da Klabin vai gerar receita para 12 municípios - 22/03/2012 16:41

O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (22) a diretoria da Klabin Papel e Celulose e prefeitos de doze municípios dos Campos Gerais e Norte Pioneiro para assinatura de um convênio pelo qual os municípios concordam em compartilhar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) proveniente das operações de uma nova fábrica de celulose que a empresa vai construir no Estado. 

O novo empreendimento da Klabin tem investimento previsto de R$ 6,8 bilhões, e será enquadrado no programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo. A produção projetada é de 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano e deve iniciada ao final de 2014. 

“Este é o maior investimento do setor privado na história do Paraná e pode mudar a realidade de uma região muito carente”, afirmou o governador Beto Richa. Segundo ele, cinco dos dez municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano do Paraná estão localizados na região que receberá o empreendimento. 

A sede da nova fábrica, que ainda está em estudo, será em um dos 12 municípios conveniados: Cândido de Abreu, Congoinhas, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. 

O governador elogiou a iniciativa da Klabin em promover a partilha dos tributos gerados pelo novo empreendimento, em vez de concentrar em apenas um município. “É uma demonstração de grande senso de responsabilidade social”, disse. 

Ele afirmou que o governo está trabalhando em dobro para recuperar o tempo e as oportunidades perdidas na atração de investimento de empresas que geram emprego, renda e riquezas. Como resultado, citou os R$ 9 bilhões em investimentos anunciados e outros R$ 15 bilhões em negociação no programa Paraná Competitivo. 

Richa reforçou ainda que o Estado está investindo fortemente na melhoria da infraestrutura, com pacotes de obras rodoviárias, em aeroportos, no porto de Paranaguá, e a negociação com concessionárias de rodovias para retomada dos investimentos. “Hoje existe segurança jurídica, estabilidade política e o Estado têm total interesse nos benefícios que os investimentos do setor privado podem trazer para a nossa gente”, afirmou Richa. 

APOIO - O diretor geral da Klabin, Fabio Schvartsman, disse que a decisão sobre a sede do futuro empreendimento deve ser anunciada nos próximos meses e que a empresa se sente confortável em fazer o investimento no Paraná, porque recebeu todo apoio necessário do governo Beto Richa. Ele também elogiou a decisão dos prefeitos, de abrir mão de parte do imposto para compartilhar com os vizinhos. “Esperamos que este possa ser o início de um comportamento diferente”, disse Schvartsman. 

O executivo disse que a empresa espera que toda a região passe por um surto de desenvolvimento. “Não faz sentido ter apenas uma ilha de prosperidade, como herança do Brasil antigo. Esta é a semente de um Brasil novo, que compartilha, e de empresas com responsabilidade social e preocupação com o desenvolvimento regional”, afirmou. 

De acordo com o diretor, o clima e o solo da região paranaense onde o empreendimento será implantado são os melhores do mundo, porque propiciam o crescimento rápido das florestas de eucalipto (para fibra curta) e pinus (fibra longa), que serão usados na nova fábrica. “É um fator que torna nossos custos mais baixos e permite competir por igual com empresas de qualquer parte do mundo, mesmo em ambiente de crise”, afirmou. 

DIVISÃO — Cada município aprovou uma lei pela qual concorda com a divisão do Valor Adicionado para o retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), considerando-se o princípio da mútua colaboração de natureza fiscal, previsto no Código Tributário nacional. O município sede da indústria ficará com 50% do tributo e os 50% restantes serão partilhados entre todos os municípios fornecedores de matéria prima. 

A divisão atende critérios que consideram o volume de madeira abastecido às fábricas da Klabin no Paraná, o número de habitantes e a evolução municipal do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), indicador que mede o desempenho da gestão e ações públicas dos 399 municípios paranaenses. 

