O principal objetivo é a mobilização e a conscientização da comunidade em relação aos acidentes de trabalho e os problemas que as doenças ocupacionais podem causar na vida de um trabalhador. Serão 15 minutos de atividades voltadas ao tema e para isso será realizado o “flash mob” que nada mais é que uma aglomeração instantânea onde os trabalhadores estarão com cartazes educativos com frases alusivas à data. Também serão repassadas informações sobre a saúde do trabalhador e, finalizando a atividade acontecerá a ginástica laboral com profissionais do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF).
Em Apucarana, segundos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SinanNet e 16ª Regional de Saúde foram registrados em 2011: 655 notificações consideradas graves. Destas notificações 593 foram em indústrias e comércio; 29 em vias públicas; 31 em serviços terceirizados e 02 em domicílio próprio. Entre os 655, foram 85 atendimentos hospitalares, 544 ambulatoriais e 06 em ambos. Nenhuma morte foi registrada de janeiro a dezembro. Outro importante dado é que 486 pessoas se tornaram incapazes e hoje estão recebendo pelo INSS. Os trabalhadores envolvidos em acidentes 521 são registrados, 55 autônomos, 01 é servidor público estatutário, 03 são servidores públicos seletista e 10 empregadores.
Já o levantamento feito pela Autarquia Municipal de Saúde, através do departamento de Segurança no Trabalho, registrou entre notificações graves e simples: 1.218 atendimentos por acidente de trabalho. Foram registrados entre janeiro e dezembro de 2011: 1.052 atendimentos no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e 166 no Hospital da Providência.
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana
0 comentários:
Postar um comentário
Insira seu comentário. Obrigado