Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para lembrar a data, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, através de seu Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS – Casa da Gente), lançou, na manhã de hoje (10/05), a II Semana Municipal de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De 14 a 18 de maio, diversas atividades, que visam conscientizar a população, serão desenvolvidas.
O ponto alto da programação será na sexta-feira (18), às 9h30, na Praça Rui Barbosa, quando será promovido o ato público “Basta de Violência”. De acordo a psicóloga do CREAS, Ruth Tainá Piveta, um grande apitaço, seguido da soltura de balões brancos, pretende chamar a atenção dos transeuntes para a discussão do problema e das maneiras de enfrentá-lo. “Nenhuma forma de violência é aceitável e nossa presença na praça é justamente para reafirmar que, enquanto cidadãos, nós não permitimos maus tratos às nossas crianças”, disse ela.
Presente no evento de hoje, o Promotor Público da Vara da Infância e Adolescência de Apucarana, Dr. Gustavo Marcel Fernandes Marinho, afirmou que, apesar de ser um tema desgastante, ele deve ser debatido, pois a crueldade contra menores está presente no município. Segundo dados do Conselho Tutelar de Apucarana, pelo menos um caso de violência sexual infantil é atendido pelo órgão a cada semana. “Esse é um tema que as pessoas, às vezes, preferem evitar, até porque não sabem como lidar com ele. Mas não podemos acreditar que a violência infanto-juvenil seja apenas um problema de nível nacional. Ela está presente na nossa cidade também. Nós acompanhamos, no cotidiano do nosso trabalho, casos horríveis. Cabe a todos nós enfrentarmos essa realidade”, convocou.
A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Assistência Social, busca estabelecer políticas públicas contínuas de prevenção e combate à violência infanto-juvenil. No entanto, para que sejam eficazes, é preciso o envolvimento de toda a sociedade. “Esse é o tipo de crime que não é cometido nas ruas, mas sim dentro das casas. Então, temos que nos unir para levar essa campanha para dentro dos lares, fazer com que as famílias conscientizem-se e tenham coragem de denunciar os agressores. Não bastam políticas públicas se não houver o abraço de todos”, reiterou o chefe do executivo municipal.
A atual campanha conta com o apoio e colaboração de vários setores, como a Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão da Mulher Advogada, Serviço Social do Comércio (SESC), Comando Anderson de Defesa do Cidadão (Commander), Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (IAMA), Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Autarquia Municipal de Educação (AME) e Conselho Tutelar.
Programação – Além do ato público “Basta de Violência”, a II Semana Municipal de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contemplará:
- 16 de maio, às 19 horas, na OAB-Apucarana:
Mesa Redonda “Visão multiprofissional da violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes – aspectos jurídicos, garantia de direitos e questões psicossociais”.
- 17 de maio, às 19h30, no Cine Teatro Fênix:
Teatro “Escutar é diferente de ouvir”, gratuito e aberto a toda a comunidade.
O objetivo é prevenir e discutir a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes com todos os públicos.
- Durante toda a semana, nas escolas da rede municipal de ensino:
Teatro “Chapeuzinho Cor de Rosa”.
A meta é, de forma descontraída, orientar e ensinar às crianças como se defender da violência.
Fonte: www.tnonline.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Insira seu comentário. Obrigado