Técnicos da Ecotécnica Tecnologia e Consultoria Ltda., empresa contratada para a elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) para o município de Apucarana, realizou nesta quinta-feira (17/05), no salão nobre da prefeitura, a primeira oficina técnica para apresentação preliminar do trabalho que vem realizando. Participaram do encontro representantes da Sanepar, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commap), do Observatório Social de Apucarana (OSA), das secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo, Obras e Serviços Públicos, da Indústria, Comércio e Agricultura, da Fazenda e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). “Nos foi repassado o que a empresa já conseguiu de informações e o que ainda necessita para concluir o estudo que vai apresentar o diagnóstico do que existe e o que é necessário fazer daqui para frente. Foi uma discussão técnica importante, de grande contribuição para que tenhamos a formatação de um plano eficaz, que seja resolutivo para atender todas as necessidades do município neste setor”, comentou o engenheiro civil Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos. Ele salienta que a empresa tem mais 60 dias para concluir o plano. “O trabalho está 50% concluído”, comunica. O investimento municipal com a contratação da empresa especializada é de R$64.850,00.
O representante do Commap, Edson Denobi, destacou que o plano de resíduos sólidos é a concretização da expectativa de toda a sociedade. “O que tem sido feito hoje são ações paliativas, o plano vai possibilitar a cidade ter um sistema de coleta e destinação adequada de todos os tipos de resíduos sólidos”, pontuou.
Antes da conclusão dos trabalhos, a Ecotécnica ainda irá promover novas oficinas técnicas junto às entidades.
O plano de gerenciamento é uma exigência legal que aponta as ações relativas ao manejo, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta (convencional ou seletiva), armazenamento, transporte, tratamento e disposição final em relação aos resíduos sólidos.
Foto: Edson Denobi
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana
0 comentários:
Postar um comentário
Insira seu comentário. Obrigado