Uma promoção do Ministério da Justiça e Consórcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina (Cismel), em parceria com as 10 prefeituras integrantes, tem início oficial neste próximo dia 29, em ato de lançamento a ser realizado em Arapongas – atual sede do Cismel -, as atividades do Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo). O público alvo é formado por adolescentes e jovens de 15 a 24 anos de idade. Serão atendidos 983, dos municípios de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.
Em Apucarana serão 180 jovens beneficiados, que devem iniciar efetivamente as atividades neste início de julho, logo após a inauguração das instalações do Centro da Juventude, no Jardim Diamantina, agendada para o dia 4. Serão duas turmas de 90 alunos, uma na parte da manhã e outra no período da tarde. “Este é um projeto com duração de um ano que, além de formação para a cidadania, vai oferecer mecanismos de inserção social e qualificação profissional a jovens privilegiados. Quem permanecer até o fim só vai ter a ganhar, pois quem disser que não está trabalhando porque não tem emprego está faltando com a verdade, pois o que acontece hoje é sobra de vagas pelo simples fato do mercado de trabalho estar carente de mão-de-obra qualificada. E aqui todos vão encontrar a oportunidade de concluir uma qualificação com certificação profissional”, pontuou Moisés Tavares, secretário da Juventude da Prefeitura de Apucarana, nesta sexta-feira, durante reunião preparatória com os jovens selecionados para o Protejo.
Entre o perfil dos atendidos vão estar jovens egressos do sistema prisional, expostos à violência doméstica e/ou urbana, em cumprimento de medidas sócio-educativas ou de penas alternativas, em situação de rua, vítimas de criminalidade ou com familiar nesta condição.
Durante o projeto, os jovens terão direito a lanche e uniforme (camiseta, agasalho, tênis, mochila, boné e bermuda), material didático e de higiene. A previsão é de que cada jovem receba ainda bolsa-benefício mensal no valor de R$100. Para fazer jus ao recebimento, o jovem deverá ter uma freqüência mínima nas atividades desenvolvidas mensalmente, comprovando assiduidade. O agente pagador do “Protejo” será a Caixa Econômica Federal, através do “Cartão Cidadão”.
Além do secretário da pasta, Moisés Tavares, participaram do encontro preparatório a pedagoga, psicóloga, a assistente social credenciada para ser a gestora do Protejo em Apucarana, a professora de dança e componentes da Guarda Municipal de Apucarana (GMA).
Foto: Edson Denobi
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana
0 comentários:
Postar um comentário
Insira seu comentário. Obrigado