A nova unidade da Klabin, empresa que é líder no mercado de papéis na América Latina, é o único projeto em andamento no Brasil que combinará a produção de celulose de fibra curta e de fibra longa. Todos os projetos são de fibra curta, que é insumo para papel de impressão, papel higiênico e outros. A fibra longa, que será produzida a partir do pinus, é usada para embalagens, absorventes higiênicos e fraldas, por exemplo. 

O prefeito de Tibagi, Sinval Ferreira da Silva, disse que o momento é histórico para a região, porque demonstra que o modelo antigo, implantado há mais de 50 anos, está sendo modificado. Ele elogiou os prefeitos pelo esforço para aprovação das leis nas câmaras municipais. “Esperamos o desenvolvimento, a melhoria do IDH na nossa região e que gostaríamos que este modelo fosse replicado para outras regiões que estão recebendo investimentos”, disse Silva. 

Para o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, a iniciativa pode ser replicada para setores como a indústria integrada de produção de carne de frangos e de suínos. “É preciso distribuir a riqueza e esse exemplo é fantástico, por isso vamos repetir no estado, ampliando as oportunidades para os paranaenses”, disse Barros. 

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, disse que a Klabin é um grupo muito forte, que contribui com o Paraná há muitos anos, e que apresentou uma proposta nunca vista. “É uma posição histórica, de grande importância e que mostra que a empresa está integrada com o novo Paraná”, afirmou Hauly. 

Segundo ele, o estado está desenvolvendo as cadeias produtivas em conjunto com as entidades do setor produtivo e os programas de desenvolvimento como o Paraná Competitivo estão sendo consolidados. 

Participaram do encontro os deputados estaduais Alexandre Curi e Cleiton Kielse, os prefeitos de Congoinhas, Luiz Henrique Cursino; Imbaú, Lauir de Olveira; Ortigueira, Geraldo Magela do Nascimento; Reserva, Frederico Bittencourt Hornung Neto; Rio Branco do Ivaí, Rui Manoel Lopes dos Santos; São Jerônimo da Serra, Carlos Sutil; Telêmaco Borba, Eros Danilo Araújo; Tibagi, Silval Ferreira da Silva; e de Ventania, Ocimar Bahanert de Camargo; além dos diretores Klabin na área jurídica, Joaquim Miro Neto; planejamento, Francisco Razzolin; e o diretor florestal, José Artemio Totti.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

PM recupera motocicleta roubada em Apucarana

Nos primeiros minutos da madrugada de quarta-feira (21), policiais militares de Apucarana recuperam uma motocicleta, após receberem denúncia anônima via telefone 190. O veículo havia sido tomado de assalto em 17 de março próximo à Boate Vox.

Por volta dos 40 minutos de hoje a PM foi informada que a moto Honda/NX-4 Falcon preta, placa ARD-2814/Apucarana, ano 2008, estava no Posto Matrix e era ocupada por um casal.

A PM iniciou acompanhamento tático da moto assim que a dupla deixou o posto, mas o condutor conseguiu fugir a péapós ser perseguido pela polícia e abandonar o veículo próximo à linha férrea na região do Caic, no Jardim América. A moça que estava com ele foi localizada e encaminhada à 17ª SDP para ser ouvida sobre o caso.

Fonte: www.tnonline.com.br

Jovem baleado em Arapongas é deixado em rua de Apucarana

André Luiz Hosti Vieira, de 21 anos, foi encontrado ferido com tiros no peito e na região da virilha, por volta das 21h40 de terça-feira (20), na Rua Carlos Schimidt, em frente à Rodoviária de Apucarana, no Jardim Apucarana. Uma equipe do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou o rapaz ao Hospital da Providência, onde ele permanece internado.

Policiais militares apuraram junto a populares que um veículo Ford Escort teria passado pelo local e deixado André caído na calçada.

Segundo a PM, André teria participado de uma troca de tiros na cidade de Arapongas e o condutor do Ford/Escort teria dado fuga a ele.

