Os gestores ressaltaram que este será um projeto inovador e diferente em um espaço único disponível em nosso município. Um projeto democrático, alicerçado em parcerias, construído não só pelo poder público, mas por entidades que representam a qualificação da mão-de-obra, a qualidade e o avanço da tecnologia.
Vai ser ambiente fértil para apoiar aqueles que almejam gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento da cidade. O secretário da Indústria, Comércio e Agricultura de Apucarana, engenheiro civil Ivo Gilberto Martins, realizou uma apresentação detalhada da proposta do Parque Empresarial de Apucarana, no IBC 2, da Vila Nova. O investimento projetado para a viabilização é de R$2,4 milhões. “O local terá área útil de cerca de 11 mil metros quadrados e o condomínio deverá ter capacidade para abrigar até 50 empresas (em boxes individuais de cerca de 200 metros quadrados), contribuindo para o fortalecimento do associativismo e de iniciativas de desenvolvimento local já existentes, como o APL do Boné, atendendo sobretudo as empresas que hoje demandam espaço para expansão de suas atividades”, pontuou. Segundo ele, para fazerem jus a um espaço no condomínio, os interessados – entre outros quesitos – terão avaliado o plano de negócios. Entre outros equipamentos, o projeto final devem ainda contemplar o parque empresarial com um núcleo de capacitação empresarial, laboratórios, uma escola profissionalizante, a “casa do empresário”, um centro de convivência e eventos, espaço para feira de negócios, escola de formação gerencial, criação de uma fundação sem fins lucrativos, etc...
O presidente da Acia, Jaime Leonel, parabenizou a Prefeitura de Apucarana pelo resgate produtivo do local. “O IBC da Vila Nova é um espaço da época de ouro da nossa região, motivo de riquezas. Parabéns a prefeitura por este resgate histórico, pela preocupação de fazer novamente do espaço algo inovador. A gestão proposta vem ao encontro do que pensamos, onde as pessoas vão decidir o que fazer do espaço. Espero que todos os membros desta comissão, que é complexa, são muitas cabeças, possam participar de todas as reuniões e com isto introduzirem em nosso município realmente uma coisa nova”, desejou Leonel.
No ato desta sexta também foram apresentados, pelo secretário Ivo Gilberto Martins, os resultados da política municipal da indústria, do comércio e da agricultura (gestão 2009/2012).
- Definir estratégia e plano de implantação e gerenciamento do Parque.
- Planejar a estrutura física e urbanística para instalação dos empreendimentos.
- Identificar fontes de financiamento e apoio técnico e cientifico,
- Propor a denominação e a marca adequada à natureza do empreendimento.
- Propor modelo de gestão e natureza jurídica que oportunize a sustentabilidade do parque.
- Participar na adequação de políticas e regulamentos que definam o relacionamento e incentivos aos agentes envolvidos,
- Elaborar políticas e normas de atratividade, acesso, permanência e transferência de empresas e serviços a serem instalados,
- Definir política de seleção e contratação de pessoas e serviços para a entidade,
- Definir tipo dos empreendimentos e sua forma de utilização das instalações,
- Propor ações, parcerias, alianças que favoreçam o alcance dos objetivos do projeto,
- Criar instrumentos e incentivar a integração e cooperação dos agentes locais de desenvolvimento e inovação.
- Acompanhar a execução das ações previstas e propor correções,
- Subsidiar as decisões a nível legislativo e executivo municipal.
PMA – SEINCA: Ivo Gilberto Martins
Demais Membros:
PMA – Vice Prefeito: Antonio Waldemar Garcia.
PMA – SEGOV: Hermes Schneider
PMA – IDEPPLAN: Milton Pereira
PMA – SEES: Cláudio Aparecido da Silva
PMA - SEMATUR: João Batista Beltrame
PMA - SEINFRA: Herivelto Moreno
ACIA: Jaime Leonel
UTFPR: Aloysio Gomes de Souza Filho
FIEP: Maria Abigail Fortuna
SENAI: Márcia Kulka
SEBRAE: José Henrique Martin
0 comentários:
Postar um comentário
Insira seu comentário. Obrigado