Até o dia 30 de abril, estão abertas as inscrições para o IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, ação que integra a programação paralela do VI Paraná Business Collection. Com o tema "Pincéis e Carretéis", o prêmio tem como inspiração obras de pintores paranaenses, nascidos no estado ou que fixaram residência nele. Também serão aceitas propostas desenvolvidas a partir de telas de artistas de outros estados ou países que expressaram em suas criações aspectos da cultura paranaense. Os trabalhos selecionados participarão de um desfile temático, no último dia do evento, 26 de junho, quando será conhecido o vencedor do concurso. O ganhador vai receber como
premiação uma viagem internacional como participante de uma das missões empresariais organizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Desde sua primeira edição em 2003, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda tem como objetivo estimular, entre os estudantes, a pesquisa em temas da cultura paranaense no desenvolvimento de roupas e acessórios. Em edições anteriores, João Turin e o Movimento Paranista, Fandango, Tropeiros, Modas da Moda Paranaense, Bandeira do Estado do Paraná, Cataratas do Iguaçu, Paulo Leminski e Minha
Cidade Vira Moda se transformaram em desafios bem sucedidos aos seus participantes. Idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, o prêmio é dedicado aos estudantes de cursos técnicos, de graduação ou especialização em Moda, Estilismo e Design, matriculados em instituições do Paraná.
Vinte e dois cursos de Moda do Paraná estão envolvidos no IX Prêmio João Turin: Universidade Tuiuti (Curitiba); Universidade Positivo (Curitiba); Senai/PR (Curitiba); Senac/PR (Curitiba); PUC – Técnico (Curitiba); PUC (Curitiba) – Design de Moda; Uniandrade (Curitiba); Centro Europeu (Curitiba); Faculdades Integradas Camões (Curitiba); Universidade Estadual de Londrina; Cesumar (Maringá); Universidade Estadual de Maringá (Câmpus Cianorte); Universidade Estadual de Ponta Grossa; Unipar (Cascavel); Unipar (Cianorte); Universidade Tecnológica Federal do Paraná, (Apucarana) – Especialização Moda, Tecnologia e Design; UTFPR (Apucarana) (Técnico); Faculdade Mater Dei (Pato Branco); Faculdade do Norte Pioneiro (Santo Antonio da Platina); União Dinâmica de Faculdades Cataratas (Foz do Iguaçu), Senai (Londrina); e Instituto Federal do Paraná (Irati). A expectativa é que mais de mil estudantes participem do concurso.
A inspiração para a concepção do PJT está em um dos principais nomes integrantes do Paranismo, movimento que buscava criar uma identidade regional às manifestações culturais produzidas no Paraná. Além disso, João Turin, um dos mais destacados artistas plásticos do Estado, desenhou trajes e acessórios inspirados na forma e na textura do pinheiro e do pinhão. Iniciativa que o credencia como precursor do design de moda no Paraná.
0 comentários:
Postar um comentário
Insira seu comentário. Obrigado