A polícia já iniciou diligências para apurar a identidade do motorista do Ford Escort e a responsabilidade de André quanto ao confronto registrado em Arapongas, que resultou em uma jovem morta e um rapaz ferido.

Fonte: www.tnonline.com.br

Acusados de roubos e duplo homicídio são presos pela Polícia Civil

Na manhã de hoje (21/03), durante cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, equipes da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana prenderam em uma residência na Rua Tomio Nakamura, n. 133, zona leste de Apucarana, Alderley Silva Lima (26 anos) e Edmar Moreira (23 anos), que estavam foragidos desde o dia 12/02/2012, da carceragem da Delegacia de Polícia de Paranavaí.

Em poder de Alderley e de Edmar, que confessaram um roubo em Apucarana e foram reconhecidos pelas vítimas, os policiais civis apreenderam uma pistola de fabricação Argentina, calibre 9mm, municiada.

Com dupla de “assaltantes” foi apreendida ainda grande quantidade de objetos roubados no dia 11 deste mês, na residência de uma família de empresário do ramo de transporte, cujo roubo teve a participação de quatro a cinco assaltantes. Dois deles foram presos em flagrante por policiais militares durante o assalto.

"A dona da residência, onde a dupla foi presa, Jocimeire Cristina de Souza Bulek (37 anos), e seu filho adolescente (17 anos), que assumiu a posse da pistola apreendida, com indicio de estar tentando eximir de responsabilidade os foragidos, também foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito e receptação dolosa", afirmou o delegado-chefe da 17ª SDP, Valdir Abrahão da Silva.

Conforme o delegado, diante da ação rápida dos policiais civis que surpreenderam os criminosos dormindo, parte na sala da residência e parte em um dos quartos, não houve tempo de reação e a ação ocorreu sem incidentes.

Na continuidade das diligências os policiais civis cumpriram mandado de prisão temporária, com prazo de duração de 30 (trinta) dias, em desfavor de Heliton Henrique Vialli, o “Breque”, de 27 anos, que teria participado do duplo homicídio ocorrido em 12/02/2012, em Apucarana, tendo como vítimas Fábio Julio da Silva (21 anos) e Juliane Pires Alves (21 anos), que eram marido e mulher.

Conforme Abrahão o co-autor do crime, Paulo Ricardo dos Santos, o “Paulinho”, de 21 anos, morador em Apucarana, teve sua prisão temporária decretada pela Justiça e está foragido.

"O motivo do duplo homicídio foi vingança como “medida de justiça” pela acusação, ainda não comprovada pela polícia, de que o casal havia cometido abuso sexual contra as duas filhas de Juliane, com 3 e 5 anos de idade, as quais viviam e continuam vivendo sob os cuidados da avó materna", completou o delegado.

Fonte: www.tnonline.com.br

PM de Apucarana realiza primeira operação com uso de aeronave

Quarenta minutos foi o tempo que durou a operação da Polícia Militar (PM) realizada ontem pela manhã com apoio tático do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), de Curitiba, em Apucarana. A ação foi desencadeada no Jardim Colonial, Vale Verde e Dom Romeu. Foram feitas abordagens e cumpridos dois mandados de prisão que resultaram na detenção de três pessoas por suspeita de receptação. Todas foram encaminhadas à 17ª Subdivisão Policial (SDP). Também foi apreendida uma balança de precisão e 20 gramas de crack.

A operação assustou a dona de casa Neusa Tobias, 40, e o marido, o pedreiro Lúcio da Silva, 39, moradores do Jardim Colonial, próxima à região da ‘Lagoa Seca’. “Pensei que estivessem procurando algum bandido aí na mata. Nunca vi nada assim”, disse.

O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel João Jorge dos Santos Júnior, explica que com a programação da vinda de uma unidade fixa do Graer para Londrina, no início de junho, a tendência é este tipo de atuação se tornar comum na região. “É uma ferramenta fundamental nas ações policiais, porque possibilita maior visibilidade da movimentação. Daqui alguns meses a população já vai estar familiarizada com a presença do helicóptero”, assinala.

Fonte: www.tnonline.com.br

Banco de Leite de Apucarana inicia pasteurização

O banco de leite humano do Hospital da Providência implementou o processo de pasteurização neste mês. Desta forma, Apucarana começa a criar autonomia e independência em relação ao serviço, que até então era realizado nos bancos de leite de Maringá e Londrina.

“Esse é um avanço muito importante, pois não precisaremos mais arcar com os custos de transporte e terceirização do serviço de pasteurização”, afirma Ana Carina Soares, nutricionista responsável pela área. Ela explica que, por serem os responsáveis pela pasteurização, os bancos de leite de Londrina e Maringá ficavam com 20% de tudo o que era coletado em Apucarana. Essa situação, segundo a nutricionista, não ocorrerá mais.

Vinculado ao Hospital Materno Infantil, o banco de leite prioriza o abastecimento da UTI Neonatal, ou seja, bebês em situação de risco. O setor de Pediatria também recebe o leite quando o nível excede a demanda na UTI. A pasteurização é um processo que elimina micro-organismos nocivos e ajuda na conservação do leite.

O banco não atende apenas doadoras de leite materno, mas também auxilia as mães que têm algum problema com a amamentação. Essa assistência à lactante corresponde a 65% das atividades e já ocorre desde outubro do ano passado, quando foi inaugurada a unidade implantada com recursos obtidos com a comunidade.

Fonte: www.tnonline.com.br

Teste seletivo para professores gera polêmica em Apucarana

A votação de um projeto de lei de autoria do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) acabou gerando polêmica, na manhã de ontem, na Câmara de Apucarana e acabou sendo inviabilizada. Trata-se um projeto que solicitava autorização do Legislativo, em regime de urgência, para realização de teste seletivo, visando a contratação imediata de até duzentos professores.

A matéria não obteve parecer favorável da Comissão de Redação e Justiça, presidida pela vereadora Lucimar Scarpelini (PP) e também integrada pelo vereador Júnior da Femac (PDT). Ambos questionaram o fato de o teste seletivo não prever a realização de provas. O único critério previsto para avaliação dos candidatos seria o de títulos e experiência.

Diante do impasse, o prefeito João Carlos, acompanhado do secretário de Gestão Pública, Waldomiro Popadiuk, tomou a iniciativa de ir pessoalmente à Câmara, para se reunir com os vereadores e prestar esclarecimentos.

Contudo, apesar dos argumentos apresentados pelo chefe do Executivo, Lucimar e Júnior continuaram defendendo a necessidade de que os candidatos sejam submetidos a provas de conhecimento. Em meio ao impasse, o presidente da Câmara, Alcides Ramos (DEM), decidiu adiar a realização das sessões extraordinárias. Assim, o projeto volta a plenário hoje (22), sem prejuízo para o Município, escolas e alunos.

Fonte: www.tnonline.com.br

Acidente mata motorista entre Apucarana e Califórnia

Um acidente envolvendo um carro e uma carreta na BR-376, próximo ao distrito da Vila Reis, entre os municípios de Apucarana e Califórna, matou uma pessoa às 22h18 de quarta-feira (21). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolveu o VW Passat placas ABU 8418, de Maringá, conduzido por Nivaldo Meireles, de 45 anos, e o caminhão Volkswagem placas CRY 5640, de Apucarana, dirigido por uma motorista identificado por socorristas dos Bombeiros apenas como Paulo.

O motorista do Passat teve morte instantânea. Já O condutor do caminhão nada sofreu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) deApucarana para exame de necropsia.

Há uma semana, outro acidente que aconteceu próximo ao desta quarta matou três pessoas. A BR-376 é de pista simples e monitorada por radares.

Fonte: www.tnonline.com.br

Professora é agredida em colégio de Apucarana

Uma professora foi agredida por aluno ontem (21) em colégio da rede pública de ensino em Apucarana. O caso não consta no relatório da Polícia Militar divulgado nesta quinta-feira, mas integrantes da Patrulha Escolar e do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente confirmaram a informação.

O nome do estabelecimento de ensino e dos envolvidos na situação não foram divulgados. O Núcleo Regional de Educação (NRE) ainda não se manifestou sobre o assunto.

O problema foi discutido em reunião realizada ontem (21) à noite na Prefeitura de Apucarana, com profissionais da área e representantes do Conselho Tutelar. Alguns professores revelaram que ficam temerosos durante o exercício da profissão.

Eles sugeriram a criação de um movimento para pedir a mudança da Estatuto do Menor e do Adolescente (ECA) e a redução da maioridade penal.

Fonte: www.tnonline.com.br

Limpeza do Jaboti marca Dia Mundial da Água

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Apucarana, juntamente com parceiros, realiza nesta quinta-feira (22/03), às 9 horas, no Parque Municipal Jaboti, atividade em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Na oportunidade foi inicado um mutirão de limpeza das margens do lago, com a participação de alunos de escolas municipais e estaduais.

São parceiros da Sematur nesta atividade: Sanepar, Corpo de Bombeiros, Força Verde, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Turismo (COMMAP), Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), 16ª Regional de Saúde, Grupo Ambientalista Interdisciplinar de Apucarana (GAIA), rede estadual e municipal de ensino.

Fonte: www.tnonline.com.br

UEM recebe inscrições para vestibular a partir do dia 2 - 22/03/2012 11:15

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2012 no próximo dia 2 de abril, por meio do site www.vestibular.uem.br. O prazo segue até 25 de abril. Para este concurso foram abertas 1.488 vagas em mais de 60 cursos de graduação. Entre as vagas, 286 são reservadas a candidatos cotistas.

Desde 2009 a UEM adota o Sistema de Cotas Sociais, destinando 20% das vagas para os candidatos que, entre outros requisitos, comprovarem ser de famílias de baixa renda e tiverem cursado o ensino fundamental e médio integralmente em instituições públicas.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90, pode ser efetuado até 27 de abril. Quem precisar isenção da taxa poderá fazer a solicitação no período de 2 a 4 de abril, na Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Bloco 28 do câmpus sede, ou nas secretarias dos câmpus de Cianorte, Goioerê, Umuarama e Ivaiporã, no horário das 8 às 11h30, das 14 às 17h30 e das 19h30 às 22 horas. Na secretaria do câmpus de Cidade Gaúcha o horário vai das 8 às 11h30 e das 14 às 17 horas. 

O pedido deverá ser feito pelo próprio requerente ou por terceiro, mediante a apresentação de requerimento e de questionário socioeconômico em formulários próprios, que são fornecidos pela CVU. Para consultar a documentação e procedimentos necessários acesse o Edital n.º 002/2012-CVU, disponível na página do vestibular no link Regulamentação Vigente.

PROVAS - As provas do Vestibular de Inverno 2012 serão aplicadas de 8 a 10 de julho, das 8h50 às 13 horas, em Maringá e mais oito cidades paranaenses. O resultado do concurso será publicado no site www.vestibular.uem.br, no dia 31 de julho, a partir das 10 horas. Os aprovados iniciarão o ano letivo em fevereiro de 2013 e deverão efetivar a matrícula no período de 5 a 7 de janeiro.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Mauris euismod rhoncus tortor

Mauris euismod rhoncus tortor

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Sed nunc augue

Sed nunc augue

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Why is it needed

Why is it needed

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

Where can I get some

Where can I get some

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

What is Lorem Ipsum?

What is Lorem Ipsum?

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non...

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some
  • What is Lorem Ipsum?

Latest News

  • Recent Posts
  • Comments
You are here : Home »

Compartilhar na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More